Utilizador Discussão:João Felipe C.S

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem-vindo à minha Página de Discussões!
Deixe sua Mensagem! Obrigado!

segunda-feira
16
setembro
22h06min UTC
Índice


   Bem-vindo(a) ao Wikinotícias, João Felipe C.S! English language.svg  For other languages, consider using Wikinews:Babel

Obrigado por participar do Wikinotícias. Aqui temos alguns itens que te podem ajudar em sua colaboração:


Qualquer dúvida podes deixar uma mensagem na Redação ou em minha página de discussão, não se esquecendo de assinar com 4 tis (~~~~).

  • Esperamos contar com a sua valiosa colaboração! --Slade@ 03:29, 28 julho 2006 (UTC)

Copyright[editar]

Olá João. Em Baixa umidade no Brasil você realizou cópia integral de uma notícia do jornal O Globo, o que não é permitido aqui. Como você deve saber pela Wikipédia, ambos os projetos são livres e não aceitam cópias. Você pode reescrever a notícia em Baixa umidade no Brasil/Temp. --Slade@ 03:29, 28 julho 2006 (UTC)

Não integralmente, mas pode reescrevê-la com suas palavras. Também procure usar mais o botão Mostrar Previsão. E de que parte de Santa Catarina que você é? --Slade@ 03:50, 29 julho 2006 (UTC)
Eu não entendi a parte da publicação na página principal. E os artigos com "revisão" estão marcados assim pq tem muito negrito e a divisão de parágrafos não está bem certa. Eu sou de Blumenau, e agradeço por você ter "maneirado" no número de edições desnecessárias. --Slade@ 19:04, 29 julho 2006 (UTC)

Na verdade não é preciso nenhum negrito na frase. Tirando isto e o fato de que ainda há alguns subtítulos desnecessários, suas notícias estão boas. --Slade@ 01:03, 30 julho 2006 (UTC)

Fontes únicas[editar]

Por favor, leia meus comentários em: Direito Autorais-2 na Redação João.

Outra coisa. Você tem os links para as notícias que você publicou? Minha impressão é que elas são da Folha (e não do UOL), certo? --Carlosar 13:19, 30 julho 2006 (UTC)

Sobre as notícias[editar]

A cópia de notícias é proibida porque é ilegal. Os dententores dos direitos autorais da notícia podem caso queiram processar a Wikimedia e com razão. Por causa disso, todo cuidado é pouco. Até mesmo reescrever uma notícia não é aconselhável.

O que você pode fazer é descrever um facto público, listar várias fontes (as fontes estão lá mais para ajudar na fiscalização; além de servirem para mostrar como outras mídias cobrem o evento). Evite ao máximo reproduzir a opinião dos jornais, suas impressões como se fossem suas (em alguns casos você pode até escrever: fulano disse isso, fulano disse aquilo, jornal X disse isso, jornal Y disse aquilo).

Eu sugeri também usar fontes de domínio público. Essas fontes permitem até a cópia literal de seus artigos (embora eu considere melhor escrevermos nós mesmos, sem copiar). No caso de notícias internacionais eu sugiro procurar no webiste da VOA. Lá as notícias são públicas. Você pode começar seus textos com o que está escrito lá e depois listar outras fontes só para o público ter uma idéia como outras mídias estão publicando a notícia.


Mas lembre-se: copiar é proibido e ilegal. Se você fez alguma cópia literal de alguma notícia, por favor, corrija o mais rapidamente possível. Reescreva a notícia com suas próprias palavras e impressões. Não faça uma mera reprodução do que foi publicado pelo jornal. --Carlosar 22:16, 30 julho 2006 (UTC)

Sugestões para enumerar as fontes[editar]

João, não tem jeito de você colocar o link para a notícia ao invés de deixar apenas o link para a página do UOL?

Outra coisa: as notícias que aparecem no UOL na verdade parecem a mim que são da Folha de S. Paulo. Portanto, ao invés de colocar UOL em pub, acho que você deveria pôr Folha de S. Paulo? Estou correto?--Carlosar 12:16, 31 julho 2006 (UTC)

Sugestão sobre Fontes-2[editar]

Eu editei as fontes para o artigo: "Onda de calor deixa mais de 120 mortos na Califórnia".

Observe como ficou. Há várias fontes para o leitor comparar. Além disso, há duas fontes de domínio público (VOA). Eu sugiro fazer desse jeito, sempre que for possível. Isto torna a notícia mais interessante e mais útil para os leitores e evita críticas quanto a direitos autorais, tendo em vista que fica mais claro que a notícia publicada não é uma cópia ou transcrição de algum website.

PS: Eu removi a fonte anterior (do UOL) porque ela não apontava para nenhuma notícia e estava pouco clara, ok?--Carlosar 13:07, 31 julho 2006 (UTC)

Sem referências[editar]

Os seguintes artigos estão sem referências ou com as referências incorretamente citadas:

Eu arrumei as referências de alguns de seus artigos. Os artigos de cima eu deixo por sua conta, para você arrumar, ok? --Carlosar 21:08, 31 julho 2006 (UTC)

Pedidos de eliminação[editar]

Algumas de suas contribuições foram listadas na página de Pedidos de eliminação. Por favor, efetue as correções do contrário as páginas serão removidas.

Por favor, tome cuidado para não publicar material com direito autoral. --Carlosar 03:15, 2 agosto 2006 (UTC)

Re:Fontes[editar]

Todo o material do Wikinotícias está sob a licença Creative Commons 2.5, ou em outras palavras: está livre para distribuição e cópia desde que os autores sejam citados.

Os artigos que você publicou contêm passagens que são cópias literais de outros artigos publicados por outros órgãos de imprensa que não permitem a cópia. Isto caracteriza uma grave violação de direito autoral, sujeita às sanções penais nos países de origem desses órgãos.

Não copie material com direito autoral. As pessoas que fazem isso com freqüência correm o risco de terem suas contas bloqueadas.

Além desse problema, apesar de menos grave, as fontes que você especificou apontavam para as páginas de órgãos de imprensa, e não para as páginas das notícias publicadas por esses órgãos. Isso poderia ter sido feito facilmente, visto que os links para esses artigos estão facilmente disponíveis. Ainda que não exista um regulamento que obrigue explicitamente que todos os artigos, além de terem suas fontes especificadas, tenham todo os seus links ativos; não fazer isso pode dificultar a investigação e verificação dos artigos. Se o link está disponível para a fonte, por que não especificar?--Carlosar 11:55, 3 agosto 2006 (UTC)

O que você deve fazer[editar]

Você deve reescrever as histórias com as suas próprias palavras. O texto deve estar escrito de forma que fique evidente que você não está copiando de lugar nenhum. Também não pode ficar aparente que você reescreveu o artigo mudando algumas palavras só para ficar meio diferente. Deve ser um trabalho seu, da sua autoria. --Carlosar 19:22, 3 agosto 2006 (UTC)

Se você encontrar muita dificuldade pode apelar para o texto dos artigos da agência VOA. O conteúdo da agência VOA é de domínio público e pode ser copiado, é a única exceção. Se você tivesse copiado o artigo da agência VOA, Agência Brasil, Agência Câmara ou Agência Senado, por exemplo, teoricamente não haveria problema, a não ser uma possível crítica por parte de alguns por ter sido meio preguiçoso. Mas não seria ilegal. --Carlosar 19:22, 3 agosto 2006 (UTC)

Tendo em vista a extensão do problema, eu não tenho condições, nem tempo para corrigir todos eles. Só posso apontar os problemas e pedir para alguém corrigir. Infelizmente, se ninguém corrigir eles terão que ser descartados.

Se os textos forem modificados e corrigidos eles poderão ser publicados novamente.--Carlosar 19:22, 3 agosto 2006 (UTC)

Agora algumas opiniões pessoais. Não tem importância se o texto escrito por você não ficar tão bonito quanto aquele escrito pela grande mídia. O mais importante é a precisão e a honestidade.--Carlosar 19:25, 3 agosto 2006 (UTC)

Bloqueio[editar]

Não queria chegar a este ponto, mas sinto dizer que se publicar mais uma notícia com violação de copyright, será bloqueado por 1 dia, e se houver reincidência, 1 semana. --Slade@ 21:32, 4 agosto 2006 (UTC)

Desculpe a agressividade, mas foi o que me restou para fazer. Que bom que entendeste. Boas contribuições, Slade@ 18:05, 5 agosto 2006 (UTC)

Convite: Votação sobre políticas do Wikinotícias[editar]

Participe da Votação sobre Políticas do projeto.--Carlosar @ 10:44, 21 agosto 2006 (UTC)