Ajuda:Tutorial/Escrever uma notícia

Fonte: Wikinotícias

Criar uma notícia

Este é um guia para começar a escrever a sua primeira notícia. Explicará o que deve e não deve ser feito. Siga o passo a passo.
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Orientações gerais

  • escolha um tema atual e relevante
  • use fontes reconhecidas (portais G1, BBC, sites governamentais ou de organizações conhecidas, como a ONU, por exemplo)
  • copie conteúdo de fontes livres (verifique sempre os direitos autorais válidos no momento)
  • siga a estrutura de escrita da Wikinotícias (veja em Busque fontes, abaixo)
  • escreva uma notícia que tenha, no mínimo, quatro linhas
  • não use a Wikinotícias para promoção pessoal ou de produtos/serviços (atenção para a relevância)

Escolha um tema atual

Diferente de artigos da Wikipédia, no Wikinotícias todas as novas publicações devem ser sobre temas atuais. Leia Ajuda:Guia de Conteúdo para mais explicações. O Wikinotícias também pode ter diversas páginas relacionadas ao mesmo acontecimento, desde que apresente novas atualizações, novos dados e desdobramentos.

Antes de tudo, as páginas do Wikinotícias apresentam a data que foram publicadas. Para fazer isso comece a página com {{data|26 de fevereiro de 2024}}

O Wikinotícias aceita todos os temas, como meio ambiente, saúde, justiça, música, sobre um país, etc. Um exemplo é Coreia do Norte inicia conflito com Coreia do Sul. Neste exemplo o tema principal é a Coreia do Norte.

Para informar aos outros leitores que esta notícia é sobre a Coreia do Norte adicione {{Infotabela Coreia do Norte}}. Se a notícia for sobre o Brasil adicione {{Infotabela Brasil}}, este mesmo padrão se repete para todos os países: {{Infotabela Nome do país}}

Para outros assuntos não precisa escrever "Infotabela", exemplos: {{meio ambiente}}, {{saúde}}, {{justiça}}. Você pode ver todas aqui.

Busque fontes

Busque fontes que confirmem a informação. Escolha sites conhecidos e confiáveis - não use um blog, por exemplo, que pode ser criado por qualquer pessoa. Algumas fontes permitem a cópia do conteúdo livremente (fontes livres), no entanto, verifique sempre, ao usá-las, se o copyright não mudou.

Deve estar assim:
{{data|26 de fevereiro de 2024}}
{{Infotabela País}}
Texto da notícia
{{Opine}}
==Fontes==
{{Mídias sociais}}

Atenção!

Atenção: não copie o texto do outro site para o Wikinotícias ( a não ser que sejam fontes livres). Escreva a notícia com suas palavras! Cópias são facilmente identificadas e apagadas por causa dos direitos autorais. Para mais informações, leia Direitos de autor.

As notícias também devem ser imparciais, isso significa que o Wikinotícias não apoia o lado A ou lado B. Não crie páginas para divulgar o seu trabalho ou empresa, pois a Wikinotícias não é sobre divulgação pessoal. Leia o Princípio da imparcialidade.

Por último: uma página deve ter no mínimo quatro linhas, segundo decisão da comunidade. Também é recomendado a leitura do nosso Código de Ética.

Criar a página

O jeito mais adequado de criar uma página para sua notícia é acessando o Espaço de Trabalho. Lá, você também pode navegar entre notícias com problemas e em destaque.

Quando acabar, clique no botão "Antever resultado" para verificar se a página aparece corretamente. Note que é apenas uma previsão e a informação ainda não está salva, o que permite corrigir ou acrescentar mais informação na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão para mostrar previsão quantas vezes forem necessárias.

Possíveis erros

  • Erros são comuns, após publicar a notícia leia o texto novamente. Você pode realizar mudanças na página até sete dias, após ela é protegida.
  • Criei uma página com o título errado. Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "a%C3úcar"), clique em "Mais" e "Mover". Reescreva o título e clique no botão azul.
  • Criei uma página e, ao fazer uma pesquisa, ele não aparece. O motor de busca utiliza uma base de dados que é atualizada regularmente, mas não em tempo real (por questões de desempenho dos servidores). Por essa razão, pode demorar algum tempo a aparecer nas pesquisas.
  • Se tiver outras dúvidas, tire-as aqui.