Ajuda:Guia de eliminação

Fonte: Wikinotícias
Logotipo do Wikinotícias
Políticas
Política de bloqueio
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos robôs
Política dos estatutos
Pedidos a usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Todos os tutoriais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

A eliminação é o processo pelo qual páginas ou imagens são removidos dos servidores do Wikinews. Eliminar uma página não é o mesmo que esvaziar uma página. Uma página esvaziada pode ser editada e preenchida de novo e seu historial (histórico) continua acessível. Uma página eliminada desaparece, perde-se o historial, podendo no entanto ser criada outra vez.

Eliminação é o processo por meio do qual páginas ou imagens são removidas dos servidores do Wikinews. Quando uma página é eliminada, desaparacem não apenas o seu conteúdo, mas também todo o seu historial (histórico) de edições. Isto não é o mesmo que esvaziar a página. Neste caso, o historial (histórico) continua acessível.

Páginas ou imagens eliminadas deixam de existir nos servidores após a eliminação. Páginas esvaziadas continuam existindo, porém sem conteúdo. Uma ligação interna para uma página eliminada é exibida na cor vermelha; para uma página esvaziada, ao contrário, ela aparece na cor azul, mesmo que a página em questão esteja vazia.

Páginas eliminadas ficam guardadas durante algum tempo em uma espécie de "lixeira", visível apenas aos administradores. As páginas podem ser restauradas, isto é, a eliminação de páginas pode ser revertida.

Todas as eliminações ficam registradas no log de deleção, visível por todos os usuários em Especial:Log.

A eliminação é contrária ao espírito inicial da cultura wiki ew Wikinews. Esta possibilidade foi introduzida na Wikimedia devido à proliferação de material que nada tem a ver com uma enciclopédia. Por esta razão, a função de eliminação de páginas só está disponível para administradores. Os administradores não escolhem, entretanto, quais páginas ou imagens devem ser excluídas. Eles apenas executam a função de eliminação de acordo com uma decisão que é tomada por toda a comunidade.

O procedimento de eliminação de páginas ou imagens é manual, o que significa que os itens são removidos dos servidores um a um.

Para eliminar o item, o administrador clica nesta aba, preenche um formulário indicando a razão para a eliminação e confirma a operação.

Existem três métodos distintos para eliminação de páginas no Wikinotícias lusófono.

  • Eliminação por votação: o método mais tradicional de eliminação consiste em nomear um artigo para eliminação. O item é listado em uma página especial (WN:PE, respectivamente) e os editores votam se o artigo deve ser mantido ou apagado. Findo um prazo estipulado previamente, os votos são computados e um administrador elimina ou não o item, conforme a decisão da comunidade.
  • Eliminação rápida (ER): certos tipos de itens não precisam passar pelo processo tradicional de votação para serem eliminados. Trata-se de páginas para as quais a comunidade deliberou que pode ser aplicada uma regra de eliminação rápida (ER). Nesses casos, as páginas simplesmente recebem uma marcação especial. Ao deparar-se com uma página indicada para ER, o administrador confirma a validade da marcação à luz das normas vigentes e, em caso positivo, elimina a página.
  • Eliminação por problemas de direitos autorais: páginas e imagens que sejam comprovadamente violações de direitos autorais (VDA) recebem uma marcação especial e permanecem de "quarentena" por um período de tempo estabelecido pela comunidade. Se, após esse prazo, não forem substituídas por outras sem este problema, são eliminadas pelos administradores.

Para cada um destes três métodos, existem critérios e regras que definem em que situações as páginas ou imagens podem ser eliminadas, e como devem ser apurados os resultados das votações para eliminação.

Documentação[editar | editar código-fonte]

As ligações abaixo apresentam, de modo organizado, toda a documentação disponível no Wikinews a respeito do processo de eliminação.

Eliminação por votação[editar | editar código-fonte]

  • Wikinotícias:Eliminação por votação: descreve de forma geral o processo de eliminação por votação. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados de votações anteriores e das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para a nomeação de uma página ou imagem para eliminação. Contém recomendações e dicas sobre situações especiais, tais como nomeações múltiplas e renomeações.
  • Tutorial de votação: recomendações gerais sobre como votar e como contribuir para manter o processo de eliminação eficiente.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores, descreve todos os passos necessários para executar a limpeza das páginas listadas para eliminação.
  • Onde ocorrem as votações para eliminação de páginas: Wikinotícias:Páginas para eliminar (WP:PE).

Eliminação rápida[editar | editar código-fonte]

  • Wikinotícias:Eliminação rápida: descreve de forma geral o processo de eliminação rápida. Aborda as regras formais para eliminação segundo esta metodologia, e contém links para os resultados das decisões históricas da comunidade que deliberaram sobre o assunto.
  • Tutorial de nomeação: descreve todos os passos necessários para marcar páginas para eliminação rápida.
  • Tutorial de limpeza: voltado para administradores, contém recomendações gerais sobre como eliminar páginas por ER.
  • Neste link são listadas todas as páginas e imagens marcadas para eliminação rápida: Categoria:Eliminação urgente.

Eliminação por problemas de direitos autorais[editar | editar código-fonte]