Saltar para o conteúdo

Wikinotícias:Redação

Fonte: Wikinotícias
Bem-vindo à Redação do Wikinotícias!

Esse espaço é destinado a discutir as questões técnicas, políticas e operações do Wikinotícias. Ele é divido em três seções; verifique qual é mais apropriada e assine sua mensagem digitando ~~~~ ou clicando no ícone de assinatura na barra de ferramentas de edição.

  • Se tiver pouca experiência e quiser tirar alguma dúvida sobre edição, veja o café dos novatos ou para perguntas gerais sobre o Wikinotícias, veja o fale conosco.
  • Para apresentar novas ideias e mudanças nas políticas, veja propostas.
  • Para fazer comentários ou anúncios sobre o projeto ou para pedir assistência sobre assuntos não cobertos em outros lugares, veja geral.
  • Para discutir sobre uma notícia, prefira usar a página de discussão dessa notícia.
Discussão Iniciar novo tópico Arquivo

Welcome to the water cooler! Some important information for you, before you start a topic here: If you have little experience and want to take any questions about editing, see beginners coffee or for general questions about Wikinews, see contact us; To discuss a news, prefer to use the talk page for this news; Sign at the end of your message.

Global ban for PlanespotterA320/RespectCE[editar código-fonte]

Per the Global bans policy, I'm informing the project of this request for comment: m:Requests for comment/Global ban for PlanespotterA320 (2) about banning a member from your community. Thank you.--Lemonaka (talk) 21:40, 6 February 2023 (UTC)

Atualização dos gadgets![editar código-fonte]

Olá @DARIO SEVERI:, @Marcia Bia:, @Eta Carinae: e demais usuários(a) do Wikinotícias. Hoje ocorreram algumas mudanças nos gadgets. Verifique abaixo:

  • Agora é possível criar tabelas com alternância de conteúdo com MediaWiki:Gadget-Tabs. O código cria algumas classes que permitem grande personalização do estilo da tabela.

    Exemplo simples (usando tab-button para os botões e tab-content para o conteúdo):
Opção 1
Opção 2
Conteúdo 1
Conteúdo 2
<div class="tab-button">Opção 1</div>
<div class="tab-button">Opção 2</div>
<div class="tab-content">Conteúdo 1</div>
<div class="tab-content">Conteúdo 2</div>

A classe tab-active pode ser usada para exibir um dos conteúdos antes de um botão ser clicado.
A classe hide-button pode ser usada para permitir que os usuários ocultem um botão (deve ser usada dentro de tab-button).
A classe show-all-button exibe novamente todos os botões ocultados.
As classes do MediaWiki, como presentes em {{botão clicável}}, podem ser usadas. O Wikinotícias em inglês tem um código parecido, usado em en:Template:Howdy/content, disponível apenas para desktop.

  • Atualização de pop-up. Anteriormente, usávamos um código da Wikipédia em inglês que criava um pop-up para o conteúdo do próprio projeto. No entanto, isso não é tão útil quanto em uma enciclopédia ou dicionário. Baseado em um gadget do Wikinotícias em inglês, que retorna uma definição do Wiktionary, esse novo código retorna informações da Wikipédia. Diversos links do Wikinotícias levam para Wikipédia e pode ser útil. Você pode testá-lo ativando o gadget nas suas preferências e clicando nesse link: Wikipédia. Ele ainda não foi totalmente implementado.
  • Categorias vigiadas (ou "Temas vigiados"): Esse novo recurso permite que os usuários escolham e verifique as últimas notícias dos seus temas preferidos. O nome foi baseado no "Páginas vigiadas", que não é utilizado com frequência no Wikinotícias, pois segundo nossa política de proteção as notícias devem ser protegidas após uma semana. Ele ainda está em fase de testes e pode receber comentários/sugestões.

Edu!disc 02h01min de 5 de maio de 2023 (UTC)[responder]

@Edu!, muito bom. Como a gente pode ativar esse Gadget? Eta Carinae (discussão) 10h51min de 5 de maio de 2023 (UTC)[responder]
Olá @Eta Carinae! Pode ativá-lo em Especial:Preferências#mw-prefsection-gadgets (desculpe a demora, retornei hoje ao Wikinotícias). Edu!disc 17h50min de 10 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Spam/promoção[editar código-fonte]

Revisando as contribuições do usuário, é fácil identificar que houve uma tentativa de promover o nome Bendev Júnior, que carece de notoriedade para tal. Marcia Bia (discussão) 14h43min de 18 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Feito Edu!disc 19h59min de 18 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Pedido de banimento global de Leonardo José Raimundo

Olá a todos. Venho por meio desta informá-los de que abri um pedido de banimento global em desfavor de Leonardo José Raimundo, conforme a política de banimento global. Conto com a participação da comunidade, caso tenham interesse. Cordialmente, Elton (talk) 23h41min de 24 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Lançamento da Lista de desejos tecnológicos da lusofonia

Olá, pessoal!

Está sendo lançada hoje a Lista de desejos tecnológicos da lusofonia, uma consulta que busca entender quais são as inovações tecnológicas e quais são as ferramentas e plataformas que poderiam ser modificadas para melhorar a experiência de quem lê, edita e pesquisa os projetos Wikimedia em português. A lista é o primeiro passo em um processo a médio e longo prazo de inovação nos projetos Wikimedia e melhoria da experiência dos(as) usuários(as). A ideia é que problemas técnicos do cotidiano e inovações tecnológicas, independente do tamanho ou complexidade, sejam enviados e discutidos entre 5 e 25 de junho para depois serem votados e priorizados. Todas as sugestões e propostas são bem-vindas! A lista é um projeto colaborativo organizado pelo Wiki Movimento Brasil e pela Wikimedia Portugal, com apoio de outros grupos da lusofonia.

Teremos uma transmissão às 18h (horário de Brasília) para explicar melhor o projeto, clique aqui para assistir.


Participe!


Abraços, EPorto (WMB) (discussão) 19h33min de 5 de junho de 2023 (UTC)[responder]

Gráficos quebrados

Olá @DARIO SEVERI:, @Marcia Bia:, @Eta Carinae: e demais usuários(a) do Wikinotícias.

Em abril desse ano os gráficos de todos os projetos foram quebrados por questões na segurança da extensão Graph (tarefa: phabricator:T334940). A extensão usava uma versão desatualizada para disponibilizar a tag <graph> em Predefinição:Gráfico. Recentemente um teste foi realizado no MediaWiki e eu até atualizei o Módulo:Graph, pensando que retornaria ao normal. No entanto, a equipe anunciou que sua atualização também trouxe vários problemas de segurança, além de quebrar alguns gráficos. Já era esperado que isso demorasse para ser corrigido, mas deve demorar muito mais.

Alguns projetos-irmãos possuem predefinições alternativas que usam código-wiki e CSS para criar gráficos. Eu realizei alguns testes no Wikinotícias, mas definitivamente não é a melhor saída: causa um código muitooo longo e limitações. Por exemplo, Predefinição:Gráfico circular na Wikipédia tem poucas opções e no nosso caso eu queria uma única predefinição para gerar diferentes tipos de gráficos, o que causaría algo gigante. A solução foi usar Lua com CSS, permitindo que os usuários defina infinitos números.

O módulo testado (Módulo:Graph/Testes)[1] usa exatamente os mesmos parâmetros usados anteriormente. Então |width= (tamanho), |height= (altura), |y= e |colors= (cores) estão disponíveis em todos. Essa versão também permite traduções. Em todas as versões, |width= e |height= não aceitam "px". A predefinição vai remover isso automaticamente. |colors= permite qualquer estilo (#3366cc ou blue, por exemplo). #36c vai ser a cor usada como padrão, baseada no Design da Wikimedia.

Veja alguns exemplos abaixo.

Gráfico do |type= (tipo) "area": Erro Lua em Módulo:Graph_2 na linha 50: bad argument #1 to 'max' (number expected, got no value). Um gráfico de área com as páginas criadas no Wikinotícias até 2022, usando os valores y=0,1205,3339,4712,9917,13877,20014,22111,24504,25828,27182,31780,34288,37244,40704,43226,47184,56826,61842 e |colors= #36c. Essa função do módulo cria uma tabela usando HTML (<table>) e altera o polígono desenhado conforme os valores de "y". Ele inclue |opacity=, que pode ser útil para mais de um |y=

Gráficos do tipo "pie" (circular):

Da esquerda para direita:

  • y=25,50,25|colors=#2a4d69,#4b86b4,#adcbe3
  • y=100,400,200,300|colors=#454545,#FF6000,#FFA559,#FFE6C7
  • y=1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1|colors=#777,#666,#555,#444,#333,#222,#111,#aaa,#bbb,#ccc,#ddd,#eee

Essa função cria um círculo usando <div> e definindo quanto equivale os números em 360º. Você têm que definir uma cor para cada valor, se não ele não aparecerá (cores padrões podem ser sugeridas).

Gráfico do tipo "rect" (coluna):

1000
250
750
500
400
800

Também usa <div> para criar as colunas. No exemplo: |y=1000,250,750,500,400,800|colors=#36c.

Gráfico do tipo "line" (linha): Os gráficos do tipo linha não são criados pelo módulo. A única alternativa no momento é sobressair o gráfico, mas usando um "background" branco. Exemplo abaixo:

61842
30921
0

Essa é exatamente o mesmo gráfico anterior, apresentado no "rect". O do fundo possui |colors= com #36c e o de cima possui #fff (branco).

Questões extras: |x=, |legend=, |fontsize= e |fontcolor= podem ser adicionados na predefinição, só não estão incluídos diretamente no módulo. Estou dizendo isso porque esse não é o visual final, apenas o produzido pelo módulo. A predefinição pode incluir muitas outras personalizações e vocês podem sugerir.

Estou propondo substituir o módulo atual por essa nova versão e remover a extensão, pelo menos até todo o problema ser resolvido. Como disse anteriormente, outros projetos usam predefinições alternativas para criar gráficos e estou propondo uma para o Wikinotícias. Edu!disc 21h07min de 5 de junho de 2023 (UTC)[responder]

  1. Alteração posterior: Movido para Módulo:Graph 2

Comentários[editar código-fonte]

̆ Concordo com a proposta sugerida de substituir o módulo atual pela nova versão removevendo a extensão. Se o problema for resolvido posteriormente volta-se para a anterior versão se for conveniente. DARIO SEVERI (discussão) 21h56min de 6 de junho de 2023 (UTC)[responder]

Só anunciando que vou implementar isso em breve. Testei um gráfico com linha e deu certo, então teremos todos os gráficos. Obrigado pela participação
@DARIO SEVERI! Edu!disc 11h42min de 13 de junho de 2023 (UTC)[responder]
Uma nota: Foi aplicada a mudança hoje. O principal erro observado foi na criação da legenda. O módulo deve fazer isso, como está tarde foi verificar isso com calma amanhã, nos testes estava funcionando bem. Edu!disc 02h46min de 16 de junho de 2023 (UTC)[responder]

Vote na Lista de desejos tecnológicos da lusofonia!

Vote até 23 de julho!

Olá, pessoal!

Está aberta de 3 a 23 de julho a votação na Lista de desejos tecnológicos da lusofonia das propostas submetidas. Esta pesquisa busca entender quais são as inovações tecnológicas e quais são as ferramentas e plataformas que poderiam ser modificadas para melhorar a experiência de quem lê, edita e pesquisa os projetos Wikimedia em português.

A ideia é ler as propostas e votar para classificá-las entre prioritárias, importantes, neutras e não prioritárias.


Veja a lista de propostas e vote clicando aqui! EPorto (WMB) (discussão) 19h33min de 6 de julho de 2023 (UTC)[responder]

Resultados da Lista de desejos tecnológicos da Lusofonia

Confira os resultados!

Olá, pessoal!

Passando aqui para divulgar para todas e todos os resultados da votação nas propostas tecnológicas submetidas à Lista de desejos tecnológicos da lusofonia. Esta pesquisa buscou entender quais são as inovações tecnológicas e quais são as ferramentas e plataformas que deveriam ser modificadas para melhorar a experiência de quem lê, edita e pesquisa os projetos Wikimedia em português.

