Wikinotícias:Política de bloqueio

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alguns ISPs (provedor de acesso) fornecem aos seus clientes IPs fixos. No entanto, outros ISPs fornecem aos seus clientes IPs dinâmicos e, inclusive, o mesmo IP para vários clientes em simultâneo (via proxys). E isto tende a tornar-se cada vez mais comum, a medida que mais e mais pontos de internet vão chegando ao sistema.

O que isto implica é que ao bloquear-se um IP, está-se na realidade, pelo menos potencialmente, não só a bloquear um vândalo como a bloquear utilizadores legítimos da Wikipédia. Por esse motivo, os administradores só devem bloquear IPs em circunstâncias muito específicas. Uma dessas circunstâncias é a interrupção de uma série de vandalismos, e nesse caso, em geral, basta bloquear por uma hora, mais ou menos. Outra dessas circunstâncias é haver a certeza de que se trata de IP fixo. Em casos mais extremos de vândalos teimosos, medidas mais extremas terão de ser tomadas.

Vandalismos[editar]

Os IPs cujos utilizadores sejam responsáveis por vandalismo reiterado são bloqueados temporariamente. Alguns IPs abertos ao uso geral estão permanentemente bloqueados.

Políticas oficiais[editar]

No caso do desrespeito insistente das políticas oficiais poderá ser feito o uso do bloqueio temporário.

Para prevenir abusos, as edições a partir de proxies anónimos são actualmente proibidas. Se um IP for suspeito de ser um proxy transparente ou anônimo, deverá ser bloqueado. Este tipo de endereço poderá ser bloqueado por um tempo indefinido por qualquer administrador a qualquer tempo.

A utilização das expressões bot e robô nos nomes de usuários (que não sejam bots) será considerada como imprópria, o usuário deverá ser avisado caso use tal nome impróprio e bloqueado (por período infinito). Se for um bot, terá de fazer o pedido para aprovação do estatuto.


Ver também[editar]