Wikinotícias:Espaço de trabalho

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem-vindo ao Espaço de Trabalho

O Espaço de Trabalho é a central de criação de artigos para o Wikinotícias. Nela é possível criar novos artigos e ver aqueles que estão em fase de desenvolvimento*.

Desenvolvimento de artigos

Coloque um título aqui para começar uma nova notícia
Don't speak Portuguese?

Verifique se alguém já não escreveu uma notícia semelhante e procure seguir as nossas políticas de publicação.
Ajuda | Registre-se

Ajuda

Artigos em desenvolvimento


Artigos que precisam de ajuda

<DynamicPageList> category=Artigos que precisam de ajuda notcategory=Artigos abandonados addfirstcategorydate=true namespace=(Principal) count=200 suppresserrors=true

Artigos em processo de tradução

Os artigos abaixo em sua maioria são colaborações de participantes de edições internacionais do Wikinotícias.


Artigos que precisam ser wikificados


Artigos em disputa


Sem referências


Violação de direito autoral


Lixeira Nuvola filesystems trashcan full.png

Os artigos listados nesta secção serão removidos em breve. Se não concorda por favor entre em contato com um administrador ou exponha seus argumentos na Esplanada ou na página de discussão do artigo.



Destaques na Página Principal

Qualquer colaborador pode alterar os destaques na Página Principal. A única recomendação é não substituir destaques que estão em exibição por um período inferior a 1 (uma) hora, exceto nos casos excepcionais quando uma notícia for considerada de extrema relevância.

Destaque Principal

Portuguese Wikipedia 1 Million - candidate 4 - v1.svg

Wikipédia em português chega a um milhão de artigos

26 de junho de 2018

Em constante crescimento desde sua criação em 2001, a Wikipédia em português atingiu no dia 26 de junho de 2018 a marca de um milhão de artigos escritos, com a criação do artigo Perdão de Richard Nixon pelo usuário Érico.

O que é a Wikipédia

Totalmente escrita por voluntários espalhados pelo mundo inteiro, a Wikipédia é mantida por uma fundação sem fins lucrativos, a Wikimedia Foundation. O corpo de editores é diverso, difuso, voluntário e não tem qualquer ligação profissional com a Wikimedia Foundation, que é mantida com doações, não solicita dados pessoais e respeita rigorosamente a privacidade de leitores e editores. Isso favorece a escrita neutra, imparcial e isenta de interferência externa.

Todo o texto da Wikipédia está publicado sob as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GNU Free Documentation License (GFDL), permitindo que os colaboradores acrescentem e modifiquem o trabalho um do outro e dando a terceiros os direitos de modificar e reutilizar os verbetes da Wikipédia, desde que deem crédito aos autores e utilizem a mesma licença.

A marca de um milhão de verbetes foi ultrapassada, anteriormente, por Wikipédias em outros idiomas, como inglês, alemão, francês, russo e espanhol. A Wikipédia em português é atualmente a 15ª maior em número de artigos — existem no momento Wikipédias em 298 idiomas. A enciclopédia em inglês, a maior de todas, é composta de mais de 5,6 milhões de verbetes.
 » História completa


editar

Destaque Secundário 1

Wikipedia-logo-v2.svg

Wikipedia Itália bloqueada: não à diretiva da UE sobre direitos de autor

4 de julho de 2018

Nenhum acesso à Wikipédia em italiano em 3 de julho. A comunidade italiana decidiu bloquear pequisas suas páginas como protesto contra a diretiva de direitos autorais em questão no Parlamento Europeu que, de acordo com a mais famosa enciclopédia da Internet, "ameaça a liberdade online e cria barreiras ao acesso à Internet".

O usuário ao tentar fazer qualquer pesquisa, lhe aparecera uma nota explicando o protesto [1]. Os deputados são convidados a "rejeitar o texto atual e reabrir o debate". Com efeito, em 5 de Julho, o Parlamento Europeu será chamado a decidir em plenário se deve ou não acelerar a aprovação da directiva. Segundo a Wikipedia, "em vez de atualizar as leis de direitos autorais na Europa para promover a participação de todos na sociedade da informação, novas barreiras, filtros e restrições são impostas".

