Wikinotícias:Ligações externas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Ligações externas

OOjs UI icon external-link-ltr-progressive.svg

são uma breve lista de endereços (links) de páginas (websites, URL) que não fazem parte do Wikinotícias e postos no fim de cada página. A função primordial das ligações externas é oferecer acesso a páginas que aprofundam o assunto tratado na notícia, mas não constituem seu conteúdo.

As indicações seguintes explicam como inserir uma ligação externa. Se após ter lido ainda restarem dúvidas, use a página de discussão.

O Wikinotícias não é um repositório de ligações e não é um veículo de promoção, ou seja, todos os links publicitários são proibidos e serão imediatamente removidos. A insistência na inserção de ligações promocionais será tratada como vandalismo e poderá levar a procedimentos que previnam a recorrência dessas ligações externas (ver seção #Como são resolvidos os abusos).

Como incluir uma ligação externa

As ligações externas devem ser inseridas na parte final da notícia, preferencialmente antes das categorias. Da seguinte forma:

==Ligações externas==
*[http://www.exemplo.com/ Página de exemplo]
*[http://www.exemplo.com/ Página de exemplo]

Os endereços são inseridos numa lista com o auxílio do asterisco. A URL deve ser indicada por inteiro e dentro de colchetes.

Quais páginas linkar?

Proibidas

Traffic lights dark red.svg
  1. Páginas com conteúdo ilegal não são admitidas como ligação externa;
  2. Páginas comerciais — o Wikinotícias é feito para informar e não para promover produtos ou pessoas.
    São proibidas ligações para páginas predominantemente comerciais (por ex. agências de turismo, locação de imóveis, vendas online etc.)
    Exceto as páginas oficiais de empresas que são o próprio tema da notícia;
  3. Páginas de acesso sob pagamento — sítios que exigem um pagamento para liberar o acesso ao seu conteúdo;
  4. Redes sociais e fóruns — ligações a redes de socialização (como Facebook, MySpace, etc.);
  5. O teu website — se é relevante e informativo, menciona-o na página de discussão e aguarde que alguém o insira na página;
  6. Spam — ligações que visam a promoção de um produto, uma marca ou ideologia. Pessoas que realizam spam podem ser impedidas de editar no Wikinotícias.

Desaconselhadas

Traffic lights dark yellow.svg

São ligações que devem ser analisados antes de ser inseridos:

  1. Página com muita publicidade — se podes escolher, prefere sempre páginas com menos propaganda;
  2. Páginas pessoais/blogs — são permitidas apenas quando são a página oficial da instituição/personalidade tema da notícia. Páginas com conteúdo pessoal e que têm pouca ou nenhuma relação com o tema da notícia são terminantemente proibidas.
    É permitido, por sua vez, inserir blogs ou páginas pessoais de relevância e qualidade reconhecidas.
Antes de inserir blogs e páginas pessoais, o editor deve abrir um tópico na página de discussão da notícia e explicar os motivos que fazem do link importante a ponto de estar nas ligações externas. Caso não seja explicado, o link será removido.

Aprovadas e aconselhadas

Traffic lights dark green.svg
  1. Páginas oficiais — notícias sobre instituições, pessoas, peças musicais, websites podem, sempre que possível, conter uma ligação para sua página oficial.
  2. Fontes utilizadas — páginas usadas ou citadas como fonte de referência e verificabilidade de algo exposto na notícia.
  3. Pontos de vista — no caso de notícias que exponham pontos de vista conflitantes sobre um tema, pode ser indicado um link para cada um deles.
    O número de ligações dedicadas a um determinado ponto de vista não deve ser maior do que a outros.
  4. Material de qualidade — páginas da internet que contenham material de natureza neutra e precisa.

A evitar sempre que possível

  1. Muitos links — o número de ligações externas deve ser proporcional ao tamanho da notícia e deve ser, de qualquer forma, razoável.
    O Wikinotícias não é uma lista ou repositório de ligações a outros websites. As ligações só são inseridas na parte final da página se servem para aprofundar o tema abordado, não sendo feitas para substituir a notícia!
  2. Páginas genéricas — se um website é inserido nas ligações externas, pois adiciona informações importantes e específicas, isso é aceitável. Todavia, se tal website contém informações genéricas sem relação direta a notícia em questão, ele não deve ser inserido;
  3. Não destacar um link — nas páginas em que já possuem ligações externas, deve-se evitar adicionar uma nova página "acima" das outras, exceto quando se trate de um endereço oficial;
  4. Ligações externas dentro do texto — deve ser evitado, sempre que possível, linkar palavras no meio do texto de um artigo para páginas externas.
    Prefira sempre usar os interlinks (ou ligações internas). Usar ligações externas dentro de um texto para dar aparência de uma "boa notícia" é algo a ser coibido por todos os editores.

Como advertir violações

Caso seja verificado que determinado editor (regist(r)ado ou não) está inserindo um link de forma repetitiva, este deve ser avisado em sua página de discussão, solicitando-se que pare. Pode ser usado o aviso {{aviso-propaganda}} caso o comportamento seja tipificado como tentativa de divulgação ou promoção, seja de produtos, ideias (religiosas, filosóficas etc.) ou pessoas.

Caso o editor ignore o aviso, serão acionadas as mesmas ferramentas utilizadas contra vândalos, como o bloqueio proporcional à infração.

Páginas em outras línguas

Estando no Wikinotícias em português, os leitores esperam naturalmente encontrar links em português. Caso sejam inseridas ligações externas para páginas em línguas estrangeiras, é recomendável utilizar a predefinição {{link}}. Exemplo:

==Ligações externas==
* {{link|en|www.microsoft.com/|Página oficial}}
* {{link|de|www.microsoft.de/|Página oficial}}

Isso resulta em:

Ligações externas

Nota: ligações a páginas externas em português não necessitam ser especificadas.

Como são resolvidos os abusos

Existem várias técnicas para prevenir abusos recorrentes de ligações externas. Seguem-se alguns procedimentos por ordem de gravidade.

  1. O usuário com conta ou anónimo pode ser bloqueado por algum tempo. Se for um usuário com conta, e se depois de avisado continuar a inserir as ligações, este pode ser bloqueado indefinidamente;
  2. As páginas em questão podem ser semiprotegidas por algum tempo de forma a que apenas os usuários com conta no Wikinotícias possam editá-las. Em último caso as páginas podem ser protegidas de forma a que apenas os administradores as possam editar;
  3. As ligações externas podem ser incluídas na lista negra de vários programas de monitorização de edições, de forma a que essas edições sejam destacadas das restantes;
  4. Em casos extremos de abuso, as ligações externas são adicionadas à lista negra presente em Spam-blacklist ou em meta:Spam_blacklist (se for em vários projetos da Fundação Wikimedia) impedido qualquer tipo de usuário (IP anónimo, com conta e até mesmo administradores) adicionar essas ligações externas.
    No caso dessas ligações estarem presentes em artigos (antes de serem incluídas na lista negra de spam) ao editar e tentar salvar/gravar esses artigos, surge uma mensagem de erro indicando que a página contém ligações externas presentes na lista negra, impossibilitando a edição enquanto as ligações estiverem presentes.

Como pesquisar ligações externas

Mesmo que um usuário utilize vários IPs para adicionar a mesma ligação externa a várias páginas, esta pode ser pesquisável através da ferramenta Linksearch, que apresenta uma lista com todas as páginas do Wikinotícias onde aparece essa ligação externa. Dependendo do tipo de ligação externa, caso a pesquisa apresente muitos resultados, pode ser um indicador de abuso (spam).

Ver também