Wikinotícias:Redação/Administrando a interface (02/03/2021)

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Alguns conteúdos presentes nesta página foram ocultos para visualização na versão móvel.

@Juan90264, DARIO SEVERI, Leonardo José Raimundo, Micael D., Marcia Beatriz Einsfeld: Olá a todos! Apresento algumas novas ideias para interface de maneira acessível. Espero a participação da comunidade. Edu! (discussão) 16h37min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]

1. Vector Legado[editar código-fonte]

Em primeiro lugar, a interface dos projetos não é moderna. Algo observado em diversos sítios (G1 por exemplo) é a limitação de espaço nas laterais. Percebi durante pesquisas que alguns usuários da Wikimedia são contra, mas o espaçamento melhora na leitura do conteúdo, deixando a tela mais clean.

Além do espaço, a proposta transforma a barra lateral (desktop) em um menu. Ela será implementada inevitavelmente no futuro, mas podemos solicitar seu uso antecipadamente.

2. Problemas e soluções[editar código-fonte]

Alterar o visual geral do Wikinotícias requer algumas alterações na página principal. Na última edição, as dimensões da PP foram definidas… com atualização do Vector Legado (limitando a 900px), ela perde espaço também.

A principal mudança proposta é reduzir os indicadores econômicos. O Wikinotícias em francês realizou isso. Alguns motivos: (1) a ligação "saiba mais…" perde um pouco de sentido, já que todos os indicadores estão ali; (2) as bolsas são desconhecidas pelo público geral, a atualização foca mais no país; (3) é visualmente melhor.

Veja abaixo um exemplo. As bolsas (ou quantidade) podem ser indicadas pela comunidade:

Indicadores econômicos


Estados Unidos
NASDAQ
13.192,35
▲ 0,56%
Estados Unidos
S&P 500
3.811,15
▼ -0,48%
Brasil
Ibovespa
110.035,17
▼ -1,98%

1 de marco de 2021 • Leia mais

Outra proposta é a mordernizar da notícia em destaque (baseado no Wikinotícias em espanhol). Ela usa uma imagem de fundo.

O único problema é que nem todas as imagens são válidas neste caso. Imagens capturadas na vertical são automaticamente cortadas e em alguns casos impróprias.

Se aprovada, a seção "Notícias recentes" preferencialmente deve inciar ao lado das chamadas. Veja abaixo um exemplo. Existem várias opções que podem ser combinadas, como ícones para vigiar ou visualizar a imagem e ocultar/exibir o texto.

África do Sul nega o visto para Dalai Lama
África do Sul nega o visto para Dalai Lama

3. Aumentar[editar código-fonte]

Baseado na proposta "notícia em destaque", outra proposta é criar uma predefinição que adapta o uso de imagens para desktop e móvel.

É bem comum ver imagens maiores em diversos sítios (corriqueiramente o Wikinotícias em russo). A proposta é que a imagem tenha em torno de 550px para computador e 250px para celulares. Veja um exemplo abaixo.

P20210216AS-1330.jpg

Lembre-se: isto só é válido principalmente para imagens fotografadas na horizontal. Em outros casos, a predefinição não seria válida. Nesta seção também é incluído o aumento da fonte na versão desktop.

4. Newsletter[editar código-fonte]

É bem comum a presença de newsletter em sítios jornalísticos (redes sociais em geral também). As pessoas recebem as últimas notícias diretamente no email, o que incentiva o acesso ao Wikinotícias e também na criação de uma conta.

Se aprovada, poderia ser adicionada em {{opine}}. A imagem fica um pouco maior nesta proposta também. Veja abaixo.

O usuários também poderão escolher por tema ou notícias em geral.

5. Contatos[editar código-fonte]

O Wikinotícias em português não possui um contato de email. Em WN:Contatos possui o email de usuários que não estão mais ativos. A proposta é remover estes e-mails (já que estão inativos devem ter privacidade…) e disponibilizar um email oficial do Wikinotícias.

A versão em inglês possui um email, mas acho que é pago. A minha proposta é utilizar wikinews@email.com (registrado) que é gratuito (ou outro gratuito).

Por fim, mas não menos importante, um novo visual para {{mídias sociais}}. Veja abaixo:

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Além disso, o novo "mídias sociais" utiliza o ID da página, que deixa a URL menor e detectável por sítios de busca.

Comentários[editar código-fonte]

Symbol support vote.svg Concordo com a proposta, essa nova interface moderniza mesmo, igual o sites mesmo de notícias. O que me impressionou foi o newsletter, temos essa possibilidade? Como? Juan90264 (Disc.) 16h49min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]

@Juan90264: obrigado pela participação. É possível através de uma página especial. O MediaWiki, por exemplo, a ativou. Edu! (discussão) 16h59min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]
@Edu!: Ok! Mas quem poderá enviar esses newsletters? Se for somente os administradores, existiria como os editores de páginas protegidas poderem enviar também? Juan90264 (Disc.) 18h01min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]
Symbol support vote.svg Concordo. E sobre o e-mail; acho que dá pra arrumar com a WMF isso. Micael D. Oi, meu chapa! 17h06min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]
@Juan90264: pelo que vi, pode sim. Criar novos tópicos é restrito a administradores, mas enviá-los não. @Micael D.: obrigado! Irei solicitar. Antu face-smile-grin.svg Edu! (discussão) 19h12min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]
Eu também Symbol support vote.svg Concordo com as alterações no Wikinotícias. Serão 550 pixels nos computadores e 250 nos celulares.
Leonardo José Raimundo (discussão) 20h50min de 2 de março de 2021 (UTC)[responder]
Symbol support vote.svg Concordo com as sugestões apresentadas na proposta. DARIO SEVERI (discussão) 00h52min de 3 de março de 2021 (UTC)[responder]

Symbol comment vote.svg Comentário @Juan90264, DARIO SEVERI, Micael D., Leonardo José Raimundo: uma notícia boa e outra ruim. Por email, Grabarczuk (WMF) informou que a atualização no Vector Legado deve ocorrer em torno de um mês, no entanto a ativação do Newsletter foi rejeitada automaticamente no Phabricator. Edu! (discussão) 19h12min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Ah, que pena que a ativação do Newsletter não deu certo :*(. Mas ao menos teve uma notícia boa. Micael D. Oi, meu chapa! 09h12min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
É uma pena que foi rejeitada a ativação do Newsletter.
Leonardo José Raimundo (discussão) 20h36min de 11 de março de 2021 (UTC)[responder]