Wikinotícias:Pedidos de administração

Fonte: Wikinotícias



Estou querendo dizer que se tornar Administrador não é uma grande coisa, ou uma grande meta.

Penso que talvez eu vou passar por semi-willy-nilly e fazer um monte de pessoas que foram em torno de algum tempo sysops. Quero dissipar a aura de "autoridade" em torno da posição de sysop. É apenas uma questão técnica que os poderes conferidos aos sysops não são dados para todos.

Eu não gosto do sentimento de que "se tornar Sysop" é um fato especial.

Jimbo Wales em wikimedia.org archive entry, gmane archive entry

Pedidos de administração são pedidos feitos para que um wikijornalista seja feito administrador. Estes pedidos são criados via nomeação.

1° - A Diretriz do Wikinotícias é atribuir o estatuto de Administrador a qualquer editor que contribui por um bom tempo com o projeto, e mostra comprometimento com a missão e objetivo do Wikinotícias em Português, sendo uma pessoa responsável e confiável por parte da comunidade de editores, e que a ajuda a desenvolver como um projeto sólido e organizado.

2° - Qualquer um que possua um mínimo de 50 notícias criadas e dois meses de registro e tenha direito ao voto (50 edições no domínio principal e 30 dias de registro) poderá se candidatar.

3° - Nomeações: na maioria dos casos, um candidato é eleito caso seja indicado por alguém; nomeações devem respeitar as diretrizes estabelecidas nos parágrafos e ;
4° - Autonomeações: qualquer usuário pode se candidatar à função, sem a necessidade de ser indicado por alguém; entretanto, neste caso, o candidato deve estar atento ao que está descrito nos itens e ;
5° - Desnomeações: caso um usuário veja que um Administrador está "abusando de seus privilégios", ele pode fazer aqui um pedido de desnomeação do mesmo (mas desde que o Administrador em questão esteja violando os princípios estabelecidos em Wikinotícias:O que os administradores não são);
6 - Moções de confiança: um Administrador que há muito não exerça as suas funções administrativas, que cometa um erro enquanto Administrador, ou tenha estado inativo no prazo máximo de três meses, pode pedir uma moção de confiança para avaliar se a comunidade ainda deposita confiança nele.

Lembrando: Para se tornar administrador, o candidato deve ter o apoio de 75% da comunidade. O prazo limite para as votações é de sete dias. Se a votação terminar empatada, ou não atingir os 75% que são necessários, um Burocrata ou um Administrador de confiança (no caso da ausência do burocrata) poderá prorrogar a votação por mais sete dias; mas caso a vitória de um candidato seja impossível, o Burocrata ou um Administrador de confiança (no caso da ausência do burocrata) poderá encerrar e arquivar a votação. Em caso de uma nomeação malsucedida, o candidato deverá esperar seis meses antes de fazer uma candidatura, pois, do contrário, a votação será inválida, e o mesmo vale para os candidatos que não têm o direito ao voto.

Nomeações para estatuto de administrador[editar código-fonte]

Siga os seguintes passos

  1. Copie o seguinte texto: {{subst:PA1|nome do usuário}}
  2. Carregue aqui, e coloque o texto acima copiado, no fundo da lista. Altere "nome do usuário" para o nome do usuário a que o pedido de administração se refere.
  3. Carregue no botão para salvar a página.
  4. Copie o seguinte texto em negrito: {{subst:PA2}} e siga a nova ligação a vermelho que acabou de criar no passo anterior. Deverá aparecer uma caixa de edição. Coloque o texto copiado neste passo na caixa de edição e carregue no botão para salvar a página.
  5. Preencha o requerimento com a sua argumentação
  6. Anuncie o requerimento na café dos novatos e altere a Predefinição:Votações.

Candidatos[editar código-fonte]

Nenhum de momento

Autonomeações para estatuto de administrador[editar código-fonte]

Siga os seguintes passos

  1. Copie o seguinte texto: {{subst:PA1|nome do usuário}}
  2. Carregue aqui, e coloque o texto acima copiado, no fundo da lista. Altere "nome do usuário" para o seu nome.
  3. Carregue no botão para salvar a página.
  4. Copie o seguinte texto em negrito: {{subst:PA3}} e siga a nova ligação a vermelho que acabou de criar no passo anterior. Deverá aparecer uma caixa de edição. Coloque o texto copiado neste passo na caixa de edição e carregue no botão para salvar a página.
  5. Preencha o requerimento com a sua argumentação
  6. Anuncie o requerimento na café dos novatos e altere a Predefinição:Votações.

Candidatos[editar código-fonte]

Nenhum de momento

Desnomeações do estatuto de administrador[editar código-fonte]

Esta seção inclui pedidos de desnomeação feitos por usuários registrados, que apresentam a proposta para ser apreciada pela comunidade. (Antes de propor a desnomeação favor verificar se seu pedido obedece as políticas internas para tal, para que a consulta/votação possa ser realizada)

Pedidos de desnomeações[editar código-fonte]

Nenhum de momento

Moções de confiança[editar código-fonte]

Esta secção inclui arquivos dos pedidos de moções de confiança (também denominado de renomeações) feitos por usuários, que sendo já administradores, quiseram ver a sua posição reapreciada pela comunidade ou porque vão se ausentar da Wikinotícias por muito tempo e desejam que a comunidade avalie a sua situação.

O resultado da votação não tem poder decisório, cabendo unicamente ao solicitante a tomada final da decisão. Não existe um tempo definido para o encerramento desta votação.

Siga os seguintes passos

  1. Copie o seguinte texto: {{subst:PA5|nome do usuário}}
  2. Carregue aqui, e coloque o texto acima copiado, no fundo da lista. Altere "nome do usuário" para o seu nome.
  3. Carregue no botão para salvar a página.

Aviso. Para mais detalhes sobre Moção de confiança vá até a página Wikinotícias:Pedidos de administração/Moção de confiança.

  1. Copie o seguinte texto em negrito: {{subst:PA6}} e siga a nova ligação a vermelho que acabou de criar no passo anterior. Deverá aparecer uma caixa de edição. Coloque o texto copiado neste passo na caixa de edição e carregue no botão para salvar a página.
  2. Preencha o requerimento com a sua argumentação
  3. Anuncie o pedido no café dos novatos e altere a Predefinição:Votações.

Arquivamento das votações[editar código-fonte]

Obs.: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Encerradas as votações para administrador, seguir o roteiro:

  • Se a eleição for bem sucedida,
Colocar no topo da página:

{{Wikinotícias:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Cabeçalho|bem-sucedido}}

Colocar no rodapé da página:

{{Wikinotícias:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Rodapé}}

  • Se a eleição for mal sucedida, cancelada ou inválida,
Colocar no topo da página:

{{Wikinotícias:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Cabeçalho|mal-sucedido}}

Colocar no rodapé da página:

{{Wikinotícias:Pedidos de administração/Eleições concluídas/Rodapé}}

Ir abaixo na seção Ver também abaixo e incluir na página do ano, a votação realizada, inserindo na seção apropriada: Eleições concluídas, Eleições sem sucesso ou Eleições inválidas, usando o seguinte gabarito:

====[[Wikinotícias:Pedidos de administração/nnnnn|nnnnn]]====

0 votos a favor, 0 votos contra, 0 abstenções.

Em eleições canceladas usar no topo da página a predefinição {{subst:PA4}} para indicar o motivo e quem cancelou a votação.

Reeleição[editar código-fonte]

No caso do usuário ter anteriormente participado de uma eleição, deve-se mover a eleição antiga para Wikinotícias:Pedidos de administração/nnnnn/1 , ou /2 , etc. e colocar o redirecionamento para apagar, caso não seja administrador. Sendo administrador, apague o redirecionamento, para que as predefinições usadas para criar a votação possam funcionar a contento.