Se a legislação for aprovada pelo Parlamento Europeu, as empresas que dão acesso a uma grande quantidade de dados gerados pelo usuário, como a Wikipedia, devem tomar medidas para verificar todo o conteúdo enviado pelos usuários antes da publicação. "Se a proposta fosse aprovada, seria impossível compartilhar um artigo de jornal nas redes sociais ou encontrá-lo em um mecanismo de busca, a própria Wikipedia se arriscaria a fechar", diz a página da Wikipédia em italiano.

Esta em discussão na Wikipédia em português se deve haver algum tipo de protesto [2].
» História completa | [[|» ]]

editar


Destaque Secundário 2

Flag of Belgium (civil).svg

Bélgica vira no último lance e tira o Japão do caminho do Brasil

2 de julho de 2018

A Bélgica venceu o Japão por 3 a 2 no último lance do jogo e vai enfrentar o Brasil sexta-feira (6) nas quartas-de-final da Copa do Mundo da Rússia. A vitória veio em uma partida de recuperação na segunda metade do segundo tempo. Os japoneses fizeram 2 a 0 e impuseram muita velocidade contra a lenta defesa dos belgas.

A equipe europeia jogou mal, mas lances de qualidade de Hazard, Chadli e Fellaini contribuíram para a vitória. Durante todo o primeiro tempo, os belgas jogaram como se tivessem certeza de que o gol sairia naturalmente. Não saiu. Enquanto isso, o Japão, mais ligado no jogo, surpreendeu e, por pouco, não avançou na Copa. A Bélgica enfrentará o Brasil na próxima sexta-feira (6), às 15h.
 » História completa



editar

Destaque Secundário 3

Flag of Colombia.svg

No último jogo das oitavas, Inglaterra elimina Colômbia nos pênaltis

3 de julho de 2018

A classificação inglesa, que parecia tranquila até o final do segundo tempo, foi dramática. Depois de controlar o jogo durante os 90 minutos, levou um gol de empate nos acréscimos e só se garantiu nas quartas-de-final nos pênaltis. A classificação inglesa encerra a fase de oitavas-de-final da Copa do Mundo. Com a vitória, a Inglaterra enfrenta a Suécia na próxima fase.

A Colômbia fez um jogo nervoso durante o tempo normal e melhorou na prorrogação. Mas dependia muito de Falcão Garcia e Cuadrado, seus principais nomes ofensivos, para se manter na competição. Mas eles não estavam em um dia inspirado. James Rodríguez, o craque do time e responsável pela armação de jogadas, sequer foi para o banco de reservas, devido a uma lesão.

Os colombianos ainda tiveram sobrevida na partida com o gol do zagueiro Mina. Com seus gols, ele já vinha salvando o time na Copa desde a fase de grupos. Mas dessa vez não foi o suficiente. O placar de 1 a 1 levou o jogo para os pênaltis. Uribe e Bacca perderam suas cobranças, enquanto Henderson errou pela Inglaterra.

O jogo

Foi um primeiro tempo de um time só. A Inglaterra passou a maior parte dos primeiros 45 minutos no campo da Colômbia. Mais eficiente no ataque, os ingleses chegavam bem pelos lados, com Trippier apoiando de um lado e Young de outro. Além disso, o centroavante Harry Kane saiu da área e buscou o jogo, dando trabalho para a defesa na intermediária do ataque.

A melhor chance do English Team foi aos 15 minutos, Trippier cruzou pela direita. A bola passou pelo goleiro e chegou em Kane. O centroavante se esticou para cabecear a bola que já saía do outro lado e quase marcou. O primeiro chute da Colômbia em direção ao gol foi só aos 46 minutos, com Quintero. Ainda assim, não ofereceu dificuldades para Pickford.

A Colômbia teve muitas dificuldades para ligar contra-ataques na primeira etapa. A principal válvula de escape do time sul-americano, Cuadrado, estava preso na boa marcação do adversário e pouco fez. Assim como o centroavante Falcão Garcia. O primeiro tempo ainda mostrou duas equipes muito nervosas, protagonizando pequenas confusões entre os jogadores. Uma dessas confusões rendeu cartão amarelo para o colombiano Barrios por uma cabeçada em Henderson.
» História completa | [[|» ]]

editar

Destaque imagem

Brigadeiros

Créditos: Dianakc
Brigadeiros
 » História completa » Arquivo

editar