Wikinotícias:Vandalismo

Fonte: Wikinotícias
Vandalismo
Não permita vandalismo no Wikinotícias!

Vandalismo no Wikinotícias consiste em, por exemplo, criar notícias sem lógica ou vazias, com informações erradas, copiar dados (texto ou imagens da internet ou de outras fontes sem o consentimento dos autores), apagar dados, distorcer dados correctos (alteração de imagens, textos, citações), ou eliminar notícias ou textos válidos.

Os novos contribuintes, por ainda não estarem inteiramente cientes de como funcionam as diretrizes do Wikinotícias, geralmente fazem um ou outro ato de vandalismo no seu início de trabalho colaborativo. Mas via de regra são logo avisados do erro por outros usuários, ou por administradores ou ainda por burocratas, tendo a chance de reavaliarem onde erraram e de como consertar o erro.

Vandalismo furtivo[editar código-fonte]

É um tipo de vandalismo difícil de detectar. O vândalo acrescenta informações incorretas, troca datas, altera estatísticas ou introduz erros ortográficos.

Vandalismo explícito[editar código-fonte]

O vandalismo explícito é o tipo de vandalismo mais nocivo ao Wikinotícias. Consiste em continuar a vandalizar após ter sido avisado por outro usuário, por um administrador ou por um burocrata. O vândalo que comete vandalismo explícito diverte-se em repetitivamente apagar conteúdo de páginas, em trocar informações corretas por erradas, em inserir termos de baixo calão ou ofensivos ao projeto ou ainda aos contribuintes do projeto.

Edições com vandalismo não são consideradas edições válidas, portanto o usuário que usar intencionalmente deste expediente, mesmo após ter sido avisado, perde o direito a votar nas questões da comunidade que decidem os rumos e futuro da Wikinotícias, além de ser bloqueado.