Wikinotícias:Fusão

Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Fusão

Merge-arrows.svg

No Wikinotícias em português, fusão é um rótulo dado à necessidade de dois ou mais notícias que tratam do mesmo tema serem reunidos sob um único título. O resultado desta operação será uma única página contendo o conteúdo dos dois e um redirecionamento.

Como marcar para fusão?

Inicialmente, é importante destacar que o processo de fusão é raro no Wikinotícias pelo fato de publicarmos diversas atualizações de um mesmo assunto ou evento. A fusão só deve acontecer se ambas as páginas abordam específicamente a mesma coisa, como mesmos especialistas ou mesmos dados/números.

Para marcar uma notícia para fusão, adiciona-se o texto {{fusão}} no início da página. Esta marcação pode ser colocada em ambos artigos (reciprocamente) mas, geralmente, cabe ao editor que realizar a fusão decidir qual dos títulos será o mantido.

Quais estão marcados para fusão?

As páginas marcadas para fusão podem ser encontrados na página dos artigos afluentes da predefinição {{fusão}} ou na categoria:

Qual o procedimento na hora de fundir páginas?

Primeiramente analisa-se as páginas marcadas com a predefinição para ver qual delas tem o título mais adequado, mais relevante, ou em caso inconclusivo deve-se, por convenção, utilizar aquele criado primeiro. Definido o artigo que receberá os outros, passe a trabalhar, compilando os dados e adequando a ordem da exposição do conteúdo. Ao terminar, certifique-se de que todas as informações relevantes dos outros artigos estão na página final.

No final da fusão, depois de salvar a página, é indispensável ir aos outros artigos (que podem conter a predefinição de fusão) e transformá-los em redirecionamentos (#redirect [[nome do artigo]]) para o artigo final — note que o editor que o criou representa a possibilidade do assunto ser pesquisado por essa expressão/título. Assim, quem procurar por essa expressão será conduzido automaticamente para o artigo final.

Considerações

É frequente as fusões resultarem em textos poucos claros — se a preocupação em não eliminar informações deve existir, também deverá existir em enquadrá-las no contexto e linha de raciocínio do artigo final. Esta tarefa é especialmente difícil em artigos extensos e pode ser complicada pela ausência de domínio do assunto. Assim, se está em dúvida se o seu trabalho estará bem feito, não hesite em marcá-lo para reciclagem, mediante a marcação {{reciclagem}}.