Nyusi aceita dialogar com Dhlakama sem condições prévias
Armando Guebuza critica presidente da RENAMO.
3 de fevereiro de 2015
O Presidente de Moçambique manifestou a sua disponibilidade para dialogar com Afonso Dhlakama com o objectivo de preservar a paz no país, mas sem condições prévias.
Filipe Nyusi fez estas declarações hoje, 3, à margem da cerimónia qua assinalou o 46º aniversário do assassinato do fundador e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Eduardo Mondlane.
Filipe Nyusi reagia assim aos constantes discursos do presidente da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) nos comícios que vem realizando e nos quais tem ameaçado criar uma região autónoma no centro do país. Antes, Afonso Dhlakama tinha proposto a criação de um Governo de gestão.
Quem também reagiu às recentes propostas de Dhlakama foi o antigo presidente Armando Guebuza, para quem os pronunciamentos do presidente da RENAMO são desastrosos. “Enquanto todo o povo fala em construção e procura tentar resolver os problemas provocados pelas calamidades, ele insiste num discurso destrutivo", afirmou Guebuza, à margem da cerimónia do Dia dos Heróis, em Maputo.
Notícias Relacionadas
- ""Ameaça de Dhlakama é séria mas Nyusi pode impedi-la", dizem analistas moçambicanos", Wikinotícias, 19 de janeiro de 2015.
- "FRELIMO rejeita proposta de Governo de gestão da RENAMO", Wikinotícias, 20 de janeiro de 2015.
- "Juristas moçambicanos avisam que RENAMO pode provocar crise constitucional", Wikinotícias, 20 de janeiro de 2015.
- ""Há sectores interessados nesta crise política" em Moçambique, diz Raúl Domingos", Wikinotícias, 21 de janeiro de 2015.
- "Termina encontro entre Dhlakama e mediadores em Quelimane, Moçambique", Wikinotícias, 22 de janeiro de 2015.
- "Mediadores e Afonso Dhlakama não discutiram proposta de Governo de gestão", Wikinotícias, 23 de janeiro de 2015.
- ""Regiões autónomas implicam negociações sérias", diz analista moçambicano", Wikinotícias, 27 de janeiro de 2015.
- "Simango responsabiliza Conselho Constitucional por eventual conflito em Moçambique", Wikinotícias, 28 de janeiro de 2015.
- "Simango defende combate político dentro do marco da Constituição", Wikinotícias, 29 de janeiro de 2015.
- "Dhlakama reitera ser contra os resultados das eleições gerais", Wikinotícias, 2 de fevereiro de 2015.
Fonte
- VOA Português. Nyusi aceita dialogar com Dhlakama sem condições prévias Voz da América, 3 de fevereiro de 2015, 17:06.
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |