Sinal analógico é desligado em três capitais e no interior do Ceará

Fonte: Wikinotícias

1 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os sinais de TVs analógicas em três capitais brasileiras e no interior do Ceará foram desligados ontem na noite de quarta-feira (31) nas regiões das cidades de Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Rio Branco (AC), Crato (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sobral (CE).

O desligamento acontece nas seguintes cidades do Acre (Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard), de Rondônia (Boa Vista e Cantá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Terenos) e no Ceará (Barbalha, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha).

Com o desligamento do sinal analógico, a programação das emissoras de TVs abertas nas regiões ficam disponíveis somente no formato digital. As emissoras deverão apresentar na tela, durante 30 dias (até 30 de novembro), informação ao telespectador sobre o fim das transmissões analógicas.

Os desligamentos dos sinais nas três capitais e no interior foi confirmado pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) após diversas pesquisas do Ibope Inteligência verificar que ultrapassou 90% dos domicílios dessas regiões já contavam com sinal digital.

Para o desligamento do sinal analógico, é necessário que o percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, considerando uma margem de erro de três pontos percentuais para cima (93%) ou para baixo (87%).

Os beneficiários do programa Bolsa Família e de Programas Sociais do Governo têm direito a receber um kit gratuito (antena, conversor e controle remoto) para adquirir o produto basta acessar o site e agendar a retirada do kit. Eles continuarão a ser distribuídos por até 45 dias após o término do sinal analógico.

As capitais de Rio Branco, Boa Vista e Campo Grande eram as únicas três capitais brasileiras que mantinham seus sinais analógicos e digitais simultâneos, que estavam sendo desligados aos poucos desde 2016, embora tenham iniciado entre 2007 a 2009. Com o desligamento do analógico das três capitais, se juntam com Brasília outras 23 capitais brasileiras que só transmitem sinal digital.

Notícias Relacionadas

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.

Fontes