EUA garantem ajuda a Moçambique

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

22 de março de 2019

O Governo dos Estados Unidos mobilizou 700 mil dólares para ajudar Moçambique a fazer frente às consequências da passagem do ciclone Idai pela regiao centro do país no passado dia 14.

Entretanto, a agência Reuters revelou que Washington pode também enviar militares para ajudar no resgate das pessoas, tendo a Embaixada americana em Maputo solicitado a aprovação para mobilizar equipas militares para apoiar as operações de resgate.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Charles Summers, disse à VOA que Washington não recebeu ainda qualquer apoio de ajuda militar por parte do Governo moçambicano.

A mesma fonte confirmou, por outro lado, que a Agência dos Estaods Unidos para Ajuda Internacional (USAID) "está a fazer uma avaliação da situação actual e que estamos pronto para ajudar".

Em comunicado, a USAID revelou ter mobilizado "700 mil dólares de assistência para apoiar as necessidades de emergência de água, saneamento, higiéne e abrigo em Moçambique, Zimbabwe e Malawi no seguimento das chuvas torrenciais e inundações no princípio de Março, a que se seguiu o ciclone Ida".

Na terça-feira, 19, a embaixada dos Estados Unidos. em Maputo emitiu uma nota em que expresou "as suas mais profundas condolências às famílias daqueles que perderam a vida na semana passada devido às inundações catastróficas e ao mau tempo relacionado com o Ciclone Idai. O povo dos Estados Unidos está ao lado do povo de Moçambique e o Governo dos Estados Unidos da América continua a trabalhar em estreita colaboração com o Governo da República de Moçambique e as nações e organizações parceiras para mitigar o impacto do que ainda é um desastre natural em curso".

A missão diplomática garantiu que "os Estados Unidos estão a mobilizar-se para fornecer apoio às actividades do governo Moçambicano para responder aos desastres, e estão empenhados em fornecer aos nossos parceiros Moçambicanos os recursos necessários para aliviar o sofrimento daqueles que foram afectados por estas duas calamidades".

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati