Covid-19: 74% dos adultos da União Europeia já estão imunizados, mas há países com taxa de apenas 23%

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

17 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control) reportou em seu relatório “Facilitando a aceitação e adoção da vacinação COVID-19 na UE/EEE” (União Europeia/Espaço Económico Europeu), emitido no dia 15 passado, que 74% das pessoas com 18 anos ou mais destes países estão totalmente vacinadas. No entanto, as autoridades também alertaram que "a cobertura está longe de ser igual em todos os países, variando de 23% a 91% das pessoas totalmente vacinadas".

Segundo os responsáveis pelo relatório, é preciso aumentar a aceitação da vacina contra covid-19, pois a baixa taxa vacinal em alguns países ou subgrupos populacionais pode levar à contínua sobrecarga dos sistemas de saúde e em mortes que poderiam ser evitadas.

“Um programa de vacinação covid-19 contínuo e bem-sucedido só pode ser construído com base na compreensão e na resposta adequada às crenças, preocupações e expectativas dos indivíduos e das comunidades em relação à vacina e à doença e estas estratégias precisam ser adaptadas em nível subnacional ou local, pois não existe uma abordagem que sirva para todos”, disse Andrea Ammon, Diretora do ECDC.

O relatório sugeriu a adoção do modelo '5Cs' - Confiança, Limitações, Complacência, Cálculo e Responsabilidade Coletiva (‘5Cs’ model – Confidence, Constraints, Complacency, Calculation, and Collective responsibility) - para ajudar os governos dos países da UE/EEE entender as razões por trás da baixa adesão às vacinas e planejar estratégias destinadas a aumentar a vacinação:

  1. Confiança - as pessoas confiam nas vacinas, sistemas de saúde, legisladores?
  2. Limitações - É fácil ser vacinado, física e financeiramente; as pessoas têm acesso a informações de fácil compreensão sobre a vacina em um idioma que conheçam?
  3. Complacência - como as pessoas percebem os riscos potenciais de ter covid-19?
  4. Cálculo - Como as pessoas procuram e usam informações para avaliar o risco-benefício da vacinação?
  5. Responsabilidade coletiva - As pessoas são motivadas pela necessidade de proteger outras?
A vacinação na Europa

Segundo dados do Our World In Data, Gibraltar é o país que mais vacina na Europa - e no mundo, já tendo imunizado totalmente 117% de sua população (país já está aplicando a dose de reforço). Portugal vem em 2º, com 86% de sua população totalmente vacinada.

Em relação à União Europeia especificamente, os três países com as menores taxas de imunização atualmente são Eslováquia (42%), Romênia (29%) e Bulgária (20%).

Notícias Relacionadas

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit