Wikinotícias:Redação/Arquivo/2012-2013

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Problemas na hora de editar

Tô tentando editar a notícia "Chávez viaja para Cuba, onde será submetido a nova cirurgia", mas não estou conseguindo. Aparece isso: Esta ação foi identificada automaticamente como prejudicial, e foi consequentemente bloqueada. Se você crê que a sua edição foi construtiva, por favor contate um administrador, e informe-o do que você estava tentando fazer. Uma breve descrição da regra de abuso com a qual a sua ação coincidiu é: Inserção da predefinição "Publicado" por não editores ou críticos. A predefinição continuava lá, pois foi colocada por outra pessoa. Tive que remover, mas mesmo assim, não consegui. Podem tentar corrigir isso? Pcmsg 21h36min de 7 de abril de 2012 (UTC)

Infelizmente, Pedroca cerebral (ou Pc), que tiveram essa idéia absurda foram Alchimista (Disc.Contrib.) e Grondin (Disc.Contrib.), que apesar ser fatalmente ilegal e sem base nas regras (proibir usuário que não tem privilégios de editor ou crítico), reclamei por isso e adivinhe: eles ignoraram! Sérgio Vieira (discussão) 05h22min de 8 de abril de 2012 (UTC)
Quanto ao nickname, pode me chamar do que quiser (muitos me chamam de Pc, por ser mais rápido). Mas então não foi um bug, foi esse o objetivo (impedir edições). Não entendo o porque e onde que isso foi decidido. Pcmsg 11h39min de 8 de abril de 2012 (UTC)
Pedroca, por tradição as noticias entram somente na categoria publicadas quando são aprovadas por um editor ou crítico, e a categoria funciona somente como primeira parte do processo de listagem na página principal. Infelizmente foi necessário aplicar um filtro, contudo parece que voltou a causar problemas, de momento está desactivado enquanto não o consertar, desculpa o incómodo, mas ainda não percebi como ele não permitiu a tua edição. De resto, sê bem-vindo ao projecto! Alchimista (discussão) 11h59min de 8 de abril de 2012 (UTC)
Obrigado Alchimista! Consegui fazer a alteração. Além disso, todos os filtros daqui ativos são privados. Isso é necessário? Pergunto, pois se não é necessário isso, só atrapalha. Explico: Com o filtro colocado em "Privado", ninguém pode ver e quem pode ter a oportunidade de ajudar a corrigir erros e que não seja admin, não pode por causa disso. Pcmsg 20h21min de 8 de abril de 2012 (UTC)

Eleição para burocratas

Não temos nenhum burocrata desde fevereiro deste ano, e acredito que não podemos ficar sem nenhum burocrata. Penso que deveria ser feito eleições para burocratas, mas não como as antigas, e sim candidaturas individuais, como feito na Wikipédia. O que acham? Érico msg 22h05min de 7 de maio de 2012 (UTC)

Eu aceito a proposta, mas curiosamente o mandato de burocrata, que era até uma ano virou indefinido. O burocrata sabia da regra, mas ignorou-a e ainda tratou (e muito) mal ao iniciante ao ser questionado. Além disso, o atual burocrata (que também é administrador) tem esse mandato, não comparece há tempos... Sérgio Vieira (discussão) 07h36min de 10 de maio de 2012 (UTC)
  • Por que não podemos ficar sem nenhum burocrata? Isso é comum em projetos com pouca quantidade de editores ativos, como este. Tanto que é exigida uma boa participação da comunidade nos processos de escolha de burocratas, para que a ferramenta possa existir localmente. Veja o exemplo da pt.v em que a ferramenta foi negada.” TeleS (D @ R C G) 23h43min de 10 de maio de 2012 (UTC)
Porque já tivemos burocratas, o que demonstra que não somos uma comunidade tão pequena assim que não precisa de nenhum burocrata. É sempre muito mais fácil tratar as coisas a nível local do que se for feito um pedido no Meta. Não acha? Érico msg 23h59min de 10 de maio de 2012 (UTC)
De forma alguma. Muitas vezes, pedidos feitos em wikis com burocratas inativos demoram meses para serem atendidos. Enquanto pedidos feitos no Meta demoram horas se não houver burocrata pra impedir que a ação seja feita. Não percebo a relação entre o fato de ter havido burocratas anteriores com o tamanho atual da comunidade. Eu acho o contrário; o fato de não haver burocratas atuais significa que esta é uma wiki pequena. É diferente da pt.wiki, por exemplo, que ficou sem burocrata por conflitos internos.” TeleS (D @ R C G) 01h09min de 12 de maio de 2012 (UTC)
... não que eu seja contra pra deixar claro. Pra mim tanto faz. Só quis deixar claro que um burocrata não é essencial pra uma wiki e é perfeitamente normal que uma wiki pequena não tenha um.” TeleS (D @ R C G) 01h18min de 12 de maio de 2012 (UTC)
Fora isso.... você vê algum impedimento em termos burocratas locais? Érico msg 01h24min de 12 de maio de 2012 (UTC)

Como ficam os administradores? Sérgio Vieira (discussão) 08h38min de 12 de maio de 2012 (UTC)

Como assim Sérgio? Érico msg 19h28min de 12 de maio de 2012 (UTC)
Só citei sobre os adms. inativos, como temos também burocrata que não aparece há tempos (eu não vou nem avisar ao burocrata, se ele quiser aparecer se "interessar" (entre aspas, pois não existe na prática). Só temos que colocar em votação sobre burocratas e adms. inativos há tempos, como fizeram na WP. Sérgio Vieira (discussão) 07h26min de 15 de maio de 2012 (UTC)

Em uma comunidade pequena como o Wikinews, teremos burocratas ativos e suficientes para fazer seu trabalho? Pcmsg 17h22min de 18 de maio de 2012 (UTC)

É, por isso que agora já não tenho tanta certeza sobre o retorno dos burocratas. Abri para decidirmos se a comunidade quer ou não a volta dos burocratas.Érico msg 20h59min de 18 de maio de 2012 (UTC)

Acredito que ao menos um burocrata seria necessário, apesar do projeto ser pequeno pedidos sempre aparecem. Kascyo fale! 18h58min de 1 de junho de 2012 (UTC)

Bem, quem comentou aqui foi favorável a volta dos burocratas (pelo menos eu entendi isso). Acredito que a partir de agora poderíamos aprovar ou não as candidaturas e, se o Meta, como o Teles disse, não conceder as ferramentas pelo tamanho do projeto, ai já não podemos fazer mais nada. Alguém é contra? Érico msg 22h35min de 1 de junho de 2012 (UTC)
Já que ninguém é contra, acredito que houve consenso aqui.Érico msg 01h07min de 3 de julho de 2012 (UTC)
Já que acredito que houve consenso para a eleição dos burocratas, faço a seguinte proposta:
O Wikinotícias em português teria 2 burocratas com mandado de 1 ano. Na votação poderia ter votos a favor e contra, sendo necessário 75-80% de aprovação para ser eleito. Não é preciso ser administrador, sendo o critério mínimo 50 notícias criadas.
O que acham? Se houver consenso aqui acredito que se pode começar a votação já no final de julho.Érico msg 23h31min de 3 de julho de 2012 (UTC)
Convém ter calma Érico, especialmente dar tempo para os utilizadores que não têm editado poderem ver a proposta. Sobre a sugestão, não me agrada a parte de não ser necessário ser admin. Entendo o porquê de assim acontecer na wikipédia, mas por cá tem sido a tradição, e além do mais, sendo uma comunidade extremamente diminuta, veria com bons olhos os burocratas serem um pouco do que eram nos tempos idos na wp, onde para além de fazerem o papel normal de burocratas, serviam igualmente como um semi-CA. Em todo o caso, a proposta é louvável, creio até que seria um bom projecto fazer uma catalogação das políticas existentes para se proceder a uma reforma geral. Alchimista (discussão) 13h10min de 6 de julho de 2012 (UTC)
Me parece razoável mas como o Alch falou, seria "bom" se um dos pré requisitos fosse o estatuto de sysop. Kascyo fale! 17h23min de 8 de julho de 2012 (UTC)
Mudado, e o resto? Érico msg 18h44min de 8 de julho de 2012 (UTC)

Acredito que essa proposta pode ser fechada como sem-sucesso. O Wikinotícias não cresceu desde o início da proposta nem teve novos administradores, pelo que torna desnecessário ter burocratas locais por se tratar de um projeto pequeno. Érico Wouters msg 02h10min de 18 de março de 2013 (UTC)

Essa proposta é desnecessária uma vez que o Wikinotícias já tem votações individuais para candidatos a burocrata. Para exemplo, ver Wikinotícias:Pedidos de burocrata/Richard Melo da Silva. Érico Wouters msg 21h21min de 22 de março de 2013 (UTC)

2011 Picture of the Year competition

2011 Picture of the Year competition[editar]

македонскиnorskpolski

Dear Wikimedians,

Wikimedia Commons is happy to announce that the 2011 Picture of the Year competition is now open. We are interested in your opinion as to which images qualify to be the Picture of the Year 2011. Any user registered at Commons or a Wikimedia wiki SUL-related to Commons with more than 75 edits before 1 April 2012 (UTC) is welcome to vote and, of course everyone is welcome to view!

Detailed information about the contest can be found at the introductory page.

About 600 of the best of Wikimedia Common's photos, animations, movies and graphics were chosen –by the international Wikimedia Commons community– out of 12 million files during 2011 and are now called Featured Pictures.

From professional animal and plant shots to breathtaking panoramas and skylines, restorations of historically relevant images, images portraying the world's best architecture, maps, emblems, diagrams created with the most modern technology, and impressive human portraits, Commons Features Pictures of all flavors.

For your convenience, we have sorted the images into topic categories.

We regret that you receive this message in English; we intended to use banners to notify you in your native language but there was both, human and technical resistance.

See you on Commons! --Picture of the Year 2011 Committee 18h35min de 5 de junho de 2012 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Proposal to close English Wikinews[editar]

A proposal for the closure of English Wikinews has been put forward on meta. Whether closure has been proposed in good faith or not, your input would be appreciated. --Brian McNeil/talk 16h44min de 19 de Novembro de 2012 (UTC)

Interwiki update[editar]

Hello. Please, change [[ar:ويكي الأخبار:غرفة الاجتماعات]] to [[ar:ويكي الأخبار:الميدان]]. Regards.--Avocato (talk) 18h15min de 28 de Novembro de 2012 (UTC)

Santa Casa de São Paulo inaugura Instituto de Pesquisas para Icentivar Projetos[editar]

Predefinição:Mídias sociais

Este é um tópico novo. Se foi você quem o começou, clique aqui Deixem apenas o Facebook e o Twitter, a pouca fama e o pouquíssimo uso das outras não justificam a existência delas na lista, do jeito que está só polui visualmente a notícia. Jml3 (discussão) 01h17min de 30 de janeiro de 2013 (UTC)

Convidando o Brasil

Convidando o Brasil

É um projeto de divulgação do Movimento Wikimedia pelo Brasil. O projeto é necessário para alcançar as regiões do país que Movimento Wikimedia Brasil não chega devido à falta de recursos, tanto humanos como financeiros. Ele tem um grande potencial para aumentar a penetração do movimento nas universidades e centros culturais, especialmente naqueles de difícil acesso regiões. Ela vai aumentar a visibilidade da Wiki, gera muitos projetos em todo o país, e trazer novos voluntários.


Galera, há um projeto de divulgação do Movimento Wikimedia, incluíndo assim a Wikinotícias, pelo Brasil, gostaria que dessem uma olhada e vejam o que acham, e se gostarem, deem o apoio lá no fim, pois há vários projetos concorrendo ao mesmo tempo.

A versão em português não está completa, mas dá par ter uma boa noção.



Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton (discussão) 15h47min de 16 de fevereiro de 2013 (UTC)

Wikinotícias:Pedidos de administração/Érico Júnior Wouters/1

Anuncio que abri uma auto-nomeação para o estatuto de administrador. A votação está aqui. Obrigado pela atenção. Érico Wouters msg 03h31min de 21 de março de 2013 (UTC)

Reunião IRC Wikimedia Portugal

Convido todos os interessados para participar numa reunião virtual no canal da Wikimedia Portugal no IRC ([[#wikimedia-pt) para conversar sobre o futuro da Associação que está desde há algum tempo inactiva. Antes de tudo, peço que indiquem a vossa disponibilidade (e interesse) em participar, preenchendo o Doodle (en:Doodle) com as várias hipóteses de data. A Associação pretende representar todos os Wikimedistas em Portugal, mas a reunião estará aberta a todos. O doodle está em [1]. Caso tenham intenção de participar, por favor manifestem a vossa intenção o mais rápido possível. GoEThe (discussão) 09h50min de 3 de abril de 2013 (UTC)

A reunião ficou marcada para amanhã, às 6 horas da tarde, hora de Lisboa. Haverá uma segunda reunião, na 4a feira, às 22, se for necessário. GoEThe (discussão) 16h10min de 5 de abril de 2013 (UTC)

The Wikinewsie Group

Este é um tópico novo. Se foi você quem o começou, clique aqui

The Wikinewsie Group bylaws draft[editar]

CAPTCHA Emergencial

Olá pessoal! O CAPTCHA emergencial que vigorava aqui desde 2008 foi retirado? Um ticket no MediaWiki solicitava sua remoção daqui e da Wikipédia. Estão acontecendo debates nas esplanadas da Wikipédia. Notou-se alguma mudança significativa por aqui?--Ocastro (discussão) 09h15min de 15 de abril de 2013 (UTC)

Revista Wiki

Oi pessoas,
Então, começou a rolar uma discussão sobre a criação de um canal de comunicação do Movimento Wikimedia lusófono.
E no meio desta discussão me ocorreu uma ideia que eu achei muito interessante e que poderia trazer, primeiro, visibilidade para cá, segundo poderia trazer muitos voluntários para cá, além de unir todas as comunidades do Movimento Wikimedia lusófono.

Qual é a ideia

Seria criado uma revista (inicialmente) mensal, de variedades. Ela seria construída aqui ao longo do mês e quando pronto seria vinculada por vários meios pela rede.

Quem o faria

A ideia é convidar todas as comunidades do Movimento Wikimedia lusófono, incluindo a Wikipédia, e no caso da WP, cada Wikiprojeto (que quiser participar) teria uma página, pois é a comunidade com mais conteúdo (atualmente).
Além disso, poderíamos convidar pessoas que ainda não são voluntários do Movimento Wikimedia, para abordar espectros do assunto selecionado. Exemplificando, o WikiProjeto Árvore da Vida selecionou que neste mês eles abordariam dengue, e o ministro brasileiro de saúde é convidado a participar, um médico especializado nesta enfermidade também, e um pesquisador, dando visões diferentes sobre o assunto. É claro que seriam pedido a eles fontes onde poderíamos atestar e buscar mais informações sobre o que eles estão dizendo, dando assim maior credibilidade, para nós e até para eles mesmos.

Como isso seria diferente de um artigo da WP

Primeiro que se trouxermos as pessoas, poderíamos ter bem marcado opiniões, isso não é necessariamente bom, mas é uma diferença.
É uma revista, a estrutura é diferente, e teríamos que ter uma maior liberdade de criação, não deixando o texto e a diagramação tão engessados quanto na WP. Alguns artigos fugiriam completamente do aspecto enciclopédico, e poderiam unir duas comunidades, por exemplo, poderia se criar um artigo sobre fotografia digital, onde voluntários da Wikimedia Commons e do Wikilivros construiriam em conjunto.

Mas isso não é notícia, não cabe aqui

Não acho, pode ser que naquele mês alguém significante tenha morrido e o Wikiprojeto de Biografias faça uma reportagem sobre a vida desta pessoa... Ou que tenha um surto de dengue... E por ai vai
E esta comunidade também pode fazer uma clipagem de todas as notícias importantes para o mês.
Além disto, a missão da Wikinotícias, casa com esta ideia, afinal os voluntários estarão criando reportagens, tornar-se-á uma fonte de informações, quanto de entretenimento , além de incentivar a busca por diferentes informações atuais ou interessantes.
E quem sabe a gente não começa a ser um emissor de novidades, pois convidando professores que estão desenvolvendo pesquisas, poderíamos dar a eles um canal aberto a explanar as novidades encontradas.

São ideias, ainda em fase de "ideia", gostaria da opinião de vocês, e de melhorias possíveis. Rodrigo Tetsuo Argenton (discussão) 16h09min de 19 de abril de 2013 (UTC)

Implementação do Seleccionador Universal de Idiomas

O Seleccionador Universal de Idiomas vai ser instalado aqui durante as próximas semanas. Vejam o anúncio em Announcement Universal Language Selector/pt. GoEThe (discussão) 11h00min de 12 de junho de 2013 (UTC)

Original reporting output[editar]

Since May 1, when The Wikinewsie Group Newsletter first began tracking original reporting taking place across all projects, 227 stories have been published by 78 reporters 14 different language Wikinews projects. The projects with the greatest number of reporters engaged in original reporting were English with 15, Russian with 14, Polish with 13 and French with 10. Beyond these, original there were one or more journalists engaging in original reporting on Catalan, Chinese, Esperanto, German, Italian, Norwegian, Portuguese, Serbian, Spanish and Ukrainian. The peak month for reporting across all projects was May with 52 articles. It was followed by June with 49, August with 44, September with 43 and July with 39.

Wikinews original reports by project.png

In the past four months, Spanish, Polish, French, Ukrainian, Russian and English have all produced over 20 total pieces of original reporting, with Russian Wikinews publishing 41 stories and English Wikinews publishing 60 stories.

LauraHale, RockerballAustralia, Antanana, Agamitsudo, Dmitry Rozhkov, Plogi, Krassotkin, Schekinov Alexey Victorovich, and MadriCR have each produced 5 or more pieces of original reporting in the past four months. Another group of users, Joan301009, Bddpaux, Computron, Laslovarga, Fed4ev and Yakudza, have produced four articles each. If you are on this list, please seriously consider applying for accredited reporter status on English Wikinews. This will make it easier to identify contributors from around the globe to do original reporting on any special reporting projects done by The Wikinewsie Group.

For September, only three pieces of 43 original reports produced were translated from one language to another. They were Wikinews interviews specialists on China, Iran, Russia support for al-Assad, Wikinews interviews Dr Thomas Scotto and Dr Steve Hewitt about potential US military intervention in Syria, Atlético de Madrid defeats Real Madrid 1-0 in 2013 derby and Tokio gana la sede de los Juegos Olímpicos 2020. Original reporting is a major strength of Wikinews. It is one we should be playing to. Please consider translating your work into another language, or finding a local reporter to assist you with translation work and publishing policy. This will benefit all languages, promote more cooperation between projects, and expand news reach for our reporting which we can leverage to provide more opportunities for reporters.

The Wikinewsie Group is hoping to facilitate more cross-language work. The Wikinewsie Group/Local Wikinews policies is a list of local policies. If some one from each project could complete the row for their language, it would be incredibly useful. Thank you.

Every month, The Wikinewsie Group puts out a newsletter. Please consider putting any local project news on the newsletter. This could include discussions on reporter accreditation, installation of new extensions, translation policies, WMF related discussions of interest to the project. We want to know what Wikinews projects are up to. We need your assistance with that. Please share what is happening.

Pesquisa editorial

Olá pessoal!

Preciso que o máximo de usuários/editores respondam a pesquisa que se encontra nesse link, a mesma é para fins acadêmicos e profissionais.

Ela é um pouco "grande", mas irá me ajudar imensamente. Posteriormente, após a conclusão da pesquisa, irei divulgar os dados apenas das estatísticas, que tenho certeza, serão de grande importância tanto para a Wikipédia (e os demais projetos da Wikimedia), quanto para a Wikimedia Brasil.

Muito grato. ---- @lestaty discuţie 04h07min de 18 de novembro de 2013 (UTC)

Wikidata and Wikinews

Hi,

I invite you to participate in the development of the draft about how Wikidata could support Wikinews.

I would appreciate if someone would translate this message and into your language so more members of your community can contribute to the conversation.

Thank you!
--sasha (krassotkin) 18h33min de 11 de dezembro de 2013 (UTC)

Pedido de usurpação

O dono da conta "GO" (sulutil:GO) solicitou aqui a usurpação da conta neste projeto. A conta possui algumas edições de 2007, nenhuma no domínio principal. O que fazer nesse caso? Ela pode ser renomeada?—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 15h49min de 17 de dezembro de 2013 (UTC)

Eu gostaria que me ajudassem com isso pra que eu possa saber o que dizer ao usuário, mesmo que a resposta seja negativa ou que não se sabe o que fazer.—Teles «Talk to me˱M @ C S˲» 02h01min de 27 de dezembro de 2013 (UTC)
Aparentemente, não existe nenhuma política ou discussão sobre isso aqui. Então, acredito que deveria ficar a critério de quem for renomear. Por mim, seguiríamos o procedimento da Wikipédia em Português, enviando uma mensagem a essa conta que não edita há anos e, se não houver respostas, usurparia a conta. Como poucos usuários são ativos aqui, iniciar uma discussão para oficializar alguma política do gênero não daria certo. Érico Wouters msg 16h41min de 30 de dezembro de 2013 (UTC)