Wikinotícias:Usuários banidos

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
(Redirecionado de Wikinotícias:Sock)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Usuários banidos são usuários que a comunidade decidiu que não podem mais editar no Wikinotícias. Tal ação geralmente é feita com um bloqueio da conta do usuário. Geralmente por não submeter-se as regras da comunidade, atos de vandalismos entre inúmeras ações que possam prejudicar o projeto.

Pato[editar código-fonte]

Pato
O termo "pato" só se aplica a casos óbvios. A menos que haja evidências que comprovem o contrário, os editores devem assumir a boa fé de outros

O termo "pato" deve ser usado em processos internos do Wikinotícias. Por exemplo: um usuário está envolvido em uma disputa acalorada com outra pessoa e é bloqueado por causa disso. Em seguida, um outro usuário cria uma conta (verifique se ambos não são editores de longa data) e dá continuidade à disputa, dizendo as mesmas coisas e no mesmo tom. Assim nos permite considerá-lo um fantoche.

Um local comum ondem "patos" podem ser encontrados são em discussões da comunidade onde o consenso é necessário, como notícias para exclusão e candidaturas. Se o consenso parece estar se aproximando em uma direção, além de um punhado de contas que estão usando os mesmos argumentos ruins (como "Eu gosto da notícia" ou "Não gosto do usuário") pode ser razoável concluir que, mesmo que não esteja ocorrendo sock puppet direto, as contas ainda podem ter se agrupado.

"Patos" também podem serem usados para violações de direitos autorais. Mas isso não supera, ou mesmo fica de lado, das demais políticas. Se há um animal que "parece um pato, nada como um pato e grasna como um pato", mas os zoólogos concordam que não pertence à família Anatidae, então não é um pato, ponto final.

Sock puppet[editar código-fonte]

Fantoche
Os fantoches são manipulados por outras pessoas

Sock puppet é um termo utilizado para se referir à segunda conta de um usuário já registrado. Apesar de haver alguns usos válidos para manter múltiplas contas, o uso de fantoches para induzir ao erro outros editores, vandalizar notícias, evitar bloqueios ou violar as políticas é proibido.

Geralmente fantoches mostram um maior conhecimento das políticas do Wikinotícias, juntando-se imediatamente a discussões da comunidade ou pedidos de administração.

Detectar um sock puppet poderá ser difícil. Os casos de suspeita poderão ser expostos diretamente à comunidade, que os avaliará em função das evidências encontradas.

Usos lícitos[editar código-fonte]

É geralmente desejável que os wikijornalistas usem apenas uma conta, mas múltiplas contas podem ter usos legítimos. O principal motivo apontado é a privacidade dos utilizadores.

Se um usuário perdeu sua senha (ou palavra-passe) poderá também criar uma nova conta. Nesse caso, deverá colocar uma nota na página de usuário indicando que as contas pertencem a mesma pessoa e poderá pedir a um administrador que bloqueie a conta antiga.

Para editores que usem bots é exigido a criação de uma conta separada, para que as respectivas edições automáticas sejam filtradas das mudanças recentes.

Meatpuppets[editar código-fonte]

Meatpuppets são conta de propósito único. São utilizadas para editar sobre um tema único. A análise das intenções deste tipo de conta deverá ser feita com cuidado: podem ser inocentes ou reforçar um determinado tema e/ou fonte.

Alguns utilizadores podem participar do Wikinotícias por recrutamento de outra pessoa. O recrutamento com vista a reforçarem a mesma opinião é altamente desaconselhado e inapropriado. Os meatpuppets, porque são usuários novatos, tendem a exibir um desconhecimento dos processos do Wikinotícias quando participam de discussões.

Muitas vezes é difícil de distinguir meatpuppets de sock puppets. Deve-se ter cuidado para não acusar outros wikijornalistas e apresente evidências para comunidade.

Ver também[editar código-fonte]