Ajuda:Guia de Conteúdo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Isto é uma política proposta. Pode optar por segui-la. Se esta tiver um seguimento generalizado e um apoio generalizado da comunidade, pode tornar-se uma política real. Por favor comente na página de discussão quaisquer alterações que gostaria de fazer.

Center
Políticas
Política de bloqueio
Política de criação de notícias
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos bots
Política dos estatutos
Pedidos à usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de criação de notícias
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

Notícias[editar]

O Wikinotícias serve para escrever notícias, como aquelas que são vistas nos jornais e telejornais.

Ao contrário da Wikipédia, as histórias do Wikinotícias narram eventos no momento em que eles ocorrem. Certifique-se de que suas notícias sejam recentes e a história seja no máximo de uma semana com fontes nos últimos 2-3 dias. Os fatos não deixam de ser fatos, mas as notícias deixam de ser novidades.

Caso haja alguma modificação num evento, o artigo que originalmente o descreveu não deve ser alterado. Ao invés disso, deve ser escrito um novo artigo para relatar as alterações. Um apontador ("Notícia Relacionada") é criado para ligar o novo artigo ao antigo.

Deve-se modificar um artigo apenas para adequá-lo ao Guia de estilo.

Se um determinado tema for muito importante, ou se ele costuma aparecer freqüentemente nas notícias, uma página "Em profundidade" deve ser criada. Todos os artigos que abordam o tema devem ter um apontador para essa página. Opcionalmente pode ser usado um artigo da Wikipédia.

Antes de começar a escrever, é aconselhável a familiarização com o Wikinotícias através da leitura de O que o Wikinews não é.

O que é uma notícia?[editar]

  • Notícias são relevantes, ou seja, do interesse de um grande número de pessoas.
  • Notícias se concentram num único evento.
  • Notícias são fatos.
  • Todas as informações que aparecerem no artigo devem ser atribuídas a fontes qualificadas. Uma fonte de notícias qualificada é uma organização ou pessoa cujo relato é levado a sério pelo público em geral, ou é o parecer de um especialista numa área de conhecimento.
  • Escrever a opinião de outras pessoas também é um fato, desde que essas pessoas sejam fontes qualificadas.
  • As fontes mais importantes e relevantes devem ser escolhidas. Por exemplo: a opinião de um comissário de polícia é preferível à opinião de um guarda.
  • Comentários de fontes ordinárias podem ser úteis e é permitido usá-los desde que dentro do contexto daquilo que é relatado pelas fontes importantes.

Quais são os tipos de notícia?[editar]

Nem todas as histórias são escritas da mesma forma. Isto acontece porque há diferentes tipos de notícia. Um artigo do Wikinews pode ser:

  • resenha: um ou dois parágrafos que descrevem de forma breve os principais fatos de um evento, tendo em seguida a relação das fontes da notícia. Geralmente várias notícias deste tipo costumam ser reunidas numa única página, para cada dia da semana. Exemplo:en:News Briefs: January 9, 2005.
  • reportagem: ou reportagem original é um artigo inédito que apresenta uma história ainda não contada por outras mídias ou organizações noticiosas. Baseia-se em fontes confiáveis e facilmente verificáveis. Este tipo de notícia geralmente contém mais fontes URL listadas do que os outros tipos. Exemplo: DirecTV tunes out Trio, network in limbo
  • reportagem especial: é uma reportagem importante, em detalhes, sobre algum tema em particular.

Várias reportagens pequenas podem ser reunidas para formar uma reportagem especial.

Formas de notícia que ainda não são aceitas pelo Wikinews[editar]

  • Editorial/Coluna de opinião: por enquanto este tipo de notícia não é aceito porque pode violar as regras de ponto de vista neutro que são obrigatórias no Wikinews.

Pesquisa tua história[editar]

Usa alguma das fontes de notícia listadas em Wikinotícias:Recursos e procura por informação de fundo com ferramentas de busca como o Google, o Yahoo e AltaVista, por exemplo. Anota os endereços das páginas web que usar, tu precisarás deles mais tarde quando citar tuas referências.

Caso tu queiras obter algum material que não foi publicado em lugar nenhum, ou redigir uma história em primeira mão, por favor consulta o guia sobre reportagens originais.

Cita as referências[editar]

É da exterma importância que nós especifiquemos todas as referências ou fontes para todas as declarações da história. Essas referências podem ser outras mídias, com boa reputação e disponíveis ou não na internet, ou reportagens originais.

Reportagem original[editar]

O Wikinotícias permite a existência de reportagens originais desde que elas sejam atribuídas a fontes que podem ser identificadas. Por enquanto, a reportagem anônima não é permitida. Por favor consulta Wikinotícias:Reportagens originais para saber mais.

Ver também[editar]