Wikinotícias:Supressores

Fonte: Wikinotícias
(Redirecionado de Wikinotícias:Supervisores)

Supressão ou supervisão (em inglês: oversight) é a ocultação de conteúdo, nomes de usuários em históricos de edição e registros, ou partes de registros individuais. O acesso é permitido a supressores (oversight ou "stewards"). A informação suprimida pode ser vista e restaurada apenas por supervisores.

"Supressão" e "supervisão" são muitas vezes usados alternadamente; "supervisão" é derivado da extensão de supervisão anterior, que está sendo depreciada em favor da ferramenta de supressão mais flexível no MediaWiki.

Uso[editar código-fonte]

É permitido o uso desta ferramenta em quatro casos:

  1. Remoção de informação pessoal não pública como números de telefone, endereços residenciais, locais de trabalho ou identificações de indivíduos anônimos ou pseudônimos que não tornaram pública sua identidade, ou de pessoas públicas que não tornaram pública aquela informação pessoal.
  2. Remoção de informação potencialmente difamatória tanto a) por recomendação do conselho da Wikimedia quanto b) quando o caso é evidente e não há razão editorial para manter o conteúdo.
  3. Remoção de violação de direitos de autor por recomendação do conselho da Wikimedia.
  4. Ocultação de nomes claramente ofensivos em listas e registros automáticos, em que isso não compromete o histórico de edição. Um claro ataque é aquele obviamente feito com a intenção de denegrir, ameaçar, difamar, insultar, ou assediar alguém.

Supressores devem geralmente efetuar supressão local quando eles estiverem disponíveis. Comissários (stewards) podem efetuar supressão local em emergências ou se não houver supressores locais (veja detalhes de contato).

Sobre[editar código-fonte]

A ferramenta de supressão

Inicialmente, uma extensão MediaWiki chamada Supervisão (Oversight em inglês) foi usada. Já que isso requeria acesso ao banco de dados para desfazer ações, um sistema mais complexo foi escrito como parte do código do núcleo MediaWiki para substituir a extensão de supervisão (Oversight). Este software é chamado de RevisionDelete e tem substituído a antiga extensão de supervisão até agora.

Supressão é um registro oculto, visível apenas para supressores e comissários através de Especial:Registro/suppress. Os registros aparecem desta forma:

A primeira ação é uma supressão de conteúdo, do sumário de edição e do nome de usuário de uma revisão (esconder qualquer combinação desses três é possível). A segunda oculta uma entrada de registro (suprimir qualquer combinação da ação, comentário e nome do registro é possível). O terceiro tipo de ação de supressão é geralmente referido como hideuser, já que ele esconde um nome de usuário de todas as listas públicas (ex.: Especial:Lista de usuários, histórico de página, registros). Entretanto, o nome não é automaticamente ocultado de sumários de edição, por exemplo em casos em que as edições do usuário foram revertidas.

Acesso[editar código-fonte]

Nota: Esta seção apenas descreve a prática de comissário e a resolução sobre o acesso à informação não pública. O estatuto de supressor é concedido por comissários.

Supressores e comissários devem ter pelo menos 18 anos de idade, ter maioridade em seu local de residência e assinar o termo de confidencialidade para informações privadas da Wikimedia. Eles devem estar familiarizados com a política de privacidade.

Stewards possuem acesso de supressor em todas as wikis e um pequeno número de editores listados aqui possui acesso em wikis separadamente. Em qualquer wiki, deve haver pelo menos dois supressores ou nenhum. Isso é determinado para que eles possam estabelecer controle mútuo e confirmar suas ações. Se apenas um supressor permanece numa wiki (geralmente quando o outro se torna inativo ou perde as ferramentas), a comunidade deve escolher um novo supressor imediatamente ou desnomear o supressor restante.

Há um canal privado no IRC (#wikimedia-privacy) ao qual todos os comissários e supressores que usam o IRC podem ter acesso. Entre em contato com qualquer membro do canal para ter acesso; um administrador do canal permitirá o acesso permanente. Peça a um comissário se precisar de ajuda sobre o acesso.

Ligações externas[editar código-fonte]