Utilizador:Biel8729/Política dos administradores

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nota: essa subpágina está sendo utilizada para e elaboração da Política de burocratas do Wikinotícias lusófono. O texto e os itens aqui presentes ainda não são definitivos e não foram aprovados pela comunidade, podendo sofrer alterações. Toda ajuda e sugestão é bem-vinda. Por isso, caso queira sugerir alguma modificação, utilize a Página de Discussão.

Green check.svg Esta página contém políticas oficiais do Wikinotícias em Português. Ela foi aceita em consenso entre os editores, é considerada padrão e todos os usuários devem segui-la. Quando for editar esta página, edite em base de um consenso e com cautela. Em caso de dúvida, discuta primeiro na página de discussão. Wikinews-logo-pt.png
Center
Políticas
Política de bloqueio
Política de criação de notícias
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos bots
Política dos estatutos
Pedidos a usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de criação de notícias
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia
Wikinews administrator.png

Os administradores são usuários com "direitos de operador de sistema (sysop)", o que lhes confere acesso a diversas ferramentas administrativas e à gestão de alguns privilégios de usuário.

Os administradores não concentram poder decisório superior ao de outros usuários no que concerne a decisões da comunidade e responsabilidade editorial. Para ser um administrador, o Wikijornalista deve se mostrar digno de confiança, e provar à comunidade do Wikinotícias que possui a devida e correta capacidade temporal e mental para usar essas habilidades especiais no projeto.

O que os administradores são[editar | editar código-fonte]

Os administradores são voluntários encarregados de realizar operações técnicas possibilitadas por recursos de software. O uso do termo "administrador" no Wikinotícias, portanto, não deve ser entendido, nem mesmo por analogia, de acordo com o significado que pode ser atribuído noutras áreas, como, por exemplo, no âmbito jurídico. O acesso restrito que lhes é conferido por estas ferramentas tem por justificativa a proteção do site.

É importante ressaltar que a permissão de administrador não é prescrita a título meritório nem confere um lugar de destaque ou incumbência ao usuário, mas antes envolve a execução de tarefas alusivas à comunidade e ao projeto. Logo, isto não implica qualquer obrigação legal de terceiros, nem responsabilidades comuns na gestão do site e/ou do conteúdo deste projeto — que continua a ser da exclusiva responsabilidade dos autores individuais e, eventualmente, do representante legal.

Os administradores também não devem ser confundidos com os "operadores de sistemas" da Fundação Wikimedia (vide: m:System administrators) nem com o representante designado do site (vide: wmf:Designated agent), uma vez que apenas indicam editores do Wikinotícias a quem foram levantadas restrições de segurança e desempenho a umas quantas funções do software porque pareceram ser dignos de confiança.

Deste modo, a atuação e o poder discricionário dos administradores devem restringir-se às permissões que lhe são inerentes em nível de software

O que os administradores não são[editar | editar código-fonte]

  1. Não são donos da Wikinotícias.
  2. Não são empregados da Wikinotícias.
  3. Não têm autoridade de qualquer tipo, além da que qualquer wikijornalista tem.
  4. Não são responsáveis pela elaboração das normas; as normas da Wikinotícias são escritas entre todos os wikijornalistas, por consenso.
  5. Não são os únicos que podem lutar contra vândalos, consertar erros, e outras tarefas de manutenção. Isso é tarefa de todos os wikijornalistas, sem exceção.
  6. Não são a elite dos wikijornalistas.
  7. Não decidem o que se deve apagar ou não, nem a quem se bloqueia ou não. Isso é definido pela política da Wikinews e pela própria comunidade.
  8. Não têm nenhuma responsabilidade legal, de representação do Wikinews, além da que qualquer wikijornalistas tem.
  9. Não são infalíveis, nem seus atos estabelecem precedentes.
  10. Não têm poder de veto, nem capacidade de decisão maior do que a de qualquer wikijornalistas.

O descumprimento da regra geral de que um administrador não pode se colocar acima das decisões da comunidade é motivo válido para apresentação de um pedido de destituição de cargo em Wikinotícias:Pedidos de administração#Desnomeações do estatuto de administrador.

