Wikinotícias:Babel

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Torre de Babel do Wikinotícias

Babel são caixas nas páginas de usuário que informam as capacidades linguísticas de um utilizador(a) aos outros. Como o Wikinoticias é um projeto internacional, muitos utilizadores de outros idiomas e países interagem com a versão em língua portuguesa e por vezes têm dificuldades. Através dessas caixas, esses wikijornalistas podem saber quem fala a sua língua, para assim poderem se comunicar de modo mais facilmente.

Desde 2020, o Wikinotícias em português passou a incentivar o uso da extensão Babel, que está disponível em todas as wikis da Fundação Wikimedia desde 2011. Isso faz com que diversas predefinições locais para cada idioma não sejam necessárias.

Uso[editar]

Para incluir a caixa de idiomas na sua página de usuário, use a função sintática a seguir:

{{#babel: [código da língua materna] | [código de outra língua]-[nível de fluência] }}

Por exemplo, uma usuária brasileira que fala fluentemente inglês, compreende e é capaz de escrever um pouco de espanhol, e consegue ler em francês com alguma dificuldade:

  • {{#babel: pt | en-3 | es-2 | fr-1}}

As línguas são indicadas a partir dos códigos usados pela ISO 639 (principalmente a ISO 639-1 de duas letras). Já os níveis variam de 0 (menor nível de fluência) até N (maior nível de fluência).

xx-0 Conhecimento nulo, ou seja, não sabe a língua ou tem dificuldades para entendê-la.
xx-1 Conhecimento básico, ou seja, a capacidade de entender e responder perguntas simples ou compreender textos em uma língua.
xx-2 Conhecimento intermédio, ou seja, a capacidade de entender a língua perfeitamente e poder intervir nas discussões.
xx-3 Conhecimento avançado, ou seja, a capacidade de escrever sem problemas e corrigir erros ortográficos e gramaticais em uma língua.
xx-4 Conhecimento quase nativo, ou seja, seu nível é semelhante ao de um falante nativo.
xx (sem hífen ou número) Conhecimento a nível nativo (não se limitando a língua materna — é a compreensão de coloquialismos e expressões idiomáticas que importa).
xx-5 Conhecimento profissional, ou seja, capaz de responder questões de linguística perguntadas por outros falantes nativos. Este template só está disponível para alguns idiomas.

Os usuários podem utilizar ainda a predefinição {{Babel}}. Ela utiliza a extensão do MediaWiki.

Ver também[editar]