Ajuda:Guia de eliminação/Tutorial de limpeza de eliminação por votação

Fonte: Wikinotícias
Política de eliminação
Por votação
Páginas para eliminar
Tutorial de nomeação
Tutorial de votação
Tutorial de limpeza
Por problemas de direitos autorais
Categoria a verificar
Tutorial de nomeação
Tutorial de limpeza
Eliminação rápida
Categoria a verificar
Tutorial de nomeação
Arquivo de eliminação

Esta página é um tutorial de limpeza de eliminação por votação, de acordo com a metodologia de eliminação por votação. Um item nomeado permanece 7 dias na lista de páginas para eliminar ou imagens para eliminar, respectivamente; durante este período, os editores da Wikinotícias manifestam-se a favor ou contra sua eliminação. Findo este prazo, a limpeza das votações é efectuada por um administrador em que os votos são contabilizados e o item é removido ou não dos servidores, conforme o desejo expresso pela comunidade.










Limpeza de artigos propostos para eliminar[editar | editar código-fonte]

Para fazer a limpeza de um dia da lista das WN:PE siga os passos abaixo:
1 Aceder à subpágina da votação

WN:PE -> Wikinotícias:Páginas para eliminar/dia_de_mês

em que o dia_de_mês é o dia de término da votação.
Exemplo: Se é administrador e quer fazer a limpeza do dia actual, 9 de março, aceda à página “Wikinotícias:Páginas para eliminar/9 de março”.
2 Avaliar uma votação

Na sub-página do dia, Wikinotícias:Páginas para eliminar/dia_de_mês, encontram-se listadas em diferentes secções as votações para limpar nesse dia. Cada uma dessas votações está a decorrer numa página independente, mas o conteúdo de cada uma é visualizado automaticamente e na sua totalidade nesta página. Cada votação deverá ser avaliada separadamente.

Antes de contabilizar os votos

Prazo cumprido
Veja a data da assinatura do primeiro usuário a votar e confira se passaram os 7 dias obrigatórios para o decorrer da votação (pode acontecer que a votação tenha sido colocada numa sub-página incorrecta do dia de término da votação).
Votos inválidos
Confira se todos os votantes têm direito a voto.
Vandalismo da votação
Siga o link [editar] no extremo direito do título da secção. Abre-se a janela de edição da sub-página da votação. Siga a aba do histórico no topo da página e confira se a votação não foi vandalizada (p.ex. apagados votos).
Compreensão do artigo
Leia a justificação do proponente e siga o link para o artigo a ser votado, que se encontra no topo de cada votação, de modo a ter uma ideia do que trata o artigo.
Leia a secção dos comentários, onde, por vezes, são dadas outras soluções para o problema.

Contabilizar os votos

A favor da eliminação
Uma página deve ser eliminada desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos a favor da eliminação e 4 votos mínimos a favor. Para saber como proceder neste caso veja o ponto 3 Eliminar abaixo.
A favor da manutenção
A página deve ser mantida desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos contra a eliminação e 4 votos mínimos contra. Para saber como proceder neste caso veja o ponto 4 Manter abaixo.
Inconclusiva:
Caso nenhuma das situações anteriores seja atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador prorrogará o prazo de votação nas WN:PE por um prazo de 7 dias. Para saber como proceder neste caso veja o ponto 5 Inconclusiva abaixo.
Casos especiais:
Para situações que não se encontram dentro de nenhuma das situações anteriores (por exemplo, quando há a opção redirect) veja o ponto 6 Casos especiais abaixo.
3 Eliminar

Uma página deve ser eliminada desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos a favor da eliminação e 4 votos mínimos a favor.

Passos a seguir

Ler comentários
Confira na secção de comentários se o conteúdo deverá ser fundido no conteúdo de outro artigo.
Conferir histórico
Confira o histórico do artigo para se certificar que não há nenhuma edição com conteúdo diferente antes do artigo ter sido proposto para eliminação.
Conferir afluentes
Confira os afluentes do artigo seguindo o link na barra de ferramentas do lado esquerdo. Os links para o artigo a eliminar, que se encontram nesses afluentes, deverão ser retirados. Existem três casos:
1. Na votação concluiu-se que o artigo a eliminar não deveria existir. Deve ser avaliada pelo administrador a necessidade de, ou se retirar, no artigo afluente, apenas a ligação interna (para que não volte a ser recriado) ou, também, toda a referência a esse título/assunto. — Exemplos: 1) A “Banda do Camelo” é votada para apagar por falta de relevância enciclopédica. O seu afluente em “Lista de bandas de música” deve ser completamente retirado (e não só os parêntesis rectos que fazem a ligação interna); 2) se se concluiu que não há sentido em haver um artigo independente sobre o assunto, mas que o termo ajuda à compreensão ou integridade de outro conteúdo, deverá ser retirado, no artigo afluente, apenas a ligação interna, mantendo a referência ao assunto.
2. Os afluentes estão em artigos de tópicos completamente diferentes, o que significa que o título do artigo a apagar pode receber um conteúdo diferente que não seja para eliminar. Neste caso não retire os afluentes.
3. Os afluentes que são redirects, que não poderão ser redireccionados para outro artigo, deverão ser apagados. Ex: "Joaquim peixoto" e "Joaquim M. Peixoto" redireccionam para "Joaquim Peixoto".
Conferir se existe página de discussão
De volta à página do artigo confira se a página de discussão existe. Caso exista deverá apagá-la também, porque páginas de discussão sem artigo podem ser eliminadas segundo a regra 18 de eliminação rápida. Siga a aba Eliminar no topo da página, insira uma justificação no campo motivo (por exemplo página de discussão de página para apagar 21-09-06) e clique em Eliminar.
Eliminar o artigo
De volta à página do artigo a eliminar siga a aba Eliminar no topo da página, insira uma justificação no campo motivo (por exemplo: para apagar 21-09-06, votos 6x0) e clique em Eliminar.
4 Manter

Uma página deve ser mantida desde que a votação apresente as seguintes condições mínimas: 2/3 dos votos contra a eliminação e 4 votos mínimos contra.

Retirar tag apagar

1. Siga o link na página de votação para o artigo em questão.
2. Siga a aba Editar no topo do artigo e retire a predefinição para apagar.
3. Confira se o artigo precisa de categoria, interwiki ou alguma outra predefinição de manutenção.
4. Insira um pequeno comentário no sumário (por exemplo: não apagar, votação 1x8) e clique em salvar página.
5 Inconclusiva

Caso nenhuma das situações anteriores seja atingida (a favor ou contra a eliminação), o administrador prorrogará o prazo de votação nas WN:PE por um prazo de 7 dias.

Prorrogar a votação

1. Na página Wikinotícias:Páginas para eliminar/dia_de_mês siga o link [editar] no extremo direito do título da secção da votação em questão. Abre-se a janela de edição da sub-página da votação.
2. Substitua {{NomeaçãoNãoConcluída}} por {{subst:Prorrogação|~~~~}}
3. Insira um pequeno comentário no sumário (por exemplo: votação prorrogada, 4x5) e clique em salvar página.
4. Volte à página Wikinotícias:Páginas para eliminar/dia_de_mês, siga a aba Editar no topo da página e copie o link para a Wikinotícias:Páginas para eliminar/dia_de_mês + 7 dias.
6 Casos especiais
Caso haja a opção redirect
Caso na votação exista a opção redirect, os seus votos deverão, inicialmente, ser contabilizados como votos para manter. Caso a conclusão seja manter (2/3 dos votos contra a eliminação e 4 votos mínimos contra), deverá confirmar se há mais votos para manter a página como artigo independente, ou para manter só como redirect. Caso haja mais votos para redirect deverá ser feito um redirect para a página indicada pelos votantes. Geralmente é indicado na secção de comentários se o conteúdo deverá ser fundido no artigo para o qual será feito o redirect ou não.
Caso a página proposta já tenha sido eliminada entretanto
Quando artigos são propostos para eliminação por votação, mas poderiam ter sido propostos para eliminação rápida, é normal que essa transferência seja feita durante a votação e a página seja eliminada entretanto. Neste caso confira se foi seguida alguma regra de ER (a justificação para a eliminação -qual a regra de ER- deverá constar da secção de comentários). Depois siga os passos normais para arquivo da votação (passos 7 e 8 abaixo).
Após ter avaliado todas as votações individualmente siga os passos especificados abaixo para arquivamento das mesmas.
7 Limpeza da página do dia
1. Siga a aba Editar no topo da página Wikinotícias:Páginas para eliminar/dia_de_mês.
2. Antes de apagar os links para as subpáginas de votação verifique se tratou de todas as votações. Pode acontecer que um usuário, não safisfeito com a nomeação do artigo para eliminação, vandalize a subpágina de votação apagando todo o seu conteúdo. Ao verificar a página do dia de páginas nomedas para eliminar, onde o conteúdo de cada votação aparece automaticamente, o conteúdo da sub-página de votação esvaziada não é visível, passando despercebida. Só ao editar a página do dia se pode visualizar se todos os links para as sub-páginas foram tratados. Caso isso aconteça, reverta o conteúdo da página esvaziada e coloque-a novamente em votação, contabilizando o número de dias que a página esteve “invisível”.
3. Verifique no histórico se alguma sub-página de votação foi indevidamente removida.
4. Após esta verificação remova a lista de sub-páginas de votação.
5. Insira um pequeno comentário no sumário (por exemplo: limpo) e clique em salvar página.

Nota: copie os links para um processador de texto para os poder depois colocar nas respectivas páginas de arquivo.

8 Arquivo das votações

As sub-páginas de votação cujo resultado foi eliminar

1. São arquivadas no arquivo de eliminadas sob a secção do dia correspondente. Também se pode aceder a esta página através do arquivo de eliminação.
2. Para que seja só visível o link para a votação (e não a votação em si), substitua as chavetas {{ }} por parêntesis rectos [[ ]].
3. Siga o link para cada uma das sub-páginas de votação que concluiu, edite a página e substitua
{{NomeaçãoNãoConcluída}}, por
{{NomeaçãoConcluída|data de término da votação|resultado}}, em que
Data de término: por exemplo, 13-08-2006.
Resultado: eliminada.

As sub-páginas de votação cujo resultado foi manter

1. São arquivadas no arquivo de mantidas sob a secção do dia correspondente. Também se pode aceder a esta página através do arquivo de eliminação.
2. Para que seja só visível o link para a votação (e não a votação em si), substitua as chavetas {{ }} por parêntesis rectos [[ ]].
3. Siga o link para cada uma das sub-páginas de votação que concluiu, edite a página e substitua
{{NomeaçãoNãoConcluída}}, por
{{NomeaçãoConcluída|data de término da votação|resultado}}, em que
Data de término: por exemplo, 13-08-2006.
Resultado: mantida ou redireccionada.

Limpeza de imagens propostas para eliminar[editar | editar código-fonte]