Terremoto de 6,9 graus alerta a Indonésia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O tsunami de dezembro de 2004 devastou Sumatra, na Indonésia

19 de fevereiro de 2005

Um terremoto de 6,9 graus (escala Richter) atingiu a região de Sulawesi, na manhã de sábado (horário local), leste da Indonésia. O terremoto deixou em pânico as zonas litorâneas e os moradores refugiaram-se em locais altos para protegerem-se de um possível tsunami.

A possibilidade de outro tsunami deixou os moradores em alerta, já que Rachmat Triono, da Agência Meteorológica e Geofísica da Indonésia, disse que "um tsunami era uma situação possível".

O epicentro do terremoto foi 33 quilômetros abaixo do Mar Flores, 70 quilômetros a sudoeste da Ilha de Buton. Triono também disse que o abalo fez com que as águas subissem de três a quatro metros na Ilha de Buton, mas não se sabe se atingiu a ilha.

Não sabe-se quantas pessoas vivem na ilha, mas os moradores, principalmente mulheres e crianças, choravam ao refugiarem-se em um antigo palácio. Originalmente, o Geological Survey dos Estados Unidos da América mediu 6,5 graus.

A Agência Meteorológica e Geofísica da Indonésia disse que um terremoto nesta escala de 6,9 graus pode causar muitas mortes, destruição e inclusive tsunamis. O terremoto ocorreu às 8 horas da manhã do sábado (meia-noite UTC). Ainda não se sabe sobre as vítimas.

Referências