Agora o próximo passo é resolver as questões e inovações apontadas nas propostas. Convidamos a todas as pessoas que gostariam de contribuir com tecnologia no movimento wikimedia lusófono a ler as propostas e identificar quais as que mais podem contribuir. Entre em contato, caso tenha alguma dúvida ou precise de algum apoio para atuar na Lista.


Veja a lista de propostas! --EPorto (WMB) (discussão) 18h30min de 31 de julho de 2023 (UTC) [responder]

Pedido de CentralNotice para a WikiCon Portugal

Bom ano a todos! A Wikimedia Portugal irá realizar uma conferência para Wikimedistas em Abril na cidade de Évora, e vai abrir bolsas de participação para os interessados. Para divulgar essa possibilidade, gostaríamos de usar o CentralNotice com um banner, e para tal abrimos a discussão em meta:CentralNotice/Request/WikiCon Portugal 2024 que ficaria visível para usuários registados de 15 a 28 de janeiro. Podem dar a vossa opinião no link acima. Aproveito para convidar para participarem na WikiCon Portugal!

Jovem empreendedor brasileiro Davi Santiago de Souza inspira com sua jornada de sucesso[editar código-fonte]

Davi Santiago De Souza: Jovem empreendedor brasileiro inspira com sua jornada de sucesso

Este é um tópico novo. Se foi você quem o começou, clique aqui

Data: 19 de abril de 2024

Por Jéssica F. Souza

Manacapuru-AM, Brasil – Davi Santiago De Souza, um empreendedor e autor nascido em 27 de outubro de 2009 em Manacapuru-AM, está deixando uma marca indelével no mundo do empreendedorismo brasileiro. Aos 14 anos de idade, Davi já é reconhecido como uma figura inspiradora, graças às suas notáveis conquistas e sua filosofia de vida.

Davi é mais conhecido como autor do best-seller "Sucesso Inevitável", um livro que não só compartilha sua jornada pessoal, mas também oferece insights valiosos sobre como transformar sonhos em metas tangíveis. Além disso, ele é co-fundador da renomada marca de vestimentas nobres, Svelte Luxe, consolidando sua posição como uma mente empreendedora brilhante.

Sua jornada até o sucesso não foi fácil, marcada por desafios e adversidades. No entanto, Davi sempre demonstrou uma determinação inabalável, encarando cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento. Sua filosofia simples, mas poderosa, de "Deixe os sonhos para quando estiver dormindo", reflete sua mentalidade empreendedora e sua crença no poder da ação para alcançar o sucesso.

Apesar de sua juventude, Davi está determinado a revolucionar o cenário empresarial do Brasil e alcançar o sucesso financeiro. Ele desafia a ideia convencional de que a idade é um obstáculo para o sucesso, inspirando outros jovens empreendedores a seguirem seus sonhos com determinação e resiliência.

Davi Santiago De Souza prova que o empreendedorismo não conhece limites de idade e que é possível alcançar grandes feitos quando se tem paixão, visão e trabalho árduo. Para aqueles que desejam acompanhar sua jornada e se inspirar com seus insights diários, podem segui-lo nas redes sociais, incluindo @osrdavi no Instagram.

O sucesso precoce de Davi é um lembrete poderoso de que o futuro do empreendedorismo no Brasil está nas mãos de jovens talentosos e determinados como ele. Sua história inspiradora continua a motivar outros a seguirem seus próprios sonhos, independentemente da idade ou das circunstâncias. Davi Santiago De Souza é verdadeiramente uma força a ser reconhecida e um exemplo inspirador para todos.

Update of license to cc-by-4.0[editar código-fonte]

Hello!

English Wikinews have discussed a change of license and would like to update from cc-by-2.5 to cc-by-4.0 per en:Wikinews:Water_cooler/policy#Sum_up_per_march_2024.

But community would like all versions of Wikinews to change license together so that it is still possible to translate articles into other languages.

So I hope you would also like to update and you are welcome to leave a message on English Wikinews about the change. --MGA73 (discussão) 13h47min de 26 de maio de 2024 (UTC)[responder]