Wikinotícias:FAQ de edição

Fonte: Wikinotícias
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Esta página apenas descreve algumas perguntas básicas sobre como funciona o Wikinotícias. Para maiores detalhes, veja os links na tabela.

Como editar uma página?

É bastante simples. É só clicar em "Editar" no topo da página e, uma vez que a página de edição esteja carregada, fazer suas alterações.
Para informações de como usar negrito, itálico, links para imagens, etc., veja:

Como fazer links?

Um link é simplesmente o nome da página entre colchetes duplos ([[ ]]). Também é possível fazer o link mostrar textos diferentes de seu endereço:
  • [[nome de página]]
  • [[nome de página]]s — o texto dentro e junto aos colchetes será mostrado como parte do link
  • [[nome de página|nome a ser mostrado]] — esconde-se o nome de página e o link aparece com outra forma (esse atributo deve ser usado com critério, devendo-se evitar usar [[nome de página|clique aqui]])
  • [[nome de página (desambiguação)|]] — a parte entre parênteses não será mostrada
  • [[nome da página#secção]] — aponta diretamente para a seção dentro da página
Nota: Não é necessário colocar underscores ( _ ) nos links como separadores de espaço. Espaços comuns funcionam perfeitamente.

Como renomear uma página?

Usuários registrados podem mover uma página; isto faz com que o conteúdo e o histórico da página sejam movidos para um novo endereço, criando uma página de redirecionamento ao antigo título. Este método é melhor que simplesmente copiar o conteúdo manualmente, já que preserva o histórico do artigo. Use o link "mover" no cabeçalho da página.
Veja também:

Como editar uma página de redirecionamento?

A forma mais fácil de editar uma página de redirecionamento é clicando no link que você pode ver no topo da a qual você foi levado, depois de ser redirecionado: "Redirecionado de...". Por exemplo, se você tentar ir à página Uruguai, você será redirecionado para Categoria:Uruguai. No topo da página você poderá ver a mensagem: "(Redirecionado de Uruguai)". Clique no link e você poderá ver a página de redirecionamento.
Veja mais em:

Qual o tamanho ideal de uma notícia?

Páginas do Wikinotícias são sobre um momento específico, então novas atualizações sobre o mesmo evento devem ganhar uma nova página. Sendo assim, não existe um tamanho específico e ideal para uma página. As políticas oficiais do Wikinotícias definem um mínimo, mas não um máximo. Se é a primeira vez que o assunto foi reportado no Wikinotícias adicione todas as informações disponíveis; se houverem noticias anteriores, apenas adicione um link na seção "Notícias relacionadas".
Como descobrir o tamanho de um artigo? Você pode clicar no link "Informações da página" (localizado no menu lateral). Além disso, buscas dão o tamanho (exemplo: "Notícia X [3220 bytes])".

Como determinar o que outros usuários mudaram num artigo?

O software do Wikinotícias pode produzir uma lista de todas as mudanças feitas entre duas versões de um artigo (entre duas versões consecutivas ou entre qualquer versão antiga e qualquer versão mais recente), dispostas em duas colunas lado-a-lado com as mudanças mostradas em destaque. A partir da página de Mudanças Recentes é possível clicar no link "dif"; de qualquer página também basta clicar em "histórico", situado no topo da página, e então em "atu" ou "ult" para ver as alterações. Ou então selecione duas versões diferentes e clique em "Compare as versões selecionadas".

Como colocar imagens em minhas páginas?

Primeiro é necessário que a imagem esteja sob uma licença livre. Isso significa que ou você criou a figura e portanto é o proprietário dos direitos autorais, ou então está marcada claramente com a licença Creative Commons.
Se você quiser enviar a figura para os servidores do Wikinotícias, você pode usar o link Carregar arquivo depois que estiver logado. Depois que a figura estiver alocada em nossos servidores você pode colocar um link para ela na sua página wiki quase identicamente à opção anterior.
Veja também:

Como apagar itens carregados?

Apenas administradores podem apagar uploads, mas qualquer um registrado pode carregar um novo item com o mesmo nome, fazendo com que o antigo arquivo seja substituído. Isso normalmente não é recomendado.

Como descrever imagens?

Clique na imagem para chegar à página de descrição. Ao enviar um arquivo tudo o que se descreve no sumário de carregamento é atribuído na página de descrição de imagem, mas ainda você pode editar a página e alterar o texto.

Como criar um link para uma imagem, sem que esta apareça?

Se quiser fazer referência à página de uma imagem sem que esta apareça, deve colocar dois pontos antes do nome da mesma, dentro dos parênteses. Por exemplo, se escrever [[:Image:Anas strepera FWS.jpg]] aparecerá Image:Anas strepera FWS.jpg; se escrever [[:Image:Anas strepera FWS.jpg|um pato]] aparecerá um pato; se escrever apenas [[Image:Anas strepera FWS.jpg]] aparecerá a imagem, tal e qual (o que nem sempre é o que se pretende, principalmente quando estamos a falar do ficheiro em si mesmo, sem necessidade de ver a fotografia).

Ver também