Moçambique decreta alerta vermelho para o centro do país

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

12 de março de 2019

O Conselho Técnico de Gestão de Calamidades decretou, na noite de ontem (segunda-feira, 11) alerta vermelho para a zona centro do país, devido ao efeito das chuvas que continuam a matar e a desalojar populações, com incidência nas províncias de Tete e Zambézia.

O alerta máximo é ainda motivado pela aproximação do ciclone Tropical Idai, que, segundo previsões, deverá atingir a zona continental das províncias do centro, nos próximos três dias.

A ministra do Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, disse que a medida impõe o início da mobilização de meios e salvamento de pessoas e a retirada compulsiva daquelas que estão em zonas de risco.

No início desta noite, o Conselho Técnico de Gestão de Calamidades reuniu com os parceiros de cooperação, nomeadamente, agências das Nações Unidas e União Europeia para solicitar apoio para as acções de emergência.

Não foram divulgados os valores necessários, mas Namashulua disse que houve boa resposta dos parceiros, pelo menos em termos de promessas.

Refira-se que pelo menos 18 pessoas perderam a vida em uma semana de chuvas intensas que levaram ao transbordo de rios que inundaram algumas vilas nas províncias de Tete e Zambézia.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati