Ajuda:Tutorial/Interwikis

Fonte: Wikinotícias
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Interwikis
(em português: ligações interlinguísticas)

são utilizadas para associar entre si as páginas sobre um mesmo assunto em diferentes idiomas.

Por padrão, a lista de páginas associadas em outros idiomas pode ser vista na parte inferior da coluna da esquerda (versão desktop). Desde 2013, essas listas são formadas no projeto Wikidata. As próximas seções mostram como inserir e modificar as ligações.

Fazer ligação

Na versão para computador, vá até a página que deseja associar e clique, na parte inferior da coluna da esquerda, na opção "Adicionar hiperligações", logo abaixo da seção "Noutras línguas". Surgirá uma caixa com dois campos a serem preenchidos: "Língua:" e "Página:"

No primeiro campo, digite o código ISO do idioma. No caso do inglês, por exemplo, será "en", espanhol "es", alemão "de", francês "fr", italiano "it". Se precisar, há uma lista completa.

No segundo campo, cole ou digite o título da página. Agora basta clicar em "Ligar à página" e pronto, a página já se encontra devidamente ligada a um outro idioma.

Ainda não é possível ligar páginas na versão móvel. Nestes casos, vá até o Wikidata.

Páginas destacadas

Atualmente, o Wikidata tem uma forma de representar notícias boas e destacadas, incluindo uma pequena estrela ao lado do nome da página. Se for prata indica bom e dourada indica destacada. Não é uma prática comum destacar páginas no Wikinotícias, já que o projeto publica notícias.

Como encontrar interwikis?

Se você fala outras línguas (e portanto sabe como é que se escreve, naquelas outras línguas, o título que está em português), você pode acessar as outras versões do Wikinotícias e procurar pela página.

O Wikinotícias também exibe em sua página principal uma série de notícias criadas recentemente, isto pode ser útil.

Se a notícia tiver alguma imagem, clique nela e observe a seção "Utilização global". Veja se a mesma imagem não está sendo utilizada em outras versões. Se isto ocorrer, você já sabe: basta anotar os títulos e idiomas (se forem o mesmo assunto) e em seguida fazer ligações.

Ligação em notícias

Interwikis colocados em páginas de discussão aparecem como ligações internas normais, ou seja, não são exibidas no menu lateral.

Já em uma página que não esteja no domínio discussão, interwikis ficam ocultos. Mas é possível contornar isso: basta acrescentar dois pontos antes do código da língua. Exemplo:

[[:en:Wikinews:2021]] produzirá en:Wikinews:2021.

As ligações para outros projetos são coloridas diferentemente. Ao contrário das ligações internas, elas não indicam se a página de destino existe ou não.[1] Se a página de destino não existe, a ligação levará a uma página em branco.

Por conta disto, a inclusão de ligações interprojetos requer cautela, atenção e alguns cuidados especiais. Recomenda-se que o editor verifique se a ligação que ele inseriu está de fato funcionando.

Projetos e atalhos

Projeto Interwiki por extenso Atalho
Wikipédia [[wikipédia:]] [[w:]]
Wikcionário [[wiktionary:]] [[wikt:]]
Wikinotícias [[[[wikinews:]]]] [[n:]]
Wikilivros [[wikibooks:]] [[b:]]
Wikiquote [[wikiquote:]] [[q:]]
Wikisource [[wikisource:]] [[s:]]
Wikispecies [[wikispecies:]] [[species:]]
Wikiversidade [[wikiversity:]] [[v:]]
Wikivoyage [[wikivoyage:]] [[voy:]]
Wikidata [[wikidata:]] [[d:]]
Fundação Wikimedia [[wikimedia:]]
[[foundation:]]
[[wmf:]]
Wikimedia Commons [[commons:]] [[c:]]
MediaWiki [[mediawikiwiki:]] [[mw:]]
Phabricator [[phabricator:]] [[phab:]]

Ver também

Notas
  1. Bug 11