Ajuda:Guia de edição/Mover páginas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guia de edição
Como criar uma notícia
Escrever uma notícia
Formatar notícias
Ligar notícias a outras Wikinotíciass
Ligar artigos a projetos relacionados
Ligar artigos a páginas externas
Como usar imagens
Categorizar
Usar tabelas
Usar fórmulas matemáticas
Usar predefinições
Criar predefinições
Fazer notas de rodapé
Renomear uma página
Reverter edições
Fundir artigos
Tamanho de páginas
Redirecionar páginas
Traduzir artigos
Assinar mensagens
Editar com um editor externo
Usar robôs/bots
Dicas e truques
FAQ de edição
Outros guias
Primeiros passos
Livro de estilo
Guia de eliminação
editar...


Há várias razões por que poderá querer mudar o nome a uma página (uma que tenha encontrado ou criado):

  • O título está mal escrito.
  • O título não segue as convenções de nomenclatura.
  • A abrangência do artigo foi reduzida, alargada ou alterada de uma outra forma.

Os termos "renomear" e "mover" significam o mesmo neste contexto. Eles somente se referem a diferentes formas de executar a operação:

  • Renomear: mantém a página, mas lhe dá um outro nome; o histórico da página ficará anexado ao novo nome; uma nova página com o nome anterior é criada para redirecionar para o novo nome, o histórico desta nova página exibe apenas o processo de renomeação.
  • Mover: move o conteúdo e o histórico para uma nova página; transforma a página antiga em um redirecionamento; muda o histórico para um que guardará somente a renomeação.

Uma vez que o sistema marca a página com o velho nome como uma nova página, ele aplica o primeiro dos dois modelos. Este modelo evita "mudanças no histórico", uma espécie de "revisionismo histórico". Uma singularidade é que a renomeação, que pode ser considerada um importante evento no histórico da página, não é gravado como tal; ele é gravado indiretamente, isto é, fica no histórico da página redirecionada.

Não é possível renomear uma imagem ou uma página de descrição de imagem. Em vez disso, carregue-a novamente sobrescrevendo o novo nome.

Como fazer[editar]

Note que você deve ser um usuário registrado há 4 dias para poder mover (renomear) uma página desta forma; mantendo as preferências:

  1. não há botão para isso na interface nostalgia;
  2. o botão está na barra lateral, então o link deverá estar disponível (estranhamente, apenas a interface sysops têm adicionalmente um link no final da página).

Quando você tem seu artigo em cima, clique no link mover no topo da página. Você será requisitado a dar um novo nome para o artigo, e terá a opção para mover também a página de discussão (a não ser que você saiba o que está fazendo, é mais seguro dizer 'sim').

Na MediaWiki 1.5, a razão para a mudança pode ser dada, como um sumário de edição.

Clique em "mover página" e a página será renomeada para o novo título. O título antigo se tornará uma página de redirecionamento, de modo que qualquer link para o título antigo ainda irá para a página nova. Contudo, note que redirecionamentos duplos (páginas que redirecionam para o artigo original), não seguirão automaticamente para o novo artigo, então você terá que corrigi-los manualmente, como é explicado a seguir:

  1. Depois de ter movido o artigo com sucesso, uma nova página aparecerá (Exemplo);
  2. Nessa página, clique em verifique (que abrirá a página de links relacionados do artigo que você moveu/renomeou);
  3. Abra todas as páginas de redirecionamento que estão identificadas na lista e faça elas se redirecionarem para a nova página para onde você moveu o artigo (isto é, sem etapas intermediárias);
  4. Se há mais que 50 páginas listadas na página de links relacionados, não esqueça de navegar todas as partes da lista, usando os links para os "próximos 50" ou outros links disponíveis.

Histórico do artigo[editar]

A função "Mover" mantém todo o histórico de edição do artigo, anterior e posterior à mudança, em um lugar, como se aquele sempre tivesse sido o nome do artigo. Assim, você nunca deverá mover um artigo apenas copiando o texto de um artigo e colando em outro novo; é mais difícil acompanhar revisões antigas, notas e atribuições se você fizer isso. (Mas você pode ter que fazer isso se, por exemplo, você estiver dividindo um artigo em tópicos múltiplos. Se esse for o caso, por favor inclua uma nota no sumário de edição do novo artigo e fale sobre o artigo anterior, informando de onde você retirou o texto.)

A mudança em si mesma é mostrada no histórico de edição da página antiga.

Movendo páginas de redirecionamento[editar]

Uma página de redirecionamento pode ser movida como qualquer outra. Contudo, isso não é recomendado pois tem efeito deletério no histórico de edição tanto quanto o procedimento de copiar e colar o conteúdo e um artigo para um novo, fazendo o antigo se tornar página de redirecionamento: quando se move uma página de redirecionamento, o direcionamento na página antiga (que passa a se referir a outro artigo) terá que ser mudado a fim de evitar redirecionamentos duplos. Assim, a página de redirecionamento não mais será direcionada ao artigo contendo o histórico correspondente àquela. O efeito causado é que o paradeiro do histórico de edição do artigo (agora aparentemente "recém criado") é um pouco difícil de ser encontrado, enquanto por outro lado o artigo movido tem um histórico anexo que não especifica por que ele precisaria de ser uma página de redirecionamento.

Se uma página de redirecionamento não é direcionada ao artigo devido, a única estratégia viável que respeita históricos de edição é a de adaptar o redirecionamento naquela página, sem movê-la.

Movendo sobre um redirecionamento[editar]

Se o novo título já existir mas for apenas um redirecionamento para o título antigo, com apenas uma linha no histório de edição (a criação do redirecionamento), então você pode mover a página. O caso mais comum em que isso se aplica é a retomada de um nome antigo do artigo selecionado. Como mencionado, isso apenas funciona se o redirecionamento que foi automaticamente criado no primeiro renomeamento não foi editado anteriormente.

O resultado é que o histórico de edição da página é preservado (note que você pode ter que recarregar a página do histórico no seu browser), mas sem qualquer sinal das moções. O histórico de edição da página com o título intermediário apenas mostra a última moção. A informação a respeito da primeira moção (incluindo nome do usuário, data e horário) é perdida: não está mais presente em nenhum histórico de edição ou em nenhuma lista de vigilância ou página de Registros, nem mesmo nas contribuições do usuário - apenas no caso de ela ser recente o suficiente, estará disponível nas Mudanças Recentes, mas a duração disso depende da freqüência de edição do artigo (a página apenas mantém as ultimas 500 edições, o que pode ser suficiente para manter a informação por meses ou apenas algumas horas). Para evitar a perda de informação, copie a linha de edição referente a uma das páginas citadas. Isso deve ser feito antes da segunda moção, usando o histórico de edição da página com o nome original. Se a segunda moção é feita não muito tempo após a primeira, isso também pode ser feito posteriormente, usando as Mudanças Recentes.

A informação sobre a segunda moção é mais completa nas Mudanças Recentes e nos Registros que no histórico de edição da página com o título intermediário: ela menciona "B movido para A sob redirecionamento".

Mais moções, retomando o nome primitivo ou o posterior, são possíveis e sempre o histórico de edições do título presente não mostra moção alguma, enquanto o da página de redirecionamento apenas contém a linha de edição referente à última moção. Não há nenhum registro de uma "guerra de moções" (exceto novamente, nas Mudanças Recentes), a não ser que essa seja documentada nas páginas de discussão.

A princípio havia um bug, que foi corrigido (embora não de forma retroativa), como segue:

Entretanto, se a página é movida de volta, o histórico de edição do título intermediário mostra apenas a última moação, com o nome do usuário correspondente, mas com a data e o horário da primeira moção (!). Dessa forma, o nome do usuáro correspondente à primeira moção, assim como horário e data correspondentes à segunda, são perdidos (novamente, a única exceção é se aparecerem nas Mudanças Recentes).


Outras notas[editar]

Se o novo título já existe e não é apenas um redirecionamento para o título antigo sem história, o software dirá que você não pode mover a página. Você terá de unir as duas páginas manualmente ou - apenas se não houver conteúdo real na página - pedir a um administrador para deletar o artigo ou listar o artigo na sua própria página de projetos "votos para deleção", no sentido de abrir espaço para mover o artigo.

Outra coisa de que se deve lembrar é que redirecionamentos para redirecionamentos não são automaticamente seguidos (isso previne loops infinitos e links excessivamente longos, de difícil processamento). Sempre cheque a página What links here do seu artigo e, se houver múltiplos níveis de redirecionamentos, repare os links a fim de direcioná-los diretamente para a nova localização do artigo. Isso pode, entretanto, ser problemático porque sua nova moção pode ser revertida em um curto espaço de tempo. Espere algum tempo para ter certeza de que não há objeção a ela.

