Utilizador:Carlosar/Arquivo/Talk:11-03-08

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

RSS[editar]

Carlosar, vejo que em muitos Wikinews há RSS, e gostaria de perguntar uma coisa: porque aqui não temos RSS? Era só isso, e sou grato se me responder. Smile.png Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 01h20min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

O problema do RSS é que precisa de alguém para atualizá-lo constantemente. Nós aqui até tentamos uma vez mas depois foi abandonado. --Carlosar @ 00h28min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)
Entendo, quem sabe quando tivermos mais pessoas...; enfim, eu vi que queria desnomear o Abmac nos pedidos de desnomeação, e vim te avisar que ele desistiu do cargo; e eu fiz o pedido no meta no dia 31 (veja); ele não quis mais ser administrador; nem precisa mais se preocupar! ;). Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 00h56min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)
Ok--Carlosar @ 00h57min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

VDAs[editar]

Caro Carlosar, gostaria de conversar com você sobre algumas noticias que você colocou como VDA. Gostaria de informar que a Agecom (Agencia Goiana de Comunicação) tem o escrito no rodapé "Todos os direitos reservados" esses direitos reservados que estão lá não indica que ninguem possa pegar as informações, mas sim que por possuirem "dono" elas tem que serem citadas pela pessoa, site, empresa, etc... que usar estas informações.

Se você der uma olhada melhor no site e nas noticias verá que elas não tem um jornalista responsavel, como o que ocorre em outros jornais e sites de noticias espalhados pelo Brasil. Por isso, não existe um dono mesmo pela noticia, como ocorre nos outros jornais.

Além disso, por ser um site de uma agencia do governo, as noticias aí podem ser usadas pela população. Se caso não fosse o intuito de informar a população o site não teria função, pois ja existem varios jornais que circulam em Goiás.


Espero que não tenha se ofendido, pois não é essa minha intenção, a minha intenção verdadeira é te esclarecer os fatos.

Abraços

Knight's Light 20h47min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)

Eu não estou ofendido, longe disso. O problema é que o regulamento da Wikimedia diz que é necessário haver uma menção explícita liberando a cópia. Se você visitar o website da Agência Brasil ou o Voice of America, por exemplo, verá que em ambos websites está um aviso bem claro que diz que a cópia total ou parcial dos artigos é válida. Mesmo que você me convença que o autor da notícia não se importa em ter ela copiada, a Wikimedia não ficará satisfeita, e cedo ou tarde algum outro colaborador irá reclamar e poderá remover a notícia. Para eu remover a marca de violação de direito autoral, eu preciso pelo menos que você mostre para mim algum documento que pode ser usado como prova de que não há violação de direito autoral. Não vejo outra alternativa. --Carlosar @ 23h55min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)
Acredito que a maneira mais fácil é reescrever as notícias com as próprias palavras, evidenciando a fonte original delas no próprio texto. Minha sugestão é reescrever com suas próprias palavras apenas o começo da história e apagar o resto que é copiado. O leitor que desejar saber mais pode acessar o link para a fonte. --Carlosar @ 23h55min de 8 de Janeiro de 2008 (UTC)

Brasil nega-se a classificar FARC como terroristas e critica países que fazem isso[editar]

preciso que vc coloque mais de uma fonte e se possível outras referências na notícia Brasil nega-se a classificar FARC como terroristas e critica países que fazem isso. simplesmente estou seguindo uma diretriz que eu aprendi com vc. eu assisti a entrevista no vídeo que vc fez o link e não creio que seja somente esta referência sustentadora de referências válidas... alexandre, Abmac 11h49min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Desculpe por não ter respondido antes. Vi sua mensagem somente agora. Incluída a transcrição da entrevista.--Carlosar @ 00h08min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Para responder seu questionamento transcrevo abaixo a predefinição {{fonte-unica}} (destaques meus):

O artigo usa uma única fonte. Recomenda-se que outras fontes sejam acrescentadas à notícia para favorecer a diversidade de opiniões e evitar problemas de violação de direitos de autor. Utilize uma única fonte somente se nenhuma outra estiver disponível.

