China bloqueia o acesso da Wikipédia em todos os idiomas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Logo da Wikipédia com a bandeira chinesa.
Wikimedia Foundation headquarters
Histórias Relatadas
Mais informação na Wikimedia Foundation
Wikipedianos chineses em 2010.
Foto: smartneddy/Wikimedia Commons.

15 de maio de 2019

Wikipédia em chinês.
Foto: A2569875/Wikimedia Commons.

Na China, o acesso de todas as versões linguísticas da Wikipédia está bloqueado. O acesso à versão chinesa já estava bloqueada desde 2015 e agora a Wikipédia não pode mais ser lida às linguas mais faladas no mundo, como em inglês, em espanhol, em francês, em holandês, em alemão, em russo, em árabe e entre outros idiomas em conjunto, existem cerca de trezentas versões linguísticas. Até a língua portuguesa foi bloqueada, falada por cerca de 240 milhões de pessoas em oito países, cujo o idioma é o mais falado no hemisfério sul, mais do que o espanhol, francês e inglês.

Wikipedianos em Pequim reunidos no Ano Novo em 31 de dezembro de 2018.

O anúncio foi feito pelos representantes do projeto lançado pela organização sem fins lucrativos Tor Project, «Observatório Aberto da Interferência de Rede» (Open Observatory of Network Interference, OONI). O relatório OONI relata que os domínios da Wikipédia estão bloqueados por introdução na DNS.[1]

Após analisarem a implementação do teste OONI Probe DNS, os especialistas concluíram que as restrições são voltadas para o subdomínio (prefixo de idioma) da wikipedia.org. Esses endereços são: *.wikipedia.org (por exemplo, zh.wikipedia.org, pt.wikipedia.org/, ru.wikipedia.org/). No entanto, ao mesmo tempo, as fechaduras não afetam outros recursos da Wikimedia além da Wikinotícia em chinês. Isso significa que as wikinotícias em russo ou em português provavelmente, podem serem editados na China.

No relatório do projeto, os testes mostraram além dessa filtragem, a SNI é usada, o que dificulta o acesso dos usuários. Os pesquisadores do OONI, resumindo, sugeriram que o uso de criptografia DNS (por exemplo, DNS via HTTPS) e SNI (ESNI) é capaz de contornar os obstáculos do bloqueio chinês, mas o ESNI não tem suporte atualmente pela Wikimedia, embora seja prometida a ser incluída.

Os sites já estavam protegidos da China continental em 23 de abril. Em That's Mag, afirmou que naquele dia, a Wikipedia foi derrubada.[2] Alguém no Reddit postou um tópico dois dias depois que artigos da Wikipédia já são "sites bloqueados na China continental", em que afirma que seria um bloqueio de todas as línguas da Wikipédia.[3] Um voluntário da Wikipédia em chinês fez uma atualização no artigo do dia 24 de abril com a legenda (traduzida): "Depois da Turquia e da Venezuela, a China está bloqueando todas as edições da Wikipedia.", numa postagem de protesto.[4]

Ontem, a Wikimedia Foundation confirmou o bloqueio à BBC; no entanto, a organização não recebeu nenhuma notificação oficial das autoridades chinesas. Enquanto isso, a grande mídia mundial está informando sobre o bloqueio pela China. Testes no GreatFire.org também mostram que o bloqueio começou em 23 de abril.

In late April, the Wikimedia Foundation determined that Wikipedia was no longer accessible in China. After closely analysing our internal traffic reports, we can confirm that Wikipedia is currently blocked across all language versions.
(No final de abril, a Wikimedia Foundation determinou que a Wikipedia não estava mais acessível na China. Depois de analisarmos detalhadamente nossos relatórios de tráfego interna, podemos confirmar que a Wikipédia está atualmente bloqueada em todas as versões dos idiomas.)

Wikimedia Foundation

A Wikipedia está agora na companhia de outras mídias ocidentais, como Google, Facebook, Pinterest, YouTube, Twitter e WhatsApp e LinkedIn. Eles também não podem mais ser consultados por cidadãos chineses. Cidadãos chineses não podem encontrar tópicos como direitos humanos ou Tibete na internet. O bloqueio que entrou em vigor na Wikipedia ocorre mais de um mês antes do aniversário de 30 anos do protesto de Tiananmen, que se terminou violento em Pequim no dia 4 de junho de 1989. Além disso, maio é dominado pelo aniversário de 100 anos da fundação do Movimento Quatro de Maio. Além disso, será comemorado ainda este ano que a República Popular da China foi fundada há 70 anos (em 1º de outubro).

A tendência de restringir a censura na Internet neste país está em constante deterioração. De acordo com o relatório da Freedom House, o nível mais baixo de liberdade na Internet está na China. No ano passado, devido à lei de segurança cibernética, 3.000 sites foram bloqueados. A Wikipedia está bloqueada em outros países: Em 2017, foi feito na Turquia e nos primeiros dias de 2019, as tentativas são feitas periodicamente na Venezuela.

Notícias Relacionadas[editar]

Referências[editar]

  1. Ligação a um site em inglês Open Culture Foundation (OCF), Sukhbir Singh (Open Web Fellow, Mozilla Foundation), Arturo Filastò (OONI), Maria Xynou (OONI). China is now blocking all language editions of WikipediaI You Port, 4 de maio de 2019
  2. Ligação a um site em inglês Ryan Gandolfo. Wikipedia Currently Down in ChinaThat's Mag, 23 de maio de 2019
  3. Ligação a um site em inglês . English wikipedia blocked in Mainland China since April 23, 2019Reddit, 25 de abril de 2019
  4. Wikipedia, Websites blocked in mainland China, 24 de abril de 2019

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati