Covid-19: aumento de casos e mortes no Leste Europeu preocupa autoridades

Fonte: Wikinotícias

4 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Novos casos de covid-19 na Europa na semana até 03 de novembro de 2021

Nove entre os dez países com mais novos casos diários de covid-19 por milhão de habitantes na última semana são do Leste Europeu, segundo o Our World In Data, da Universidade de Oxford, no painel Daily new confirmed COVID-19 cases per million people. Lideram a lista a Estônia, com 1.371 novas infecções por milhão a cada dia, a Letônia, com 1.203, e a Eslovênia, com 1.073. Comparativamente, por exemplo, a Espanha, fortemente atingida pela pandemia em 2020, registrou apenas 38 casos por milhão de habitantes diariamente nos últimos sete dias e está num dos últimos lugares no ranking de novas contaminações.

Com relação às mortes, a situação tampouco é diferente, com 15 países do Leste Europeu na ponta. A Romênia lidera a lista do painel Daily new confirmed COVID-19 deaths per million people. Segundo o Our World, 23 romenos por milhão morreram nos últimos sete dias a cada dia. A Bulgária vem em segundo lugar, com 20 mortes/milhão, e a Letônia vem em terceiro, com 19 mortes/milhão.

Hoje, Hans Henri P. Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, disse numa declaração oficial que "o ritmo atual de transmissão nos 53 países da Região Europeia da OMS é motivo de grande preocupação".

Baixo índice vacinal preocupa

Segundo Kluge, apesar dos novos casos de covid-19 estarem à beira de bater novos recordes, as mortes são aproximadamente a metade das registradas durante o pico anterior. Ele atribuiu o controle dos óbitos à vacinação, mas alertou que os "países da Europa e Ásia Central estão, no entanto, em vários estágios de implantação da vacinação. Em média, apenas 47% das pessoas completaram uma série de vacinação" e que apenas oito países já ultrapassaram a taxa de 70% de imunização contra a covid-19.

Em dados do Our World In Data, no painel Share of people who received at least one dose of COVID-19 vaccine, os 20 países que menos vacinaram com ao menos uma dose até ontem, 3 de novembro, são do Leste Europeu. Entre eles, o que menos vacinou é a Moldávia, que imunizou com ao menos uma dose apenas 22% da população, e o que mais vacinou é a Letônia, com uma taxa de 63%.

Portugal, comparativamente, um dos países que mais vacina no mundo, aplicou ao menos uma dose em 88% de sua população.

Notícias Relacionadas

Fontes