Utilizador:Editor D.S/Política de burocratas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Nota: essa subpágina está sendo utilizada para e elaboração da Política de burocratas do Wikinotícias lusófono. O texto e os itens aqui presentes ainda não são definitivos e não foram aprovados pela comunidade, podendo sofrer alterações. Toda ajuda e sugestão é bem-vinda. Por isso, caso queira sugerir alguma modificação, utilize a Página de Discussão.

Center
Políticas
Política de bloqueio
Política de criação de notícias
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos bots
Política dos estatutos
Pedidos à usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de criação de notícias
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

Os burocratas são usuários com acesso à interface de gestão de privilégios. Da mesma forma que os administradores, os burocratas devem zelar pelo bom uso das ferramentas que lhes foram confiadas. Do contrário, abusos reiterados podem ter como consequência a perda do estatuto, conforme descrito na nossa Política Oficial dos Estatutos.

Usuários que desejarem ter acesso a esse grupo deverão abrir um pedido em uma subpágina como o exemplo a seguir:

  • Wikinotícias:Pedidos de burocrata/janeiro de 2019

Obs: você deve colocar o mês e ano atuais na hora em que for criar essa subpágina.

Permissões[editar]

Os usuários deste grupo possuem permissão para gerenciar os privilégios de usuários autoconfirmados, criadores de contas, críticos, administradores, administradores da interface, Burocratas e Robôs. O gerenciamento desses grupos deve estar em conformidade com as Políticas Oficiais do Wikinotícias.

Atualmente os burocratas do Wikinotícias não possuem permissão para remover utilizadores dos grupos dos administradores e burocratas, sendo que apenas consegue adicioná-los a esses grupos. Sendo assim, caso o estatuto de administrador ou de burocrata tenha que ser removido de determinado usuário (seja devido a um pedido de remoção ou inatividade), deve ser aberto um pedido aos Stewards na página Steward requests/Permissions. Também não estão mais habilitados a gerenciar estatutos que concedem acesso a informações privadas, como o de CheckUser e Oversight, permissões essas gerenciadas apenas pelos Stewards.

O que os burocratas não são[editar]

  • Os burocratas não são os editores-chefes, os donos ou a elite do Wikinews. Eles são, assim como todos, voluntários com os mesmos direitos de qualquer usuário.
  • Não possuem um "cargo" e nem pertencem a um nível hierárquico dentro do Wikinews.
  • Não são responsáveis pela elaboração das normas; as normas da Wikinotícias são escritas entre todos os wikijornalistas, por consenso.
  • Não são infalíveis, nem seus atos estabelecem precedentes
  • Não têm nenhuma responsabilidade legal, de representação do Wikinews, além da que qualquer wikijornalistas tem.
  • Não têm autoridade de qualquer tipo, além da que qualquer wikijornalista tem.

Burocratas inativos[editar]

Os burocratas que ficarem completamente inativos por pelo menos 1 ano (sem edições ou outras ações registradas) podem ter suas permissões burocráticas removidas. O burocrata deve ser contatado em sua página de discussão do usuário e via e-mail um mês antes da remoção das permissões e novamente alguns dias antes da remoção ser efetuada. Se um burocrata que perdeu o estatuto retornar ao Wikinotícias, ele poderá solicitar a restauração das permissões na página Wikinotícias:Pedidos a burocratas, desde que não esteja inativo por três anos consecutivos.