Evite mover um artigo enquanto o box de edição da página de discussão correspondente estiver aberta: quando você seleciona o Salve a página você desconsidera o redirecionamento para a nova página de discussão (e não recebe o alerta usual de que a página foi editada enquanto seu box de edição estava aberto), o que gera uma duplicação do conteúdo da página de discussão, com a sua última contribuição sendo adicionada à página antiga em lugar da nova.

É útil copiar a mensagem "Artigo ... movido para ..." na nova página de discussão, especialmente se houve uma discussão a respeito do nome da página anteriormente.

Se um artigo é protegido de moções, o link "Mover" não estará disponível. Nesse caso, você pode pedir que um administrador faça a moção por você, ou você pode manualmente mover o artigo copiando o conteúdo para a nova página e redirecionando a antiga para a nova. Contudo, em geral isso não é recomendado pelos motivos já citados, e é pedido dos usuários que esses usem o "Pedidos de moção" no lugar.

Páginas que são protegidas contra edição são normalmente protegidas contra moções também.

Desfazendo uma moção[editar]

Normalmente, para desfazer uma moção da página A para a página B, simplismente:

  1. Mova o artigo em B de volta para a página A
  2. Liste a página B (agora um redirecionamento), sem histórico significativo, na sua página de projetos "votos para deleção" ou (apenas para administradores, apenas delete a página.

O software exige que, entretanto, o redirecionamento corresponda à página de onde você esta movendo. Assim, se um vândalo movesse o artigo em A para a página B e dessa para a página C, você teria que:

  1. Mover o artigo em C para a página B
  2. Mover o artigo em B para a página A

Isso não funciona: mover o artigo em C para a página A.

Se a página A foi editada posteriormente ou o software de relocação está se comportando de forma estranha, apenas um administrador pode resolver o problema:

  1. Delete a página A (certifique-se de que ela não tem histórico de maior importância - você pode querer adicionar um crédito autoral específico na página de discussão para compensar)
  2. Mova o artigo em B para a página A
  3. Delete a página B (que deve ter se tornado um redirecionamento sem histórico para o artigo em A).

"Guerras de moções" são extremamente improdutivas, e deixam grandes números de redirecionamentos sem objetivo atulhando o lugar, o que terá de ser corrigido por algum pobre coitado.

Trocando duas páginas[editar]

Para trocar os artigos nas páginas A e B, incluindo o histórico:

  1. Mova o artigo em A para a página C (não-existente previamente)
  2. Liste A nos "votos para deleção" ou (administradores apenas) apenas delete.
  3. Mova o artigo em B para a página A (permitido porque A foi deletado)
  4. Delete B como feito com A
  5. Mova o artigo em C para a página B (permitido porque B foi deletado)
  6. Delete C como feito com B e A.

Reparando moções no estilo "copiar e colar"[editar]

Muitas moções antigas foram feitas antes que a função "Mover" propriamente dita fosse criada pelo trabalho duro dos que trabalham no desenvolvimento , e outras ainda são feitas por pessoas sem conhecimento dessa função. Tais moções manuais foram feitas usando o "copiar colar". Como resultado, histórico de edição e página de discussão do artigo podem estar divididas entre dois ou mais páginas diferentes.

Em algumas circunstâncias, Administradores são capazes de reparar isso unindo históricos de edição de diferentes páginas.

Aviso: Esse procedimento apenas pode ser desfeito por uma pessoa envolvida em desenvolvimento, gastando horríveis quantidades de tempo: para desfazer uma união, cada versão tem que ser manualmente redesignada para a página-fonte correta. Não faça isso se você não tem certeza do que está fazendo. Veja Wikinews:Como reparar moções "Cortar e Colar" para instruções detalhadas com exemplos.

Siga esse procedimento para unir históricos de edição:

  1. Suponha que você quer unir os históricos de edição de A (título antigo) com os de B (título novo)
  2. Delete B (título novo), com o comentário "deletando para unir históricos de edição - de volta em breve"
  3. Mova A (título antigo) para B (título novo), usando a ferramenta Mover
  4. Restaure o artigo de B (título novo)
  5. Edite B (título novo) para restaurar a versão mais recente.