Sinal de TV analógica é desligada no interior dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2018
Os sinais de TVs analógicas no interior dos dois estados brasileiros foram desligados ontem à noite na quarta-feira (28), nas regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez na história do desligamento dos sinais analógicos (transição analógica ao digital), o desligamento não inclui as capitais brasileiras, que foi concluída na noite do dia 30 de outubro, quando foram desligados todos os sinais analógicos nas capitais de Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS), além do interior do Ceará. Com o desligamento das três capitais que restaram, iniciado em 2015, todas as 26 capitais e a capital federal Brasília estão em formato digital. O Distrito Federal (onde se localiza a capital Brasília) é a única Unidade Federativa (UF) a contar o território só com formato digital.
Com o desligamento do sinal analógico, a programação das emissoras de TVs abertas regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul ficam disponíveis somente no formato digital. As emissoras nos quatro estados deverão apresentar na tela, durante 30 dias (até 28 de dezembro), informação ao telespectador sobre o fim das transmissões analógicas, quando saem do ar em definitivo. Anteriormente, estavam incluídas os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas foram adiadas para dia 13 de dezembro, devido a baixa porcentagem de população que tem televisores com sinal analógico e a tubo.
Os desligamentos dos sinais no interior dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul foram confirmados pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) após diversas pesquisas do Ibope Inteligência verificar que ultrapassou 90% dos domicílios dessas regiões já contavam com sinal digital. Para o desligamento do sinal analógico, é necessário que o percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima (93%) ou para baixo (87%).
Os beneficiários do programa Bolsa Família e de Programas Sociais do Governo têm direito a receber um kit gratuito (antena, conversor e controle remoto) para adquirir o produto basta acessar o site e agendar a retirada do kit. Eles continuarão a ser distribuídos por até 45 dias após o término do sinal analógico.
Cidades
Oeste do Paraná
Alto Paraíso, Alto Piquiri, Amaporã, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Araruna, Assaí, Assis Chateaubriand, Astorga, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Braganei, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Califórnia, Cambé, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Corbélia, Cornélio Procópio, Corumbataí do Sul, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Diamante D’Oeste, Douradina, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Entre Rios do Oeste, Fenix, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Guairaçá, Guaporema, Ibema, Ibiporã, Iguaraçu, Indianópolis, Iporã, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Itambé, Ivaté, Ivatuba, Jandaia do Sul, Japurá, Jataizinho, Jesuítas, Jussara, Leópolis, Londrina, Luiziana, Mandaguaçu, Mandaguari, Maria Helena, Marialva, Marilândia do Sul, Mariluz, Maringá, Maripá, Marumbi, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Mercedes, Mirador, Missal, Moreira Sales, Munhoz de Melo, Nova Aliança do Ivaí, Nova América da Colina, Nova Aurora, Nova Esperança, Nova Olímpia, Nova Santa Bárbara, Nova Santa Rosa, Novo Itacolomi, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Paranavaí, Pato Bragado, Peabiru, Perobal, Pérola, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Quatro Pontes, Ramilândia, Rancho Alegre, Rolândia, Rondon, Sabáudia, Santa Cecília do Pavão, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São Jerônimo da Serra, São Jorge do Ivaí, São José das Palmeiras, São Manoel do Paraná, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, São Tomé, Sarandi, Serranópolis do Iguaçu, Sertaneja, Sertanópolis, Tamboara, Tapejara, Terra Rica, Toledo, Tuneiras do Oeste, Tupãssi, Umuarama, Uniflor, Uraí, Vera Cruz do Oeste e Xambrê.
Sul do Rio Grande do Sul
Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícias Relacionadas
- "Sinal analógico é desligado em três capitais e no interior do Ceará", Wikinotícias, 1 de novembro de 2018.
- "Há 10 anos, iniciava primeira transmissão da multiprogramação da TV digital no Brasil", Wikinotícias, 20 de outubro de 2018.
- "Ouvidoria da Anatel elogia processo de implantação da TV digital no Brasil", Wikinotícias, 12 de março de 2018.
- "Sinal analógico de TV é desligado em Goiânia e mais 28 municípios", Wikinotícias, 21 de junho de 2017.
- "Telespectadores do DF deixam de ter sinal analógico de TV a partir de amanhã", Wikinotícias, 17 de novembro de 2016.
- "Sinal analógico de TV deve ser desligado esta semana no Distrito Federal", Wikinotícias, 13 de novembro de 2016.
- "Migração para TV Digital: 90 mil conversores ainda podem ser distribuídos no DF", Wikinotícias, 26 de outubro de 2016.
- "Emissoras terão mais prazo para desligar sinal analógico de TV no DF e Entorno", Wikinotícias, 25 de outubro de 2016.
- "Sinal analógico de TV terrestre começa a ser desligado em Rio Verde", Wikinotícias, 15 de fevereiro de 2016.
- "Desligamento do sinal analógico de televisão terrestre é adiado novamente no Brasil", Wikinotícias, 28 de janeiro de 2016.
- "Município de Goiás terá sinal de TV analógica desligado em novembro", Wikinotícias, 29 de agosto de 2015.
- "Empresa de Taiwan lança conversor “popular” para TV digital", Wikinotícias, 15 de julho de 2008.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Luciano Nascimento. Sinal analógico será desligado amanhã no interior do PR, RS, RJ e SP— Agência Brasil, 27 de novembro de 2018, às 16h17min
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|