Ajuda:Tutorial/Mover páginas

Fonte: Wikinotícias
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

Moção

Há várias razões por que poderá querer mudar o nome de uma página:

  1. O título está mal escrito: com erros gramaticais ou problemas do teclado.
  2. O título não segue o padrão do Wikinotícias.
  3. O título é grande demais ou até pouco explicativo.
Os termos "renomear" e "mover" significam o mesmo neste contexto.

Como fazer

Na versão para computador, acesse qualquer uma das notícias do projeto[1] e clique em "Mais", no topo da página. Entre as opções selecione "Mover". Na versão móvel adicione "Special:MovePage/" antes do título na barra de URL (ou link).

Você verá uma caixa com o título atual, o modifique conforme necessário. Adicione agora uma razão/motivo para que a página receba esse novo título que você escolheu.

Também haverá a opção de mover a página de discussão (preferencialmente deixe essa opção marcada). Pronto! Agora clique em Mover página e ela será salva.

O título antigo se tornará uma página de redirecionamento, de modo que qualquer ligação para o título antigo ainda irá para a página nova. Apenas administradores podem escolher entre eliminar ou não a página antiga (verifique se há afluentes).

Histórico da página

A função "Mover" mantém todo o histórico de edição, anterior e posterior à mudança, em apenas um lugar, como se aquele sempre tivesse sido o nome da notícia. Assim, você nunca deverá mover uma página apenas copiando o texto e colando; é mais difícil verificar edições antigas, notas e atribuições se você fizer isso (raramente isso pode ocorrer se, por exemplo, você estiver dividindo uma página).

Redirecionamento duplo

Não há um limite de vezes que uma página pode ser movida, no entanto redirecionamentos duplos causam uma confusão. Um redirecionamento para outro não é automaticamente seguido (isso previne loops infinitos e links excessivamente longos, de difícil processamento). Exemplo abaixo:

  1. Coreia do Norte inicia conflito
    redireciona para
  2. Coreia do Norte inicia conflito com Sul
    que redireciona para
  3. Coreia do Norte inicia conflito com Coreia do Sul (título atual)

Nesse exemplo, acessar "Coreia do Norte inicia conflito" não levará até o título atual. Vá até a página e altere. Você também pode verificar as páginas afluentes clicando no menu. Corrija todas as páginas que direcionam para o primeiro título.

Registros

Se a moção for recente, estará visível nos registros e nas mudanças recentes, mas a duração disso depende da frequência de edições (a página apenas mantém as últimas 500 edições, o que pode ser suficiente para manter a informação por meses ou apenas algumas horas).

No início do projeto, a informação de que a notícia foi movida era exibida apenas na página de redirecionamento, atualmente a informação fica salva em ambas as páginas. No entanto, você também pode utilizar a predefinição {{atualizado}} para informar a moção ou no próprio sumário.

Reparando moções no estilo "copiar e colar"

Muitas moções antigas foram feitas antes que a função "Mover" fosse criada pelo trabalho duro dos desenvolvedores e outras ainda são feitas por pessoas sem conhecimento dessa função. Tais moções manuais foram feitas usando o "copiar colar". Como resultado, históricos e páginas de discussão podem estar divididas.

Em algumas circunstâncias, administradores são capazes de reparar isso unindo históricos de edição de diferentes páginas. Este processo é extremamente raro.

Notas

  1. Se uma página está protegida, o link "Mover" não estará disponível. Nesse caso, você pode pedir que um administrador faça a moção por você. Páginas que são protegidas contra edição são normalmente protegidas contra moções também.