Wikinotícias:O que o Wikinotícias não é

Fonte: Wikinotícias

O Wikinotícias é uma fonte de notícias online e, como um meio para esse fim, é também uma comunidade virtual formada por pessoas interessadas na construção de um site de notícias livres de alta qualidade, num espírito de respeito mútuo. Por isso, há certas coisas que a Wikinotícias não é e que não deverá ser.

O que Wikinews não é[editar código-fonte]

Abaixo são mostrados alguns conselhos sobre o que não colocar na Wikinotícias, conforme seu escopo de publicação e foco. Caso não se identifique com o projeto, a Wikimedia Foundation gere outros projetos que podem ser adequados para alguns tipos de conteúdos não admitidos aqui. Para conhecer esses projetos, visite o site www.wikimedia.org e meta:Proposals for new projects (em inglês) para projetos propostos.

Não é de papel[editar código-fonte]

Assim, o Wikinotícias não tem nenhum limite de tamanho, pode incluir apontadores, pode ser mais atual, etc. Isto também significa que o estilo e o tamanho de texto apropriados para o papel podem não ser apropriados aqui.

Não é um lugar para protestos ou fórum de discussão[editar código-fonte]

Todo o conteúdo adicionado ao Wikinotícias pode ser editado sem piedade para ser incluído no site. Ao enviar qualquer conteúdo, você concorda em liberá-lo no CC-BY 2.5 (no entanto, o Wikinews incorpora muitas imagens e alguns textos licenciados sob uma licença mais restritiva em seu domínio público).

Não é "um espelho"[editar código-fonte]

Nem um repositório de apontadores, imagens, ou arquivos de mídia. Todo o conteúdo acrescentado ao Wikinotícias está sujeito a ser editado muitas vezes antes de chegar ao ponto de ser considerado um conteúdo válido. Ao submeter qualquer conteúdo, tu aceitas liberá-lo para que qualquer um edite.

Não é um servidor de wiki ou fornecedor de espaço web gratuito[editar código-fonte]

Tu não podes colocar o teu próprio sítio ou blog no Wikinotícias. Se estiveres interessado na utilização da tecnologia wiki para desenvolvimento em ambiente colaborativo sobre qualquer coisa, há muitos outros sítios disponíveis para isso. Nada impede também que tu instales o programa do wiki em seu próprio servidor.

Não é um teatro da guerra[editar código-fonte]

Espera-se que cada usuário interaja com outros de forma civilizada, calmamente, e com um espírito de cooperação. Não se deve insultar, atormentar ou intimidar aqueles com que tu tens uma discordância. É sempre melhor tratar a matéria de maneira inteligente, e participar das discussões com cortesia. Não criar ou editar artigos somente para provar uma ideia. Não se deve fazer ameaças legais ou de outro tipo contra Wikinews, usuários ou a fundação Wikimedia. Ameaças não são toleradas e podem resultar em banimento.

Não é uma enciclopédia[editar código-fonte]

Isto é, ele não é uma coleção detalhada de informação genérica. Somente porque algo é um fato verdadeiro, não significa que é conveniente para a inclusão aqui. Tente a Wikipédia em vez disso.

Não é censurado para a proteção de menores[editar código-fonte]

Em primeiro lugar, os artigos são editados e os resultados são exibidos instantaneamente, portanto não podemos garantir que uma criança não verá nada sujeito a objeções. Em segundo lugar, Wikinews não tem nenhum sistema organizado de retirada de material que pode ser considerado prejudicial a menores. Todavia, os artigos podem ser, e são, censurados pelo consenso. Na prática, é extremamente difícil o aparecimento de algum material que possa ser considerado impróprio para menores.

O que os artigos do Wikinotícias não são[editar código-fonte]

Quando há dúvidas sobre o que deveria ou não estar em um artigo do Wikinotícias, se pergunta o que um leitor esperaria de um fornecedor de notícias confiável. Existe um consenso que os artigos do Wikinews não são:

Não são cópias de resenhas emitidas pela imprensa[editar código-fonte]

Há vários outros sítios que fornecem este serviço. Na plataforma de recursos há alguns deles. Os artigos do Wikinews almejam apresentar artigos importantes que têm múltiplas fontes e vários pontos de vista adequadamente balanceados, o que geralmente não costuma ser feito pela imprensa.

Não são documentos fonte[editar código-fonte]

Nosso projeto irmão Wikisource é um repositório de documentos fonte. Os artigos do Wikinotícias podem e devem ser editados várias vezes, o que não é conveniente para um documento que pretende ser tratado como fonte. Também, muitos documentos de origem relacionados com notícias estão submetidos à lei de direitos autorais, o que torna a cópia textual, palavra por palavra, imprópria.

Não são anúncios[editar código-fonte]

E principalmente, eles não são anúncios políticos. Com exceção de colunas de opinião, um artigo exclusivamente unilateral, a favor ou contra o sujeito do artigo, é considerado uma forma do anúncio.

Não são artigos científicos ou críticas desse mesmo tipo[editar código-fonte]

Os artigos podem abordar acontecimentos científicos, mas devem ser escritos para ser lidos pelo público em geral, o uso do jargão científico deve ser limitado e justificado.

Não são artigos enciclopédicos[editar código-fonte]

Os artigos que não estão prontos são enumerados sobre a lista de artigos em desenvolvimento. Uma vez escritos e publicados eles são documentos históricos e não devem continuar a ser atualizados ou modificados. Especialmente, eles não devem ser alterados de forma a modificar um ponto de vista presente no artigo. O Wikinews também não é uma enciclopédia. Para isso, utilize nosso projeto irmão: a Wikipédia.

Não são editoriais[editar código-fonte]

Embora as colunas de opinião provavelmente algum dia façam parte do Wikinews, os artigos na maior parte devem restringir-se ao relato de notícias, e não comentá-las ou analisá-las.

Medidas possíveis em resposta a violações dessas regras[editar código-fonte]

  • Modificação do conteúdo de um artigo (edição normal).
  • Modificação da página através de um redirecionamento, conservando a história de página.
  • Eliminação da página completamente, caso se tenha chegado a este consenso, após debate sobre isso na página Wikinotícias:Pedidos de eliminação
  • Modificação das regras para a página (naturalmente, só quando um consenso ser atingido depois de discussão apropriada com outro wikijornalistas).