Permissões gerais[editar | editar código-fonte]

  • Fazer tudo o que fazia antes!
  • Proteger e eliminar páginas.
  • Reverter edições mais facilmente (quando comparar duas edições com dif ou hist, aparecerá o comando reverter).
  • Bloquear usuários.
  • Editar a interface do Wikinotícias em todas as mensagens de sistema. Para padronizar com o Wikinotícias anglófono, antes de qualquer modificação, verifique em todas as mensagens de sistema do Wikinotícias Lusófona.
  • Gestão de privilégios - O gerenciamento dos privilégios é acessível localmente aos administradores, os quais possuem direito e poder de atribuição/remoção sobre estes estatutos, de acordo com as diretrizes vigentes.

Remoção[editar | editar código-fonte]

Assim como os burocratas, os administradores devem zelar pelo bom uso das ferramentas que lhes foram confiadas. Do contrário, abusos reiterados podem ter como consequência a perda do estatuto.

Mau uso das ferramentas administrativas[editar | editar código-fonte]

Se um usuário acreditar que o administrador está fazendo mau uso das ferramentas administrativas, ele pode abrir um pedido de remoção em WN:PDA.

Administradores inativos[editar | editar código-fonte]

Conforme decidido pela comunidade, os administradores perderão automaticamente o acesso se em seis meses não tiverem feito nenhuma ação administrativa (proteger e eliminar páginas, bloquear usuários, conceder estatutos a usuários, entre outros..)

Requisitos[editar | editar código-fonte]

No momento, os requisitos para ser administrador são:

  1. Qualquer um que possua um mínimo de 50 notícias criadas, três meses desde a primeira contribuição e tenha direito ao voto (50 edições no domínio principal e 30 dias de registro) poderá se candidatar
  2. Ser eleito por meio de uma votação em que comunidade aprova o estatuto ao usuário requerente. Este deve ser registrado, além de participar de decisões da comunidade.
  3. Em caso de bots (robôs) deve ser especificado no pedido de aprovação para, assim, o burocrata em questão dar o estatuto.
  4. É bastante recomendado pela comunidade a participação em WN:Redação, pedidos administrativos, participação em ER e outros.

Atuação[editar | editar código-fonte]

Guerras administrativas[editar | editar código-fonte]

Para evitar guerras administrativas, os administradores podem reverter a ação de outro administrador por apenas uma vez, caso você acredite que uma ação feita por outro administrador foi errônea, prefira discutir na redação.

Conflito de interesses[editar | editar código-fonte]

É recomendado que os administradores não usem o estatuto em situações em que estão diretamente envolvidos, porque podem estar agindo sob conflito de interesses.

Pedidos de administração[editar | editar código-fonte]

O prazo mínimo de um pedido de administração [isso também inclui pedidos de desnomeação] é de 7 dias.

Administradores[editar | editar código-fonte]

Lista de administradores

Administradores atuais[editar | editar código-fonte]

Legenda

Estado: Ativo (Ativo), Indisponível / Ocupado (Indisponível), Inativo (Inativo), Anterior (Anterior)


Esta seção lista os administradores do projeto Wikinotícias em português. Ajude a incrementar e atualizar esta lista.


Última atualização: 19-08-2021


Os administradores do Wikinotícias lusófono são neste momento (ordem alfabética):

  1. Indisponível / Ocupado Edu! - (desde 27/06/2020discussãocontribuiçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  2. Ativo Eta Carinae - (desde 13/08/2021discussãocontribuiçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  3. Ativo Grondin - (desde 11/12/2011discussãocontribuiçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições)
  4. Ativo Juan90264 (desde 15/08/2021discussãocontribuiçõesmovimentosbloqueiosproteçõeseliminaçõesgestão de privilégiosfiltro de edições) [concedido temporariamente por 6 meses]

Administradores anteriores[editar | editar código-fonte]

Os seguintes administradores renunciaram ao estatuto de sysop, foram desnomeados pela comunidade ou tiveram as ferramentas por tempo determinado:

  1. Anterior Abmac - (4 de novembro de 2007 - 31 de dezembro de 2007) - pediu a remoção do estatuto (pedido).
  2. Anterior Alchimista - (11 de dezembro de 2011 - 20 de abril de 2017) - estatuto removido por inatividade.
  3. Anterior Alexanderps - (3 de dezembro de 2007 - 4 de dezembro de 2011) - estatuto removido por inatividade.
  4. Anterior AlvaroMolina - (23 de março de 2017 - 22 de setembro de 2019) - estatuto removido automaticamente após expiração de prazo
  5. Anterior Armagedon - (23 de agosto de 2006 - 25 de janeiro de 2009) - pediu a remoção do estatuto. (9 de abril de 2009 - 4 de dezembro de 2011) - estatuto removido por inatividade.
  6. Anterior Brunoy Anastasiya Seryozhenko - (14 de dezembro de 2007 - 5 de fevereiro de 2008) - pediu a remoção do estatuto durante processo de desnomeação (votação).
  7. Anterior Carlosar - (28 de fevereiro de 2005 - 30 de março de 2010 ) - estatuto removido por inatividade.
  8. Anterior DARIO SEVERI - (22 de agosto de 2018 - 3 de agosto de 2021) - estatuto removido conforme consenso da comunidade.
  9. Anterior E2m - (21 de fevereiro de 2005 - 21 de outubro de 2005) - promovido ao estatuto por pedido ao Meta-Wiki.
  10. Anterior Editor D.S - (11 de junho de 2018 - 11 de setembro de 2018) - eleito temporariamente por 3 meses. (11 de setembro de 2018 - 11 de março de 2019) - eleito temporariamente por 6 meses. (21 de março de 2019 - 21 de março de 2020) - estatuto removido automaticamente após expiração de prazo
  11. Anterior Érico - (19 de maio de 2012 - 19 de novembro de 2012) - eleito temporariamente por 6 meses. (28 de março de 2013 - 5 de outubro de 2013) - eleito temporariamente por 6 meses. (24 de outubro de 2013 - 6 de fevereiro de 2014) - pediu a remoção do estatuto.
  12. Anterior Eta Carinae - (23 de novembro de 2019 - 23 de maio de 2020) - estatuto removido automaticamente após expiração de prazo
  13. Anterior Get It - (5 de março de 2005 - 6 de dezembro de 2007) - estatuto removido por inatividade (votação).
  14. Anterior Haomon - (2 de fevereiro de 2007 - 23 de outubro de 2007) - estatuto removido por inatividade (votação).
  15. Anterior Julianortega - (7 de junho de 2006 - 12 de setembro de 2006) - pediu a remoção do estatuto.
  16. Anterior Leonardo José Raimundo - (09 de novembro de 2017 - 9 de agosto de 2021) - estatuto removido conforme consenso.
  17. Anterior Liquet - (12 de março de 201829 de julho de 2020) - estatuto removido por inatividade. (26 de fevereiro de 2021 - 9 de agosto de 2021) - estatuto removido conforme consenso.
  18. Anterior Marcelo Argachoy - (2 de setembro de 2007 - 23 de outubro de 2007) - usuário promovido ilegalmente ao estatuto com o mesmo sendo removido por decisão da comunidade (votação).
  19. Anterior Niedson - (15 de agosto de 2006 - 22 de abril de 2007) - estatuto removido por inatividade (votação)
  20. Anterior Richard Melo da Silva - (14 de setembro de 2009 - 30 de agosto de 2017) - estatuto removido por inatividade (votação).
  21. Anterior Sir Lestaty de Lioncourt - (22 de fevereiro de 2008 - 16 de novembro de 2011) - pediu a remoção do estatuto. (4 de dezembro de 2011 - 28 de fevereiro de 2012) - pediu a remoção do estatuto.
  22. Anterior Slade - (26 de maio de 2006 - 2 de fevereiro de 2007)
  23. Anterior Vini 175 - (22 de fevereiro de 2008 - 4 de dezembro de 2011) - estatuto removido por inatividade.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Abaixo está o cronograma dos administradores, dizendo a faixa tempo em que administraram (para os administradores anteriores), e os atuais administradores:

User:Juan90264User:Eta CarinaeUser:LiquetUser:Edu!User:Eta CarinaeUser:Editor D.SUser:Micael D.User:Leonardo José RaimundoUser:AlvaroMolinaUser:DARIO SEVERIUser:ÉricoUser:ÉricoUser:ÉricoUser:AlchimistaUser:GrondinUser:Richard Melo da SilvaUser:Sir Lestaty de LioncourtUser:Vini 175User:Brunoy Anastasiya SeryozhenkoUser:AlexanderpsUser:AbmacUser:Marcelo ArgachoyUser:HaomonUser:ArmagedonUser:NiedsonUser:JulianortegaUser:SladeUser:Get ItUser:CarlosarUser:E2m