Mais inundações no centro e mau tempo no sul de Moçambique

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

20 de março de 2019

Más notícias para Moçambique. Vem aí mais cheias, dizem especialistas.

Por força dos efeitos do ciclone Idai, as bacias hidrográficas dos rios Púnguè e Búzi vão aumentar os seus caudais e as províncias de Manica e Sofala serão novamente afectadas.

Por outro lado, a barragem de Cahora Bassa vai ter que abrir comportas e as autoridades já avisaram que as cheias, em muitos distritos de Sofala, Zambézia e Tete, serão inevitáveis.

As autoridades dizem que as registadas nas bacias do Púnguè e Búzi são as piores cheias de que se tem memória no país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) diz que bom tempo, na zona centro de Moçambique, apenas a partir do próximo fim-de-semana. Mas o mesmo já não se poderá dizer da zona norte do país. A previsão é de muita chuva.

Mussa Mustáfa, director-geral adjunto do INAM, diz também que há um aviso de mau tempo para a região sul de Moçambique.

A partir do final do dia de amanhã, 21, para Maputo e outras províncias do sul do país, onde neste momento a vaga de calor chega a atingir os 41 graus, prevê-se a ocorrência de chuvas fortes, ventos com rajadas e trovoadas severas.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati