Wikinotícias:Recursos

Fonte: Wikinotícias

O Wikinotícias possui diveros recursos/ferramentas que visam facilitar as ações de utilizadores conforme as políticas do projeto. Esta página visa também exibir padrões estabelecidos pela comunidade para maior acessibilidade.

O Wikinotícias disponibiliza uma lista de sites de notícias que possuem licença compatível com a do projeto. Ou seja, os autores permitem que o conteúdo seja copiado e distribuído. Você também pode adicionar novas páginas a lista!

Além disso, diversas notícias do projeto possuem imagens e/ou vídeos. Por padrão, as categorias apresentam o ícone Commons que direciona a uma galeria de arquivos. Em casos de correções de imagens ou falta veja outros recursos gráficos.

Já o projeto Wikinotícias:Rádio visa transformar notícias em arquivos de áudio, possibilitando o acesso de deficientes visuais e analfabetos. As páginas também podem ser transformadas em arquivos .pdf e serem impressas.

Exemplos
Nome Descrição Uso
Reversão e avisos Exibe diversos avisos para usuários ao reverter uma edição Marque a opção em suas preferências e salve
Sumário Adiciona um sumário padrão ("criando", "comentando") Adicione importScript('Wikinotícias:Recursos/sumário.js'); em seu monobook.js
FastButtons Exibe diversas marcações no topo das páginas Marque a opção em suas preferências e salve
Seis abas Adiciona links extras no topo das páginas Adicione importScript('Wikinotícias:Recursos/seis abas.js'); em seu monobook.js
Mensagem em massa Envia avisos para todos os usuários listados Informe na página de discussão corresponde ou a algum administrador

Os scripts e gadgets oferecem automatização de ações no Wikinotícias. Eles podem ser habilitados em suas preferências e em alguns casos devem ser adicionados em sua subpágina de JavaScript.

Os gadgets existentes são listados em Especial:Gadgets. Você assume total responsabilidade por qualquer ação que execute usando esse recurso.

Você também pode propôr novos gadgets! Eles devem ser compatíveis com a maioria dos navegadores (as exceções devem ser informadas claramente). Os gadgets que funcionam apenas em alguns temas do MediaWiki devem ser informados também.

Desde outubro de 2015, estão disponíveis estatísticas de utilização em Especial:GadgetUsage.

Acessibilidade[editar código-fonte]

Em geral, as notícias devem utilizar o código wiki ao invés de elementos HTML. Não use <i> e <b> para formatar o texto; é preferível a utilização de '' e '''. Claro que há exceções.

O Wikinotícias pode ser acessado através de celulares ou outros dispositivos capazes de acessar a internet móvel. O endereço é pt.m.wikinews.org. Por isso, as imagens devem possuir um tamanho acessível para telas menores e uma legenda.

Para editores cadastrados, existe a opção de deixar as páginas do Wikinotícias com fundo preto e letras verdes. Para ativar, basta acessar Preferências>Gadgets, selecionar a caixa ⧼gadget-blackskin⧽ e clicar no botão Gravar. Após o procedimento deve-se atualizar a cachê do navegador.

  • RSS — Mantenha-se atualizado sobre as notícias na internet com esta poderosa ferramenta.