Versão da Wikinotícias em chinês é bloqueado na China

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Logo da Wikinotícias em chinês.
Ficheiro: Copyright: Fundação Wikimedia.

16 de janeiro de 2009

China — A Wikinews (versão na língua inglesa da Wikinotícias) tem conhecimento desde o último sábado dia 10, de que o acesso aos chineses do site Wikinotícias em Chinês foi bloqueado na China. A Wikinews pôde ainda confirmar que a versão do site em Inglês ainda está disponível na China.

Usuários que utilizam o site de rede social Twitter haviam relatado que o site foi "bloque(ado) [sic] hoje pelo continente" chinês. Outros, escreveram para a Wikimedia Foundation, que afirmam também que a versão em chinês do Wikinews é bloqueado nas principais cidades chinesas, como Pequim.

O motivo pelo bloqueio ainda não é conhecido. Wikinews contatou o governo chinês para fazer a declaração, mas até agora não houve resposta.

O governo chinês já bloqueou a popular enciclopédia online Wikipédia, mas mais tarde, em julho de 2008, o governo começou a permitir aos utilizadores o acesso ao site durante as Olimpíadas de 2008. A versão chinesa da Wikipédia foi bloqueada novamente, em seguida, depois que os jogos acabaram.

Wikipedia anteriormente tinha sido bloqueada por mais de um ano, entre 2004 a 2005, voltou menos de um mês depois. Em novembro de 2006, o site foi desbloqueado. O governo chinês, em seguida, voltou a bloquear apenas um mês depois. O bloqueio foi uma tentativa de conter informações relativas a temas sensíveis na China, como o Tibete e Taiwan. O governo chinês tem uma política ativa de bloquear sites que consideram nocivos.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati