Wikinotícias:Eliminação por problemas de direitos autorais

Fonte: Wikinotícias

Eliminação por problemas de direitos autorais é um dos três procedimentos empregados no Wikinews para a eliminação de páginas, quando estas ferem a política de direitos de autor do Wikinews lusófono. Utilizando tags especiais, um editor marca um item indicando que ele está com problemas. A partir de então, o item passa por um período de quarentena, permanecendo automaticamente listado em categorias especiais organizadas por data. Periodicamente, os administradores realizam a limpeza destas categorias, e eliminam todos os itens que já tiverem o prazo da quarentena expirado.

Este método de eliminação foi implementado para lidar com o crescente número de itens com problemas de direitos autorais no Wikinews. Editores inexperientes e anônimos criam com freqüência páginas com trechos copiados de websites ou outras fontes. Material desta natureza não é admitido, pois é incompatível com a licença GDFL. Páginas desta natureza, denominadas violação de direitos autorais (VDA), devem ser eliminadas, sob pena de comprometer a segurança do projeto.

Qualquer usuário, inclusive anônimo, pode marcar uma página para eliminação por direitos autorais. Cabe ao administrador verificar a validade da marcação antes de proceder à eliminação. Para marcar, o usuário deve utilizar uma das tags disponíveis e especificar o prazo de quarentena que deve ser aplicado.

As páginas abaixo contém instruções detalhadas sobre o método de eliminação devido a violação de direitos de autor, abordando passo-a-passo todos os aspectos dos procedimentos envolvidos.