"Mortes em 2024" foi o artigo mais acessado na Wikipédia em inglês em 2024; artigos políticos também se destacaram
11 de dezembro de 2024
As pessoas gastaram cerca de 2,4 bilhões de horas - quase 275.000 anos - lendo a Wikipédia em inglês em 2024, de acordo com dados da Wikimedia Foundation. Durante essas longas horas, os editores voluntários da Wikipédia em inglês continuaram atualizando o site: quase 3,5 bilhões de bytes de informações foram adicionados este ano por meio de mais de 31 milhões de edições.
O artigo mais popular de 2024 na Wikipédia em inglês pertence a um tópico que esteve no topo dos artigos mais lidos cinco vezes desde que a Fundação Wikimédia começou a compartilhar essas listas em 2015: “Mortes em 2024”. Na verdade, nesse período, nunca ficou abaixo do terceiro lugar.
Os editores voluntários da Wikipédia atualizam este artigo quando encontram obituários publicados que saem após a morte de indivíduos notáveis - especificamente, “notáveis” de acordo com a definição da Wikipédia. Com oito bilhões de pessoas no mundo, há um grande número de mortes notáveis para atualizar a página a cada dia. Uma dessas mortes foi a de Liam Payne, cujo próprio artigo atingiu a posição 25 após sua morte prematura.
De forma geral, política, esportes e filmes lideram os 25 artigos mais lidos, cabendo um destaque também para o artigo "Lyle e Erik Menendez", que ficou em 4º lugar e que descreve o assassinato dos pais pelos irmãos.
Artigos políticos também se destacaram
Três dos cinco artigos mais lidos têm a ver com a política dos Estados Unidos:
2º - Kamala Harris
3º - Eleição presidencial dos Estados Unidos de 2024
5º - Donald Trump
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Announcing English Wikipedia’s most popular articles of 2024 — Wikimedia Foundation, 3 de dezembro de 2024 Conforme aviso no rodapé do portal Wikimedia Foundation, "exceto onde indicado de outra forma, o conteúdo deste site é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International", que permite copiar, transformar e redistribuir o conteúdo.