Wikinotícias:O que o Wikinotícias não é

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Wikinews é uma fonte de notícias online construída por uma comunidade online. Há entretanto, certas coisas que Wikinews não é.

O que Wikinews não é[editar]

  1. O Wikinews não é de papel. Assim, Wikinews não tem nenhum limite de tamanho, pode incluir apontadores, pode ser mais atual, etc. Isto também significa que o estilo e o tamanho de texto apropriados para o papel podem não ser apropriados aqui.
  2. O Wikinews não é um lugar para protestos, sala de bate-papo, ou foro de discussão.
  3. O Wikinews tambem não é "um espelho", nem um repositório de apontadores, imagens, ou arquivos de mídia. Todo o conteúdo acrescentado ao Wikinews está sujeito a ser editado muitas vezes antes de chegar ao ponto de ser considerado um conteúdo válido. Ao submeter qualquer conteúdo, tu aceitas liberá-lo para o domínio público (embora Wikinews incorpore muitas imagens e algum texto que é licenciado sob licenças mais restritivas).
  4. O Wikinews não é um servidor de wiki ou fornecedor de espaço web gratuito . Tu não podes colocar o teu próprio sítio web ou blog no Wikinews. Se estiveres interessado na utilização da tecnologia wiki para desenvolvimento em ambiente colaborativo sobre qualquer coisa, há muitos outros sítios disponíveis para isso — como por exemplo: SeedWiki (http: // www.seedwiki.com/) ou Riters.com (http: // www.riters.com/)— que fornecem wiki (gratuito ou pago). Nada impede também que tu instales o programa do wiki em seu próprio servidor.
  5. O Wikinews não é um teatro da guerra. Espera-se que cada usuário interaja com outros de forma civilizada, calmamente, e com um espírito de cooperação. Não se deve insultar, atormentar ou intimidar aqueles com que tu tens uma discordância. É sempre melhor tratar a matéria de maneira inteligente, e participar das discussões com cortesia. Não cria ou edita artigos somente para provar uma ideia. Não se deve fazer ameaças legais ou de outro tipo contra Wikinews, Wikinewshounds ou a fundação Wikimedia. Ameaças não são toleradas e podem resultar em banimento.
  6. O Wikinews não é uma enciclopédia, isto é, ele não é uma coleção detalhada de informação genérica. Somente porque algo é um fato verdadeiro, não significa que é conveniente para a inclusão aqui. Tente a Wikipédia em vez disso.
  7. O Wikinews não é censurado para a proteção de menores. Em primeiro lugar, os artigos são editados e os resultados são exibidos instantaneamente, portanto não podemos garantir que uma criança não verá nada sujeito a objeções. Em segundo lugar, Wikinews não tem nenhum sistema organizado de retirada de material que pode ser considerado prejudicial a menores. Todavia, os artigos podem ser, e são, censurados pelo consenso. Na prática, é extremamente difícil o aparecimento de algum material que possa ser considerado impróprio para menores.

O que os artigos de Wikinews não são[editar]

Quando tu tem dúvidas sobre o que deveria ou não estar em um artigo do Wikinews, pergunta-te o que um leitor esperaria de um fornecedor de notícias confiável. Existe um consenso que os artigos do Wikinews não são:

  1. Os artigos de Wikinews não são cópias de resenhas emitidas pela imprensa. Há vários outros sítios que fornecem este serviço. Na plataforma de recursos há alguns deles. Os artigos do Wikinews almejam apresentar artigos importantes que têm múltiplas fontes e vários pontos de vista adequadamente balanceados, o que geralmente não costuma ser feito pela imprensa.
  2. Os artigos de Wikinews não são documentos fonte. Nosso projeto irmão Wikisource é um repositório de documentos fonte. Os artigos de Wikinews podem e devem ser editados várias vezes, o que não é conveniente para um documento que pretende ser tratado como fonte. Também, muitos documentos de origem relacionados com notícias estão submetidos à lei de direitos autorais, o que torna a cópia textual, palavra por palavra, imprópria.
  3. Os artigos de Wikinews não são anúncios. E principalmente, eles não são anúncios políticos. Com exceção de colunas de opinião, um artigo exclusivamente unilateral, a favor ou contra o sujeito do artigo, é considerado uma forma do anúncio.
  4. Os artigos de Wikinews não são artigos científicos ou críticas desse mesmo tipo. Os artigos podem abordar acontecimentos científicos, mas devem ser escritos para ser lidos pelo público em geral, o uso do jargão científico deve ser limitado e justificado.
  5. Os artigos de Wikinews não são trabalhos em contínuo e indefinido processo de desenvolvimento. Os artigos que não estão prontos são enumerados sobre a lista de artigos em desenvolvimento. Uma vez escritos e publicados eles são documentos históricos e não devem continuar a ser atualizados ou modificados. Especialmente, eles não devem ser alterados de forma a modificar um ponto de vista presente no artigo. O Wikinews também não é uma enciclopédia.
  6. Os artigos de Wikinews não são editoriais. Embora as colunas de opinião provavelmente algum dia façam parte do Wikinews, os artigos na maior parte devem restringir-se ao relato de notícias, e não comentá-las ou analisá-las.

Medidas possíveis em resposta a violações dessas regras[editar]

  • Modificação do conteúdo de um artigo (edição normal).
  • Modificação da página através de um redirecionamento, conservando a história de página.
  • Eliminação da página completamente, caso se tenha chegado a este consenso, após debate sobre isso na página Wikinotícias:Pedidos de eliminação
  • Modificação das regras para a página (naturalmente, só quando um consenso ser atingido depois de discussão apropriada com outro wikijornalistas).