RedeTV! começa o ano de 2012 com demissões

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

26 de janeiro de 2012

O ano de 2012 já chegou, mas a RedeTV! (de Marcelo de Carvalho e Almicare Dallevo) parece está parada ao tempo, ou seja, começou o ano com velhos problemas que teve no ano passado: voltou a enfrentar problemas internos relacionados aos atrasos de salários e demissões, como era do ano passado:

  • Marcelo Nascimento, que respondia pela direção do programa Superpop, apresentado pela Luciana Gimenez, foi demitido pelo dono da emissora, Marcelo de Carvalho em 10 de janeiro. No lugar, assume Dirlan Jorge, que respondia pela direção-geral do Domingo Legal, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) até meados do ano passado. Dirlan foi demitido após auditoria interna realizada no SBT para verificar desvios de verba em quadros como o "Construindo um Sonho", o que foi confirmada.
  • Marcelo Nascimento, que já havia comandado o programa de dezembro de 2003 a outubro de 2009, quando foi demitido, retornou à atração em 6 de junho de 2011 até 10 de janeiro. “Tive divergências com o Marcelo (de Carvalho) nesta volta, divergências no modo de pensar”, contou o diretor ao iG, desmentindo que sua saída tenha sido por colocar Luciana para trabalhar no feriado.
  • Continuam boatos sobre possível saída Luciana Gimenez da emissora. Umas das emissoras interessadas é a TV Bandeirantes.
  • Continuam boatos sobre possível saída de toda a equipe do Pânico na TV da emissora, apesar das negações. Umas das emissoras interessadas é a TV Bandeirantes e o SBT.
  • Em 18 de janeiro, a emissora voltou a atrasar os salários. No mês passado já havia pago maior parte dos salários do ano passado.
  • A repórter Anita Paschkes deixou a emissora pela ainda em irnauguração Fox Sports Brasil.
  • A jornalista Carolina Castelo Branco deixou a emissora e aceitou convite do SBT e estréou no domingo (22) no comando de A Grande Ideia (das 8 até 8hs30min).
  • A emissora adquiriu os direitos do programa O Encantador de Cães (exibido pelo canal Animal Planet na TV paga), onde a série mostra adestrador mexicano Cesar Millan com os cachorros, usando técnicas de "psicologia canina". Millan vai interagir com a apresentadora Jacqueline Sato, que o formato é semelhante ao que Daniela Albuquerque faz no Dr. Hollywood com o Dr. Robert Rey, tem previsão de entrar no ar no sábado, dia 11 de fevereiro, às 22hs.
  • Em 24 de janeiro, de acordo com levantamento do Controle da Concorrência, é a emissora campeão de merchandising testemunhal, onde os apresentadores (ou o próprio cliente) vendem o produto durante o programa. De 1º a 15 de janeiro de 2012, foram cem ações promocionais em apenas três programas: "A Tarde é Sua" (Sônia Abrão) com 51 merchans, seguido de "Manhã Maior" e "TV Fama".
  • Em 25 de janeiro, decisão judicial publicada agravou o já complicada emissora. A 28ª Vara Cível de São Paulo determinou que a emissora os pagamentos, estimado em 100 milhões de reais, do FGTS de funcionários da antiga TV Manchete (antigo nome da RedeTV!), sejam depositados em no máximo dez dias (até 4 de fevereiro) “sob pena de bloqueio de contas bancárias ou diretamente junto aos anunciantes”. No entanto, em nota, emissora afirmou que a decisão judicial já transitada no STJ é capaz de reverter esta e outras decisões recentes que a coloca como sucessora de débitos da Manchete.

Histórico[editar]

A TV Manchete chegou ao fim em 18 de maio de 1999, depois que Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho compraram a emissora e posteriormente criaram a RedeTV!, ocupando o canal da extinta emissora, no mesmo ano. Assim que assinou a concessão da rede, a dupla assumido como condição a dívida da Manchete. Desde então, os funcionários antigos lutam para receber seus acertos.

A RedeTV! vive na maior crise desde que surgiu em 1999, sucessora da conturbada e extinta Manchete, comprada pelos empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho do Grupo Bloch. A crise surgiu nos primeiros meses de 2011, quando depois fazer altos investimentos em equipamentos moderníssimos do que as principais concorrentes (TVs Globo, Record, SBT, Bandeirantes) nos últimos quatro anos, que o fez ser a única em programação de TV brasileira em 100% HD e que transmite alguns programas em 3D.

No entanto, os altos investimentos em equipamentos moderníssimos que o fez ser a única TV brasileira totalmente em HD não significou lançamento da nova programação (como esportes, filmes, séries ou até novelas) que eleve audiência dos programas, a maioria não ultrapassam 5 pontos.

Nos últimos meses de junho e setembro, o canal chegou a pagar somente 25% dos salários dos profissionais. Porém, pouco depois, o valor foi acertado. Entre julho e agosto, as denúncias de primeiros atrasos de salários foi feita pela imprensa, mas a emissora não comentou.

Em agosto, entrevista à Ilustrada (suplemento do jornal Folha de S. Paulo), o presidente e sócio-majoritário da emissora, Amilcare Dallevo, admitiu que estava "atrasando" alguns pagamentos: "Eu estava tentando comprar a parte do Marcelo. Segurei uns contratos que seriam usados no pagamento. Depois, abortei a negociação. Não foi uma crise. Foi uma estratégia de caixa para comprar a parte do Marcelo.", afirmou Dallevo à ocasião. "Estou com minha consciência em paz.", afirmou ao "F5".

Em setembro, o canal passou a terceirizar ainda mais espaços em sua grade de programação, destinando-os às igrejas evangélicas (como sempre acontece programações de TVs num país de maioria católica!) e televendas. Entre elas que mais repecurtiu, foi a Igreja Mundial do Poder de Deus, que ocupa de segunda aos sábados de meio-dia às 14 horas. No entanto, a terceirização não tem sido suficiente para fechar caixa em outubro e novembro.

Paralelo a isso, foram investidos nos últimos meses novos programas, os donos da emissora, Dallevo e Carvalho, não sentem os efeitos da crise como a maioria dos funcionários. Dallevo e sua esposa Daniela Albuquerque, apresentadora do Manhã Maior, recém inauguraram uma das maiores mansões do Brasil no bairro Alphaville, em São Paulo. Carvalho adquiriu há aproximadamente um ano uma cobertura triplex com elevador privativo em um luxuoso condomínio de São Paulo. Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, que são casados com as apresentadoras da mesma emissora, Daniela Albuquerque (Manhã Maior) e Luciana Gimenez (Superpop), respectivamente.

Entre outubro e novembro, surgiram pela imprensa as denúncias de atrasos de salários, mas a emissora sempre negava. A maioria das denúncias são anônimas, pois funcionários pediram não serem identificados pela imprensa por temerem represárias da direção da RedeTV!, pois quem ousa reclamar, é motivo de suspensão dos trabalhos, inclusive até demissão.

Em dezembro, os atrasos de salários não são exclusividade dos funcionários, pois até apresentadores de programas famosos, como Pânico na TV e Superpop (apresentado pela Luciana Gimenez) estão com atrasos de dois meses. No mesmo mês, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo anunciou que acionará o Ministério do Trabalho contra a emissora após sucessivas denúncias de irregularidades na empresa pela imprensa.

Em 21 de dezembro, a apresentadora Rita Lisauskas, do telejornal RedeTV! News, foi afastada no dia anterior (20) após reclamar publicamente do atraso, através das postagens de mensagens no site de relacionamentos Facebook e do micro-blogging Twitter. O caso repecutiu negativamente à emissora e que demonstra a evidência da crise. Em 6 de janeiro de 2012, ela foi demitida, que por vez anunciou que vai entrar ação contra emissora.

Notícias Relacionadas[editar]

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati