Utilizador:Slade/Arquivo3

Fonte: Wikinotícias
Este é um arquivo provisório com mensagens postadas até agosto de 2006. Deixe mensagens na discussão atual. -- Slade++ 00:17, 5 Fevereiro 2006 (UTC)

For other languages, consider using Wikinotícias:Babel
Olá Slade/Arquivo3, bem-vindo(a) ao Wikinotícias,
O Wikinotícias surgiu em 2005, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar no Wikinotícias.
… Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
… Página de testes
Para fazer experiências sem danificar o Wikinotícias
… Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
… Normas de conduta
Reserve algum tempo a explorar as Normas de Conduta
… Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
… FAQ
O que toda a gente pergunta
… Políticas do Wikinotícias
Regulamentos gerais a saber
… Ajuda
Manual geral do Wikinotícias
… Café dos novatos
Sane suas dúvidas com usuários experientes.
… Seja audaz
Não tenha medo de editar o Wikinotícias.
If you do not speak Portuguese, please refer to Wikinotícias:Global help
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros usuários. Para deixar uma mensagem a um usuário deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~.
  • Desejo-lhe uma boa estadia no Wikinotícias! -- Carlosar 20:37, 23 Setembro 2005

Layout do aviso de congelamento[editar | editar código-fonte]

Eu proponho criar um aviso de notícia protegida mais discreto para colocar no rodapé da página, parecido como os avisos de edição depois de um congelamento. Na minha opinião, assim ficaria com uma aparência mais profissional. O layout atual para o aviso eu considero meio cafona. Sugiro experimentar outras formas. --Carlosar 13:09, 3 Agosto 2006 (UTC)


Sugiro também pensar numa política bem simples. Tem gente que propõe grandes idéias (algumas até boas) só que depois abandona o projeto e fica tudo na minha mão. Não estou me referindo a você em particular, mas relatando o que já aconteceu no passado. --Carlosar 13:14, 3 Agosto 2006 (UTC)

Layout da Página Principal[editar | editar código-fonte]

Minha sugestão é que a Página Principal seja mais atemporal e ao invés de destacar artigos em particular, chame a atenção sobre o que está acontecendo no projeto. Outra idéia é a criação de coberturas com resenhas (como eu fiz para as eleições presidenciais). Para esses casos a participação seria mais simples e fácil para a maioria das pessoas.

Existem poucas contribuições e por causa disso não sei se é viável ficar destacando notícias na página principal. Eventualmente, isso pode até ocorrer para o caso de algum acontecimento importante. --Carlosar 13:19, 3 Agosto 2006 (UTC)

Outras propostas[editar | editar código-fonte]

Outras idéias que andei tendo para simplificar o projeto. Uma é acabar com a "fase de revisão do artigo". Depois que o autor tira a marca de "artigo em desenvolvimento" ele vai para a Página Principal e "seja o que Deus quiser". A minha hipótese é que um artigo muito ruim e mal intencionado seja logo filtrado e descartado, ou então corrigido por algum colaborador.

Andei também tendo vontade em acabar com a publicação na forma: "Portal:etc etc etc|etc etc etc - NOTÏCIA" como é feita atualmente e inventar uma forma de as notícias aparecerem na Página Principal de forma automática. O problema é que a imensa maioria das pessoas escreve suas histórias e não publica na Página Principal. Daí outra pessoa (ou seja: eu) tem que publicá-las. O processo é lento, burocrático e nem sempre estou disponível para fazer. --Carlosar 13:27, 3 Agosto 2006 (UTC)

Fora do contexto: O MSN Messenger não funciona mais? Não consigo mais usá-lo.--Carlosar 13:30, 3 Agosto 2006 (UTC)

Re:Bloqueio[editar | editar código-fonte]

Ok... desculpe...

João Felipe C.S 03:34, 5 Agosto 2006 (UTC)

Layout da Página Principal[editar | editar código-fonte]

Precisamos de um layout alternativo para a Página Principal que dê destaque para as notícias recentes e que seja funcional mesmo na situação de não haver adição de notícias novas todo os dias, ou para o caso de o projeto ficar por um período sem contribuições.

Podem servir de inspiração os seguintes websites:

  • A página da Wikipédia (excelente layout!)
  • A página do Commons
  • A página da agência de notícias VOA (não tem notícias novas sempre, mas o layout é funcional)
  • A página antiga em espanhol e inglês da Agência Brasil (mesma coisa que a VOA)
  • Alguma outra página que alguém pode sugerir como exemplo. --Carlosar 14:18, 5 Agosto 2006 (UTC)

Comentários: Layout da Página Principal[editar | editar código-fonte]

Precisamos logo de um bom layout para a Página Principal, que seja funcional, útil, facilite a navegação, e que tenha uma aparência simples, comedida e sisuda mas bonita. O layout também precisa ser de fácil manutenção. Criar um layout assim é um desafio, principalmente devido às escolhas que devem ser tomadas durante a sua criação. Têm alguém no projeto bom em layouts ou com boas idéias para um?

Acho que também é importante levar em conta que há pouca gente que tem disponibilidade para dedicar-se várias vezes ao dia ao projeto. Por causa disso, seria bom que as modificações que fossem feitas aqui levassem isto em conta. --Carlosar 14:47, 5 Agosto 2006 (UTC)

Layout da Página Principal[editar | editar código-fonte]

Em relação ao layout da Página Principal eu acho nós devemos criar alguns layouts de teste para a Página Principal, experimentando várias idéias alternativas. Daí a gente vê como fica e discute. --Carlosar 03:35, 6 Agosto 2006 (UTC)

Se você criar Wikinotícias:Fevereiro/12 ao invés de Wikinotícias:2006/Fevereiro/12 como alguém fará depois para localizar uma notícia por ano?

Podemos usar o DynamicPageList nas notícias dos últimos dias, fica mais fácil. As notícias que forem muito antigas poderão ser arquivadas manualmente. Se possível contudo podemos imaginar uma forma para facilitar o arquivamento.

Existe alguma vantagem em colocar o aviso de congelamento? Eu imagino que uma possível vantagem é a pessoa saber a data em que o arquivo foi congelado (porém será que não tem outra forma para a pessoa saber?).

Por outro lado, toda hora que alguém for congelar um artigo, terá o trabalho a mais de colocar o aviso na página.

De qualquer maneira, se for para colocar um aviso como você pensou, eu acho que ele ficaria melhor se viesse depois da seção das Fontes, acima das Categorias.

Uma alternativa seria colocar uma explicação no rodapé, naquela parte em que aparece escrito: "Esta página foi modificada pela última vez a...". Pelo menos aí ninguém precisa ficar editando o artigo para pôr algum aviso. --Carlosar 03:35, 6 Agosto 2006 (UTC)

Eu acho um pouco bobagem colocar o aviso. As pessoas são espertas o suficiente para perceber como funciona o projeto. O leitor assíduo sabe que as notícias são congeladas depois de algum tempo e vai ficar irritado em ver em todos os artigos uma mensagem falando algo que ele já está careca de saber. É a mesma coisa que afixar uma placa "W.C." na banheiro da sua casa. Minha conclusão por enquanto sobre essa idéia é: trabalho extra num projeto que tem muita coisa para se fazer e pouca gente para ajudar e relação custo-benefício ruim.--Carlosar 03:35, 6 Agosto 2006 (UTC)

Porém, independente de qualquer coisa, vejo que no momento o mais importante mesmo é criar uma série de layouts para a PP.--Carlosar 03:35, 6 Agosto 2006 (UTC)


PS: Já que a idéia é colocar uma aviso sobre o congelamento, então sugiro colocar um aviso do tipo: "Esta página foi congelada em ??/??/??" e na palavra congelada a gente coloca um link para outra página explicando sobre a política de congelamento. Esta forma, a meu ver, pelo menos seria mais útil.--Carlosar 12:54, 6 Agosto 2006 (UTC)

Desporto[editar | editar código-fonte]

oi Slade, porque nao colocamos a agente do desporto no mesmo lugar onde estão as noticias? acho q a agenda esta muito escondida. eu sei que a PP está sendo remoderando mas enquanto isso a agenda poderia ficar mais facil de acessar se ficasse dentro da parte de noticias do desporto. Ah, eu gostei da primeira proposta para a PP, mas nao entendi como votar.Jornes01 05:56, 6 Agosto 2006 (UTC)

Muitas edições[editar | editar código-fonte]

Na realidade eu fiquei em dúvida se deveria marcar ou não como edições mínimas algumas modificações no artigo. Vou procurar seguir suas sugestões na próxima vez. --Carlosar 13:04, 10 Agosto 2006 (UTC)

Citação: Slade escreveu: «Mas o que eu estava falando é que em vez de salvar a frase em uma metade e depois salvar a outra...»

Como assim? Não entendi. --Carlosar 14:20, 10 Agosto 2006 (UTC)

Página Principal[editar | editar código-fonte]

Será que conseguiremos avançar um pouco em relação ao layout da Página Principal? Você tem alguma idéia? --Carlosar 18:34, 10 Agosto 2006 (UTC)

Layout da Página Principal[editar | editar código-fonte]

Eu trabalhei um pouco na minha proposta para a que é inspirada no Estilo da Wikipédia.

Procurei deixar a página bem simples para a navegação e leitura, de forma que o leitor possa achar aquilo que ele quer rapidamente, sem se perder. Procurei também deixar a página de uma forma cuja manutenção fosse fácil.

Gostaria que desse uma olhada nela.

Uma coisa que acho que poderia ser melhorada é deixar a aparência da página, com uma mais aparência de jornal, sem modificar a organização da página. Da forma como está, eu acho que confunde um pouco com a Wikipédia. Uma possibilidade que imaginei para atingir esse objetivo foi alterar o cabeçalho e mensagem de boas-vindas (mudar a fonte, por exemplo). --Carlosar 13:46, 11 Agosto 2006 (UTC)

Você está trabalhando no Índice temático ?--Carlosar 13:46, 11 Agosto 2006 (UTC)

Será que a gente consegue terminar a PP?[editar | editar código-fonte]

Será que nós conseguimos avançar um pouco no Layout da PP? --Carlosar 14:04, 11 Agosto 2006 (UTC)

Considerações[editar | editar código-fonte]

A seguir eu coloco algumas linhas gerais que eu estarei seguindo ao considerar as modificações no projeto:

  1. facilitar a manutenção
  2. manter compatibilidade com o que já foi feito
  3. simplificar o projeto
  4. facilitar a interação com os usuários --Carlosar 14:09, 11 Agosto 2006 (UTC)

RE:Niedson[editar | editar código-fonte]

Estatuto de administrador permanente: 100 edições e não abandonar tão logo o projeto.--Carlosar 18:52, 13 Agosto 2006 (UTC)

RE:Monobook[editar | editar código-fonte]

Desculpem, falha minha. Reverti para o estado anterior. --Carlosar @ 01:15, 20 Agosto 2006 (UTC)

Wikinotícias:Direitos de autor[editar | editar código-fonte]

O projeto está numa fase em que precisamos revisar e checar várias coisas. Esta página você copiou da Wikipédia?

Na versão em inglês eles estão usando a licença CC-2.5. E agora? --Carlosar @ 01:21, 20 Agosto 2006 (UTC)

Troca da PP[editar | editar código-fonte]

O problema é que a PP atual está muito defasada e com problemas. Para resolver esses problemas a gente precisa pelo menos atualizar a PP atual.

Agora, como a Proposta 4 já está bem funcional e parece ser bem melhor do que um remendo na PP atual, achei melhor colocá-la direto lá. Ao invés de perder tempo na PP antiga, acho melhor colocar uma nova PP.

Esta é uma atualização de emergência.

A idéia é a Proposta 4 ficar no lugar do PP enquanto não surgir idéia melhor para um novo layout.

Os mesmos comentários da Prop-4 valem para a Prop-5. Se usarmos a Prop-4 seremos obrigados a usar a Prop-5. A idéia é a seguinte: se usar a Prop-4, usar a Prop-5, enquanto ninguém oferecer uma solução alternativa.

Se alguém tiver idéia de melhorar a Prop-5 ou a Prop-4, sinta-se a vontade. Trabalhem num rascunho e depois que tiverem uma versão estável, apresentem para a comunidade. --Carlosar @ 01:59, 20 Agosto 2006 (UTC)

página de teste[editar | editar código-fonte]

Olá Slade. Como crio uma página de testes para mim?  -- Haomon[diálogo][+] 02:27, 20 Agosto 2006 (UTC)

Pensei que seria da forma que você falou mesmo, mas apareceu a mensagem “Por favor, não crie páginas apenas para fazer pedidos ou testes” então fiquei receoso. Acho que a assinatura não significa muita coisa. Mas digo que este projeto muito me interessa, invariavelmente como leitor, e sempre que tiver em bons tempos de folga (relativa) como contribuidor. Até mais. -- Haomon[diálogo][+] 02:41, 20 Agosto 2006 (UTC)

Layout da Página Principal[editar | editar código-fonte]

Vocês tem certeza que desejam fazer isto? --Carlosar @ 15:36, 20 Agosto 2006 (UTC)

Nova questão para votar[editar | editar código-fonte]

Atenção: Novo item para votar em Votações-Políticas do projeto

Em "Questões relacionadas ao projeto" perguntei como deve ser a participação de colaboradores anônimos (apenas com o endereço IP) na produção de notícias.--Carlosar @ 10:19, 21 Agosto 2006 (UTC)

Sobre WN:DA[editar | editar código-fonte]

Eu dei uma olhada em WN:DA e verifiquei que lá ele diz que o conteúdo do projeto está sob a licença GNU FDL.

Acontece que na última votação que houve no projeto a escolha foi pela licença CC-2.5. É inclusive esta licença que aparece descrita no rodapé da página.

O que você acha? --Carlosar @ 21:19, 21 Agosto 2006 (UTC)

Olá Slade! Gostaria de saber se a votação que iniciei na administração já não acabou, pois, segundo o própria página, são 7 dias de votação. E então?

Abraço --Armagedon Pode falar que te escuto! 20:22, 22 Agosto 2006 (UTC)

Eliminação[editar | editar código-fonte]

Olá Slade. Gostaria saber se poderiamos eliminar alguns dos artigos abandonados, já que um ou outro é que tem edição ou não há nada de informação. E então?

Abraço --Armagedon Pode falar que te escuto! 16:56, 23 Agosto 2006 (UTC)

Sobre isso, eu acabei apertando "sem querer" no botão "voltar" e nisso voltou uma edição sua. Desculpe-me pelo tropeço. --Armagedon Pode falar que te escuto! 16:58, 23 Agosto 2006 (UTC)
Sim, um exemplo disso é Corinthians quebra jejum de 8 jogos sem vitória, apesar de que foi editado pelo Jornes01. Poderiamos fazer parecido ou igual ao procedimento da Wikipédia, de colocar em processo de eliminação. --Armagedon Pode falar que te escuto! 17:08, 23 Agosto 2006 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Já mudei o que pediu, dexei-a mais imparcial, mostrando que Alckmin é um dos mais preparados. --Armagedon Pode falar que te escuto! 21:06, 30 Agosto 2006 (UTC)