Wikinotícias:Políticas Oficiais/Política Oficial de Criação de Notícias

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Center
Políticas
Política de bloqueio
Política de criação de notícias
Política de eliminação
Política de proteção
Política dos bots
Política dos estatutos
Pedidos à usuários
Administradores
Burocratas
Verificadores
Guias de ajuda
Guia de conduta
Guia de conteúdo
Guia de criação de notícias
Guia de edição
Guia de eliminação
Guia de estilo
Páginas especiais
Espaço de trabalho
Redação
Propor notícia

Esta página é referente à política de criação de notícias da Wikinews lusófona. As orientações descritas aqui devem ser seguidas quando necessário seu uso.

Predefinições


Criação da notícia

De início, deve-se escolher entre as predefinições de datas {{Origem}} e {{Data}}.

Após tal, deve-se escrever o texto da notícia entre as marcas <!--Escreva seu texto aqui--!>. Logo que introduzir seu texto, apague as duas marcas (<!-- e --!>, além do texto entre a codificação) para que ele, quando concluído, seja visualizado pelos outros utilizadores.

No final da página, após as fontes, há a escolha de categoria para a notícia.

Mas quando iniciar as notícias verá que está tudo lá, não precisa gravar, nem ao menos copiar daqui essas marcas.

Citação de fontes

Deve ser citada as fontes as quais pesquisou para criar a notícia, na predefinição {{Fonte}}, seguindo como o exemplo a seguir.

{{fonte
|url=
|título=
|autor=
|pub=
|data=
}}

Na lacuna do url, deve-se introduzir o endereço da notícia, ou seja, de onde foi retirada; o título da notícia do site pesquisado; o autor da notícia (se houver); o nome do site o qual fez a publicação; e a data do dia em que a notícia foi publicada no site pesquisado.

Mostrar previsão

Deve-se usar este botão para evitar edições inúteis, ou seja, que não tenham significativa diferença, localizado-se ao lado do botão salvar página. Caso o usuário crie uma página e faça sucessivos salvamentos de edições, será avisado com {{Mostrar previsão}}.

Caso insistência, o usuário poderá ser bloqueado, segundo a politica sobre má conduta.

Especificação de cada tipo

Fonte externa

Notícias podem ser criadas a partir de outras pré-existentes, mas sem infringir os direitos autorais, ou seja, sem cópia parcial ou total do texto original. Uma das possibilidades que enriquecem a notícia é ter uma boa quantidade de fontes, se as fontes forem contrastante, é bom que ambas sejam expostas no texto. Deve-se evitar que a notícia tenha fonte única, pois dessa forma a notícia criada tem apenas uma visão, sendo assim, ela fica tendenciosa. No entanto, a fonte única pode ser utilizada, mas desconfie caso não encontre outra fonte, dificilmente somente uma mídia noticia sobre algo verdadeiro.

Reportagem original

As reportagens originais são consideradas apenas quando o contribuidor participou/testemunhou tal notícia. São considerados exceções casos considerados normais, sendo tal notícia eliminada. Deve ser incluída a predefinição {{Reportagem original}}