Moçambique decreta alerta vermelho para o centro do país
12 de março de 2019
O Conselho Técnico de Gestão de Calamidades decretou, na noite de ontem (segunda-feira, 11) alerta vermelho para a zona centro do país, devido ao efeito das chuvas que continuam a matar e a desalojar populações, com incidência nas províncias de Tete e Zambézia.
O alerta máximo é ainda motivado pela aproximação do ciclone Tropical Idai, que, segundo previsões, deverá atingir a zona continental das províncias do centro, nos próximos três dias.
A ministra do Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, disse que a medida impõe o início da mobilização de meios e salvamento de pessoas e a retirada compulsiva daquelas que estão em zonas de risco.
No início desta noite, o Conselho Técnico de Gestão de Calamidades reuniu com os parceiros de cooperação, nomeadamente, agências das Nações Unidas e União Europeia para solicitar apoio para as acções de emergência.
Não foram divulgados os valores necessários, mas Namashulua disse que houve boa resposta dos parceiros, pelo menos em termos de promessas.
Refira-se que pelo menos 18 pessoas perderam a vida em uma semana de chuvas intensas que levaram ao transbordo de rios que inundaram algumas vilas nas províncias de Tete e Zambézia.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
William Mapote. Moçambique decreta alerta vermelho para o centro do país— Voz da América, 11 de março de 2019
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|