Wikinotícias:Políticas Oficiais/Política Oficial dos Estatutos

Fonte: Wikinotícias
Logotipo do Wikinotícias
Políticas
Política de bloqueio
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos robôs
Política dos estatutos
Pedidos a usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Todos os tutoriais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

A política oficial dos estatutos descreve os requisitos para cada cargo do Wikinotícias, assim como as punições (se houver) a cada um.

Especificações para cada Estatuto

Administrador

Requisitos

No momento, os requisitos para ser administrador são:

  1. Qualquer um que possua um mínimo de 50 notícias criadas, três meses desde a primeira contribuição e tenha direito ao voto (50 edições no domínio principal e 30 dias de registro) poderá se candidatar
  2. Ser eleito por meio de uma votação em que comunidade aprova o estatuto ao usuário requerente. Este deve ser registrado, além de participar de decisões da comunidade.
  3. Em caso de bots (robôs) deve ser especificado no pedido de aprovação para, assim, o burocrata em questão dar o estatuto.
  4. É bastante recomendado pela comunidade a participação em WN:Redação, pedidos administrativos, participação em ER e outros.

Punições

  • Será desnomeado aquele administrador que não usar as ferramentas administrativas para o bem do projeto. Assim como pelo tempo de inatividade será um dos fatores para a desnomeação. Nesses casos, o administrador em questão deve ser avaliado em votação, para o reconhecimento dos stewards da Wikimedia.
  • Será desnecessária a punição nos casos em que o administrador resignou-se voluntariamente, por qualquer motivo que seja.

Burocrata

Requisitos

  • Para ser burocrata, o usuário deve ser administrador, além de que este deve ser indicado por outros membros do projeto. No caso do Wikinotícias, foi aprovado uma emenda que não se necessita da clássica votação de burocratas (por concorrência de vagas), já que não há limite de vagas por enquanto.

Punições

  • A punição prevista nesse caso é para o caso de má utilização das ferramentas burocráticas, como, por exemplo, no caso de um burocrata der o status de administrador à um usuário ativo sem ao menos ter passado por uma votação feita por meio de uma autonomeação e nomeação. Enfim, a punição será uma advertência da comunidade ao burocrata em questão.

CheckUser

Requisitos

Como previstos nas regras da Wikimedia, o usuário tem de ter mais 18 anos, tendo documentos reconhecidos no projeto citado. Este tem de ser burocrata. São eleitos por meio do voto da comunidade, sendo indicados da mesma forma que os burocratas.

Editor

Requisitos

  • Usuários ativos, com mais de 100 edições e 30 notícias criadas, com pelo menos 3 meses de registro e sem bloqueios nos últimos 3 meses (para coincidir mesmo), de forma automática.

Remoção

  • Será removido do grupo dos Editores o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Críticos/Revisores

Requisitos

  • Usuários ativos, com mais de 500 edições e 50 notícias criadas, com pelo menos 5 meses de registro, sem bloqueios nos últimos 3 meses, há pelo menos 2 meses como Editor, após pedido; no caso de burocratas, de forma automática; no caso de administradores, de forma automática, após cumprir as exigências retro.

Remoção

  • Será removido do grupo dos Críticos o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.

Editores de páginas protegidas

Requisitos

  • Usuários ativos, com mais de 500 edições e 50 notícias criadas, com pelo menos 5 meses de registro, sem bloqueios nos últimos 6 meses, há pelo menos 2 meses como Editor e Crítico, após pedido.

Remoção

  • Será removido do grupo dos Editores de páginas protegidas o usuário que ficar inativo por um período de no mínimo 6 meses, podendo ele solicitar a reatribuição a qualquer administrador.