Wikinotícias:Ligação inativa

Fonte: Wikinotícias

Como a maioria dos sítios, o Wikinotícias possui ligações inativas ou mortas, quando links externos (URLs) passam a ser inacessíveis. Para solucionar este problema é necessário o uso de um serviço de arquivamento, como Internet Archive. Se a ligação ainda está ativa, mas ainda não foi arquivada, visite o sítio e solicite o arquivamento.

Automático[editar código-fonte]

Desde 2015, existe um robô em projetos da Wikimedia chamado InternetArchiveBot (IABOT) que automatiza a correção de ligações inativas. Ele verifica continuamente todas as páginas para detectar links mortos e arquiva novos (se ainda não estiver). Este bot é executado automaticamente, mas também pode ser manuseado por usuários.

Bookmarklets para verificar sítios de arquivamento
Sítio Bookmarklet
Archive.org
javascript:void(window.open('https://web.archive.org/web/*/'+location.href))
UKGWA
javascript:void(window.open('http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/*/'+location.href))

Manual[editar código-fonte]

Se a ligação incluir informações suficientes (título, autor, etc.) muitas vezes é possível usá-las para encontrar a página. O menu ou recurso de pesquisa do sítio em questão é um local útil para localizar páginas. Se essas ferramentas não estiverem disponíveis, os buscadores (como Google) podem ajudar.

Você também pode verificar sítios de arquivamento. Os principais serviços são web.archive.org (usado majoritariamente em projetos da Wikimedia), webcitation.org e archive.is.

O Mementos permite pesquisar em vários serviços de arquivamento. O banco de dados Memento é armazenado em cachê, o que significa que os resultados são retornados rapidamente, mas o cachê também fica desatualizado.

Se você encontrar um URL de arquivo adequado, poderá adicioná-lo à predefinição {{fonte}}.

  • Deixe o campo |url= inalterado, apontando para o URL de origem;
  • Adicione |arquivourl= com o URL do arquivo;
  • Adicione |arquivodata= especificando a data que o arquivo foi salvo. O formato DIA/MÊS/ANO é geralmente o mais fácil, mas qualquer formato pode ser usado. Se você não conseguir detectar a data que a página foi arquivada, pode usar a data original da publicação;
  • Use |urlmorta=sim se o URL antigo não é mais acessível. Todas fontes marcadas como inativas serão categorizadas como !Notícia com ligações inativas. Use |urlmorta=não se o URL ainda funcionar.

Às vezes, todas as tentativas de corrigir a ligação serão malsucedidas. Fontes alternativas sobre notícias geralmente são facilmente localizadas. Você pode substituir esta fonte antes da proteção.

Às vezes, a ligação está morta porque o sítio mudou o endereço (por exemplo: site.com mudou para site.co.uk). Se você descobrir uma alteração de URL como esta, informe na redação. Um programa automatizado fará a mudança.

Observações[editar código-fonte]

Uma ligação externa morta ainda pode ser útil, mantê-la nas notícias indica que a informação foi verificável no passado. Ligações também podem se tornarem acessíveis novamente, ou seja, não exclua uma fonte só porque ela tornou-se inativa.

Projetos pertencentes à Wikimedia também são suscetíveis. Após uma moção ou exclusão de página, os links podem quebrar. Na maioria das moções um redirecionamento permanece, mas se a página for completamente excluída então causará problemas.

É impossível dizer quantas páginas externas são afetadas por uma exclusão, principal notícias que foram publicadas há mais tempo. Administradores: antes de excluir, verifique se a página possui afluentes (ligações internas) ou o título é válido.

Ligações externas[editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikipedia Artigos na Wikipedia
  • Extensão do Wayback para Firefox e Chrome
  • ((en)) Resurrect Pages, uma ferramenta que fornece ligações para sete sítios de arquivamento (Firefox)