Ajuda:Tutorial/Reversão

Fonte: Wikinotícias
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Reversão

A reversão é o nome dado à utilização de duas ferramentas semelhantes, os botões "desfazer" e "reverter", com os quais um editor altera uma página para uma versão precedente. Apesar de semelhantes, ambas possuem implicações e possibilidades de uso diversos.

Reversão é uma ação aconselhada ou apropriada ao lidar com o vandalismo. Não é recomendado, por outro lado, reverter apenas por considerar uma versão mais antiga preferível à versão actual. Nesse caso, é aconselhável escrever uma terceira versão que aproveite as melhores partes dos outros dois textos.

Importante: tudo o que é feito por todos os utilizadores no Wikinotícias (edições, reversões, redirecionamentos, deleções de páginas ou de imagens, novos registros, etc.) fica armazenado em mudanças recentes. Você pode dar uma grande ajuda ao Wikinotícias fazendo a revisão de edições e/ou possíveis reversões monitorando constantemente esta página.

Botão desfazer

O botão "desfazer" é uma opção permitida a todos os utilizadores pelo software MediaWiki. Para tal, vá até o histórico da página e, em seguida, clique em "desfazer" ao lado da edição em questão. Cria também um texto padrão no sumário de edição: "Desfeita a edição <n.º da edição> de <nome do usuário>", mas esse texto pode ser alterado livremente.

Também é possível desfazer várias edições consecutivas, mesmo se elas conflitarem entre si (mas não se conflitarem com as posteriores): selecione as duas versões no histórico (a anterior, desejada, e a versão posterior na qual foram feitas edições impróprias) e clique em "Comparar as versões selecionadas" e depois em "desfazer".

Este recurso elimina a necessidade de refazer manualmente alterações úteis que foram feitas após a edição que está sendo revertida. No entanto, irá falhar se desfazer a edição entre em conflito com as edições posteriores. Por exemplo, se a edição X acrescenta um parágrafo e a edição Y modifica esse parágrafo, será impossível desfazer a edição X automaticamente. Neste caso, você deve resolver o problema manualmente.

O botão desfazer existe tanto para coibir vandalismos, como edições válidas, porém não consensuais. Embora os administradores do Wikinotícias tenham ao seu dispor ferramentas que facilitam o combate ao vandalismo, qualquer utilizador pode desfazer edições onde notar adição de conteúdo impróprio, desde que seguindo um mínimo de bom senso.

Para desfazer uma edição controversa:

  • Vá à página, clique sobre a aba "Ver histórico" no topo e clique na hora e data da versão à qual você quer voltar.
  • Verá, logo abaixo do título, algo como Está visualizando uma edição anterior arquivada desta página feita por USUÁRIO (discussão | contribs) em 21h34min de 7 de janeiro de 2005. Esta edição pode ser muito diferente da última edição feita na página. O endereço URL mostrado no navegador é uma ligação permanente para esta edição. Para mais informações consultar a página de ajuda história de edições..
  • Certifique-se de que esta é a versão que quer salvar, e clique para editar a página, como faria normalmente.
  • Importante:
    • No caso de vandalismo, verifique se a versão da página para a qual quer reverter é satisfatória, já que pode haver diversas edições vandalizadas.
    • Para fazer esta verificação, basta selecionar as edições que julga duvidosas, e clicar em "Compare as versões seleccionadas" — isto permitirá identificar se não foram feitas edições válidas após o ato de vandalismo - e que podem ser inseridas durante a edição da reversão.
  • Obterá uma advertência sobre o quadro de modificação, informando que pode estar editando uma revisão antiga.
  • Depois de ter observado a advertência, salve a página. Não se esqueça de adicionar a palavra "revertida" ao sumário da edição. Alguns preferem abreviar, usando por exemplo "rv.". É prática comum mencionar também a descrição da versão da página que você está revertendo.

Botão reverter

A reversão é uma ferramenta especial disponível a adminstradores e reversores somente, mais ágil que o botão desfazer, mas que só deve ser utilizada em casos de vandalismo evidente.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Wikipedia Artigos na Wikipedia