Trump convida Xi, mas ignora Putin
13 de dezembro de 2024
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump pediu para que o presidente chinês Xi Jinping fosse incluído na lista de líderes mundiais convidados para a cerimônia de posse para seu segundo mandato na Casa Branca.
Xi, no entanto, ainda não confirmou a presença.
Por outro lado, o presidente da Rússia Vladimir Putin não recebeu o convite.
A porta-voz de transição de Trump, Karoline Leavitt, não mencionou outros líderes mundiais que foram convidados. Normalmente, os embaixadores estrangeiros em Washington e outros diplomatas compareceram as transferências pacíficas quadrienais do poder presidencial dos EUA, mas não os chefes de governo. Os registros do Departamento de Estado datados de 1874 mostram que nenhum líder estrangeiro compareceu à posse presidencial dos EUA.
Leavitt disse que os convites para a cerimónia ao ar livre ao meio-dia, daqui a seis semanas, são “um exemplo de como o Presidente Trump cria um diálogo aberto com líderes de países que não são apenas nossos aliados, mas também nossos adversários e concorrentes. Ele está disposto a conversar com qualquer pessoa e sempre colocará os interesses dos Estados Unidos em primeiro lugar”.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Ken Bredemeier. Trump invites China's Xi, other world leaders to his inauguration — VOA News, 12 de dezembro de 2024
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |