Ajuda:Guia de edição/Como criar predefinições

Fonte: Wikinotícias
Nível básico
Nível médio
Nível avançado
Outros guias
Livro de estilo
Dicas e truques
Guia de eliminação
FAQ de edição

As predefinições são páginas que normalmente se encontram no domínio predefinição, ou seja, o título da página da predefinição começa com Predefinição: seguida do nome da predefinição. Por exemplo, Predefinição:Esboço que para ser mostrada noutra página se usa {{esboço}} e ao salvar, a predefinição será mostrada nessa página.

Notar no entanto que páginas de outros domínios podem ser utilizadas como predefinições. Nesses casos é necessário referir o domínio (ao contrário das predefinições). São exemplo disso as Userboxes que a comunidade decidiu não colocá-las no domínio predefinição. Por exemplo, a userbox Wikinews:Userbox/Sono para ser utilizada é necessário colocar na página {{Wikinews:Userbox/Sono}}. Caso essa userbox estivesse no domínio predefinição teria o nome "Predefinição:Userbox/Sono" e poderia ser utilizada apenas com {{Userbox/Sono}}. Regra geral, apenas devem ser colocadas no domínio predefinição, aquelas predefinições que são para ser utilizadas no domínio principal (artigos enciclopédicos).

Se pretende criar uma predefinição e não tem muitos conhecimentos sobre a edição de páginas na Wikinotícias, o uso de tabelas e alguns recursos avançados é recomendável que faça um pedido para criarem a predefinição em Wikinews:Predefinições pedidas ou então pode tomar como exemplo uma predefinição já existente que seja semelhante à que quer criar e adaptá-la. As predefinições são de certa forma, no que respeita à edição de páginas, o recurso mais difícil de compreender e dominar da Wikinotícias.

Também é possível mostrar páginas completas, como se tratassem de predefinições, em outras páginas. Por exemplo, para mostrar as mudanças recentes numa página (sem o cabeçalho), basta colocar o código {{Especial:Recentchanges}} nessa página. Para mostrar esta página em outra, basta colocar o código {{Ajuda:Guia Prático/Predefinições}}. Notar que estes métodos devem ser utilizados em casos especiais, e regra geral não devem ser aplicados em artigos da Wikinotícias.

Tipos de predefinições

Quanto à manipulação da informação

Quanto à funcionalidade, as predefinições podem ser classificadas por predefinições estáticas ou predefinições dinâmicas.

  • Predefinições dinâmicas são predefinições um pouco mais complexas que permitem introduzir dados personalizados ao utilizá-las em determinadas páginas. Normalmente este tipo de predefinições são como "modelos" que se podem preencher, de forma semelhante a "formulários" que têm definidos os campos de preenchimento, localização e aparência visual dos mesmos. Ao utilizar essas predefinições numa determinada página, devem ser introduzidos os dados personalizados dessa página. Dessa forma, as páginas que utilizem essas predefinições têm os dados organizados segundo uma determinada estrutura e apresentação. É um exemplo disso a Predefinição:Info país que se utiliza nos artigos da Wikinotícias relativos a países, como em Portugal e Brasil. Outro exemplo, a Predefinição:Info biografia é utilizada em artigos sobre pessoas, como em Albert Einstein e Leonardo da Vinci.

Alguns tipos de predefinições dinâmicas utilizam outros recursos avançados e não têm necessariamente parâmetros opcionais. Por exemplo, a Predefinição:Arquivo histórico que deve ser aplicada apenas em páginas inactivas, normalmente do domínio Wikinews, e nunca no domínio principal (artigos enciclopédicos) detecta se a predefinição foi aplicada numa página do domínio principal e coloca-a na. Outro exemplo, a Predefinição:Discussão que é utilizada nas secções da esplanada e os diversos cafés existentes, mostra informações diferentes consoante a página em que é mostrada.

Tabela de diferença entre predefinições estáticas e predefinições dinâmicas.
Tipo Nome da predefinição (exemplo) Código da predefinição Código a colocar nos artigos É mostrado nos artigos
Estática Predefinição:Albert_Einstein

{| border="1"
|Nome
|Albert Einstein
|-
|Nascimento
|[[1879]]
|}

{{Albert Einstein}}
Nome Albert Einstein
Nascimento 1879
Dinâmica Predefinição:Biografia {| border="1"
|Nome
|{{{nome completo}}}
|-
|Nascimento
|{{{data nascimento}}}
|}
{{Biografia
|nome completo=Albert Einstein
|data nascimento=[[1879]]
}}
Nome Albert Einstein
Nascimento 1879

Nestes exemplos apresentados, a predefinição estática de Albert Einstein não tem qualquer utilidade, pois só seria utilizada numa página, a Albert Einstein. O segundo exemplo pode ser aplicado em muitas páginas, por isso neste caso faz sentido usar uma predefinição dinâmica que serve para todas as páginas sobre biografias.

Quanto à sua função

As predefinições caracterizam-se também em diferentes tipos consoante a sua função:

  • caixas de navegação - auxiliam o leitor a navegar entre artigos do mesmo tema. Notar também que normalmente os artigos estão numa determinada categoria e se pode navegar entre categorias mas ao contrários destas, as caixas de navegação apresentam de forma resumida e prática outros artigos sobre o mesmo tema ou até divididos por subtemas. As caixas de navegação encontram-se normalmente no final das páginas e por vezes no início da página do lado direito caso não haja uma caixa de informação (infobox) nesse local. Exemplos de caixas de navegação: Predefinição:Meses, Predefinição:Páginas por características Predefinição:Peqind Predefinição:Infotabela África
  • predefinições para predefinições - algumas predefinições destinam-se a serem utilizadas em outras predefinições, como a Predefinição:! para contornar problemas técnicos, ou a Predefinição:esotérico (que também pode ser considerada uma caixa de aviso).
  • marcações invisíveis - servem normalmente apenas para colocar o artigo em que a predefinição é usada numa determinada categoria ou para incluir esse artigo nos afluentes da predefinição. Este tipo de predefinições permite facilitar a classificação na manutenção de determinados artigos. Exemplos: Predefinição:Seminterwiki e Predefinição:Semfichatécnica. Apesar destas predefinições poderem ser substituídas por uma categoria, permite no entanto filtrar por domínio as páginas que usem a predefinição. Por exemplo, esta lista mostra onde é utilizada a predefinição no domínio Wikinews.

Criar uma predefinição

Para criar uma predefinição para ser utilizada em artigos enciclopédicos, o título deve ser Predefinição:nome da predefinição no qual deve substituir nome da predefinição pelo nome que quer atribuir à predefinição. Note que, tal como qualquer página da Wikinotícias, não pode haver duas predefinições com o mesmo nome. Para criar uma predefinição também pode usar o campo seguinte, escrevendo o nome da predefinição a seguir ao texto "Predefinição:" (não o retire, caso contrário irá criar uma página no domínio principal como um artigo enciclopédico e não uma predefinição)

Ao criar a predefinição deve escolher um nome suscito mas descritivo, ou seja, se quiser criar uma predefinição sobre obras de Albert Einstein, não deve criar uma predefinição com o nome Predefinição:AE. Se for Predefinição:Albert Einstein é aceitável, sendo preferível um nome mais descritivo como Predefinição:Albert Einstein (obras) ou Predefinição:Obras de Albert Einstein por exemplo. O nome da predefinição é bastante importante por várias razões, assumindo bastante importância no código que é mostrado nas páginas onde é utilizada. Alguém que não conheça essa predefinição pode ter dificuldades em perceber o que significa o código {{AE}} ao contrário de {{Albert Einstein (obras)}} ou {{Obras de Albert Einstein}}.

Criar uma predefinição estática

As predefinições estáticas são as mais fáceis de criar e devem ser utilizadas nos casos em que se quer mostrar as mesma informação em todas as páginas. A melhor forma de criar uma é usar uma predefinição já existente e adaptá-la. Por exemplo, caso a predefinição Predefinição:Guns N' Roses não existisse na Wikinotícias, podia-se copiar o conteúdo da Predefinição:Green Day, adaptando o texto e eventualmente o código da predefinição.

Criar uma predefinição dinâmica

Para criar uma predefinição dinâmica, salvo algumas excepções, é necessário definir os campos opcionais necessários. No entanto, tal como qualquer página da Wikinotícias, pode-se adicionar ou retirar esses campos mais tarde ou até mesmo corrigir eventuais falhas na predefinição que se venham a descobrir.

A parte principal das predefinições dinâmicas são os parâmetros ou campos para introdução de dados au usar a predefinição em artigos. Ao criar a predefinição, os parâmetros devem ser colocados entre 3 chavetas de cada lado: {{{nome do parâmetro}}}, caso contrário, se colocar apenas entre 2 chavetas será interpretada como usar a predefinição com esse nome. O nome dos campos deve ser sucinto mas suficientemente descritivo. Existem algumas restrições quanto ao nome dos parâmetros: não pode conter o símbolo | por exemplo.Predefinição:Carece de fontes

Usar uma predefinição dinâmica

Dependendo da quantidade de parâmetros da predefinição, pode-se colocar o código da predefinição dinâmica de várias formas nos artigos:

Código Descrição
{{Biografia|nome=Albert_Einstein|data_nascimento=[[1879]]}} Utilização numa só linha. Adequado apenas em predefinições com poucos parâmetros.
{{ Biografia | nome = Albert Einstein | data nascimento = [[1879]] }} Exemplo similar ao anterior com separação entre os elementos. O resultado é o mesmo ao visualizar (mas não ao editar) a página.
{{Biografia|
nome=Albert Einstein|
data nascimento=[[1879]]
}}
A localização das barras verticais neste exemplo não é aconselhável, pois poderá ser removido inadvertidamente por outro editor ao editar a página.
{{Biografia
|nome=Albert Einstein
|data nascimento=[[1879]]
}}
Neste caso os campos não estão alinhados, sendo recomendável usar como no exemplo seguinte.
{{Biografia
|nome            = Albert Einstein
|data nascimento = [[1879]]
}}
Utilização recomendada que facilita a organização e a percepção dos parâmetros. Este tipo de utilização é recomendado principalmente em predefinições com muitos parâmetros.

Os exemplos apresentados nesta tabela são todos válidos e funcionais apresentando apenas diferentes modos de apresentação ao editar as páginas onde a predefinição é utilizada.


Interwikis e categorias

Os interwikis e categorias da própria predefinição devem ser colocados dentro de <noinclude></noinclude>. Por exemplo:

 <noinclude>
 [[Categoria:!Predefinições informativas]]

 [[en:Template:Albert Einstein]]
 [[es:Plannila:Albert Einstein]]
 [[vo:Template:Einstein]]
 </noinclude>

Se não o fizer, as categorias e interwikis aparecerão em todos os artigos em que a predefinição for utilizada. Esta marcação especial significa de forma literal "não incluir" quando a predefinição for utilizada em outras páginas.

Substituição

Em certos casos, em vez de utilizar uma predefinição como {{nome da predefinição}} deve-se usar {{subst:nome da predefinição}}. Au fazê-lo, o código da predefinição será gravado na página e a predefinição não terá essa página como afluente. Note que se depois a predefinição for alterada, essa página onde foi usada a substituição não será actualizada. Devido a esse factor, este recurso só deve ser utilizado em certos casos especiais.

Considerações a ter

  • Ao alterar uma predefinição tenha em conta que pode estar a ser utilizada em centenas ou milhares de páginas. Pode averiguar em que páginas é utilizada clicando em "artigos afluentes" do lado esquerdo em "ferramentas" ao visualizar a predefinição. Se não tem a certeza se determinada alteração funciona, recomenda-se copiar o código da predefinição para a Wikinews:Página de testes ou uma página de testes localizada na sua conta de usuário. Caso altere a predefinição, deve utilizar o botão "mostrar previsão" e fazer o mínimo de edições seguidas. Cada alteração que se faça em predefinições obriga os servidores da Fundação Wikimedia a actualizar a cache de todas as páginas em que a predefinição é utilizada ao contrário de uma página "normal" em que só é preciso actualizar a cache dessa página.
  • Se alterar o nome de um campo de uma predefinição existente que seja dinâmica, é necessário alterar o nome desse campo em todas as páginas onde a predefinição é utilizada (artigos afluentes).
  • caixas de informação, infoboxes e caixas de navegação (que se situem no início do artigo) - regra geral, a largura destas predefinições não deve ser superior a 300 pixels. A largura ideal situa-se entre 200 e 250 pixels.
  • caixas de navegação (que se situem no final das páginas) - devem ocupar a largura total.
  • caixa de avisos ou indicações relevantes - ocupam cerca de 80% da largura total. Para este tipo de predefinições deve-se utilizar a formatação especial das classes CSS definida na página MediaWiki:Common.css, na qual dispõe:
código exemplo
class="caixa info"
Texto
class="caixa infodestaque"
Texto
class="caixa aviso"
Texto
class="caixa avisodestaque"
Texto

Ver também