No caso em questão não se justifica colocar outra fonte ou referência simplesmente porque esta não existe. Além disso deve-se salientar que a fonte da notícia é a fonte primária, original da notícia (a gravação completa da entrevista) e não existe fonte melhor do que esta. De qualquer maneira eu fiz a transcrição de toda a entrevista para que as pessoas possam acompanhar melhor a entrevista original gravada em vídeo. Saudações.--Carlosar @ 00h38min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Quando eu questionei algumas notícias suas por causa de uma única fonte, elas não eram fontes primárias (mas transcrições de fontes primárias). A novidade do Wikinotícias em colocar várias fontes (quando elas não são primárias, porque aí não há necessidade) é permitir que se faça um estudo comparativo entre as transcrições das fontes primárias. Além disso, não corre-se o risco de alguém dizer que se está fazendo uma cópia de um material protegido por direito autoral. Espero ter sido claro. Saudações e até mais.--Carlosar @ 00h43min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Acesso WAP[editar]

Carlosar, pensei em trazer Acesso WAP para o Wikinotícias; fiz uns testes e pareçe ter dado certo; o que acha disso? Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 22h05min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Vejo que isso poderia ser de ajuda aos usuários que possúem "Acrenet"; bom espero sua resposta. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 22h09min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)
Eu acho uma idéia válida.--Carlosar @ 22h19min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Bom te ver![editar]

Bom te ver Carlosar! Pensei que havia sumido de vez! Fico feliz com sua volta, pois assim como a menor das criaturas desempenha um grande papel na natureza, sem você saber suas notícias geram grandes comentários. (hehehe, não que você seja pequeno) Bom, eu particularmente sentia falta de suas notícias (e a dos outros também), e fui "tocando o Wikinews para frente" enquanto todos estavam ausentes. Sinta-se a vontade, pois "a casa é sua" :-) --Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 03h37min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Aproveitando. Não tem como fazer nas outras edições e deixar dois espaços separados: um para opinião e outro para discussão? Por que daí quando houver algum aviso de que precisa corrigir o artigo (mudança de figura, link) fica mais fácil. Por outro lado, pode ser bobagem deixar dois espaços e seja melhor mesmo deixar só um para simplificar. Abraços. --Carlosar @ 20h31min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

A presença de comentários, principalmente em notícias polêmicas, é positiva e ajuda a manter vivo o projeto. --Carlosar @ 20h31min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Vi alguns dos dez maiores Wikinews, e somente um possui a aba exclusiva para opiniões: a versão em inglês, mas vejo que esse problema é contornado no Wikinews em espanhol com a predefinição {{haveyoursay}} direcionada para a aba de discussão das notícias, algo que também occorre aqui, mas vamos ver se os Desenvolvedores od MediaWiki (o software do Wikinews) expandem essa versão do MediaWiki do wikinews em inglês para todos os projetos; mas realmente precisamos de opiniões, e as pessos gostam que a imprensa dê as pessoas a liberdade de opinar sobre aquilo que ela redige (algo que atualmente vêm se espalhando em alguns jornais eletrônicos), e se continuarmos assim, será que estaremos um dia no nível da Folha Online? Bom, só o futuro dirá. --Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 22h15min de 30 de Janeiro de 2008 (UTC)

Notícia em destaque[editar]

Caro Carlosar, estou vindo aqui para te pedir um pequeno favor: dê uma olhada nessa notícia. Acho que ela poderia fazer parte das notícias em destaque, pois possue bastante informações e fontes.

Knight's Light 11h37min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Fechar candidaturas em es.wikinews[editar]

Olá caro,

Você é burocrata em Wikinews em espanhol. Serias tão amável de fechar as duas candidaturas a adminstrador que há? Já que os demais burocratas não editam faz algum tempo.

Muito obrigado.

Abraços. Loco085 16h42min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

artigo ou notícia ?[editar]

vc não acha melhor alterar de artigo para notícia... ? veja esta imagem, no aguardo, alexandre Abmac 17h26min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Tem razão. Concordo. --Carlosar @ 00h04min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)
mas como podemos resolver isto...? alexandre, Abmac 13h31min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

problemas com as imagens[editar]

que está acontecendo com as imagens que eu não consigo visualizar...? veja esta imagem aqui. se puder me ajude... alexandre, Abmac 13h27min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

No meu navegador parece estar OK. Talvez tenha sido um problema temporário do servidor.--Carlosar @ 23h59min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

avaliação[editar]

analise a notícia e verifique se é uma cópia ou atende aos requisitos desta wikinews... Teatro Goiânia é tema de livro, alexandre, Abmac 14h22min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)

No website há o aviso:"É permitido o uso total ou parcial das matérias desde que citada a fonte." À primeira vista parece estar OK. De maneira geral, esse negócio de copiar talvez necessite de uma melhor discussão. No caso da cópia em questão acho que seria bom colocar um aviso como tem no Commons dizendo que é uma cópia autorizada de um website governamental. --Carlosar @ 23h57min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Há um monte de coisas que eu gostaria de aprofundar sobre diversos assuntos do projeto, mas infelizmente tenho pouco tempo. Abraços.--Carlosar @ 23h57min de 1 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Bom Carlosar, vim falar contigo sobre o problema apresentado pelo Abmac, e o Usuário:Knight's Light continua a fazer cópias; eu acho que a melhor coisa a se fazer é uma reescrita daquele artigo; o artigo está bloqueado até domingo, mas ele pode ser desbloqueado, e vou sugerir ao usuário uma reescrita daquele artigo, até domingo, com o desbloqueio do artigo, pois caso contrário, será tratado como VDA; mas eu acho que deveríamos ter uma política para esse tipo de coisa, pois assim evitaríamos transtornos, e além disso sem cópias integrais de Websites, e o que acha da idéia?. --Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 03h03min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Achi ideal nos fazermos um anúncio na esplanada e discutir lá o que deve ser feito para essas políticas de VDA; o que acha? --Brunoy Anastasiya Seryozhenko Messengers 18h42min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Então vamos definir melhor a questão das cópias. A rigor, pelo que eu sei, até o presente momento não é ilegal copiar o conteúdo de outro website desde que a cópia seja permitida. Dessa forma, o usuário em questão não teriam cometido nenhuma falta e portanto não podemos fazer nada contra ele. Pelo atual regulamento, se ele quiser copiar todas as notícias de uma fonte confiável e reconhecida que autoriza a cópia, ele está dentro da política do projeto. Por outro lado, talvez fosse necessário rever essa política e impor algumas restrições a fim de estimular a produção de material original. --Carlosar @ 01h42min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Votação[editar]

Olá Carlosar por favor podes participar dessa votação, desde já agradeço! Sir Lestaty de Lioncourt 10h12min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Nações Unidas[editar]

Convido-o a participar desta discussão. Obriagdo. Vini 175»» 01h43min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

compromisso 2[editar]

estimado amigo, gostaria de estabelecer uma meta de incrementar a produção quantitativa e qualitativa desta wikinews. a propostas é 15 notícias diárias, no mínimo. pela quantidade de contribuidores já podemos pensar nisto. caso concorde temos todos que trabalhar pesado. alexandre, Abmac 14h47min de 9 de Fevereiro de 2008 (UTC).

Concordo. Vamos tentar.--Carlosar @ 23h39min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Predefinicoes[editar]

Olá Carlosar! Desculpa atrapalharte, mais é que tem notícias constando nesse domínio Categoria:!Predefinições algumas estão desbloqueadas, mais a maioria está bloqueada e creio que notícias nesse domínio não esteja correto, poderia desproteger para que eu possas retirar ou entao você poderia retirar por gentileza? Desde já agradeço a atenção! Sir Lestaty de Lioncourt 14h42min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Pronto.--Carlosar @ 22h48min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Muitíssimo obrigado! Queria saber se viu o "ticker" na página principal e se gostou? Sir Lestaty de Lioncourt 22h52min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Gostei muito. Parabéns.--Carlosar @ 23h01min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Obrigado, tem mais algumas coisas que pretendo trazer pra cá, para incentivar mais as pessoas a editarem e a passarem um tempo a mais aqui, mais isso por enquanto é segredo de estado rs, mais tenho certeza que vais gostar. Abraços Sir Lestaty de Lioncourt 23h06min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Olá Carlosar tem uma predefinição mais simples que evita ficar escrevendo [[W:artigo|artigo]] que é essa {{W|artigo}} espero ter ajudado. Sir Lestaty de Lioncourt 00h42min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Excelente.--Carlosar @ 22h40min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)

fogo amigo[editar]

estimado carlosar...
vc escreveu ... um certo tempo atrás ...

Fonte única Como deve ter percebido eu comecei a usar a predefinição "fonte-única" em alguns artigos para estimular a inserção de outras referências e assim melhorar a qualidade do artigo. Entretanto não pretendo com isto inviabilizar a publicação dos mesmos. Pretendo fazer o seguinte: coloco a predefinição "fonte-única" e quando chegar a época de congelar o artigo, simplesmente removo a predefinição e deixo o artigo do jeito que ele está, independente de ter uma única fonte. Considero isto a ação mais acertada. Grato pela atenção.--Carlosar @ 17h34min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)

eu comento que uma fonte única pode ser extremamente perigosa pois fechamos a notícia para somente um só ponto de vista. no início eu tive minha dificuldade de entendimento do ponto de vista desta wikinews. mas agora eu concordo. devemos pensar em outros modos de estimular a inserção como vc disse em sua msg... vamos refletir sobre isto e tocar o barco para frente... alexandre, Abmac 15h40min de 23 de Fevereiro de 2008 (UTC).

Eu concordo consigo. E além do problema do ponto de vista existe a questão do direito autoral. Por causa disso criei aquela predefinição, entretanto sem querer impor como uma regra obrigatória para passar por cima dos outros autores.--Carlosar @ 17h38min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Outra coisa. Se tiver que usar fonte única, cite a fonte no artigo e procure fazer um resumo da notícia da fonte (ao invés de tirar tudo da fonte original) pois, pelo que entendi, a legislação permite que se façam resenhas. Outra coisa, se tiver que copiar alguma coisa, ou usar uma só fonte, pegue se possível uma fonte livre: VOA, Agência Brasil, etc.--Carlosar @ 17h38min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Eu não vejo problema em ter alguns artigos com uma só fonte. Eu só acho ruim se isso ficar usual, todo mundo que contribuir colocar só uma fonte. Abraços e até logo.--Carlosar @ 17h38min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Figura[editar]

Obrigado pela correção estou olhando todas as ediçoes feitas pelo meu bot é que deu um bug no AWB e ele removeu sem motivos o thumb das imagens já reportei o erro no irc Confused.png, entao agradeço se vir alguma com isso ou me avisar ou corrigir. Desde já agradeço Wink.png Sir Lestaty de Lioncourt 01h06min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Há uma porção de fotos com esse mesmo problema.--Carlosar @ 01h29min de 3 de Março de 2008 (UTC)
Todas já foram corrigidas. Obrigado pela compreensão! Sir Lestaty de Lioncourt 03h46min de 3 de Março de 2008 (UTC)

crise da américa do sul[editar]

acho muito genérico esta sua categoria... crise da américa do sul ... podemos pensar em crise colômbia-equador... pense nisto e alteremos por lá... alexandre, Abmac 07h18min de 5 de Março de 2008 (UTC).

Eu não tenho preferência por nenhum nome. Aquele que vocês decidirem para mim está bom. Em relação ao nome: "crise colômbia-equador", há de se lembrar que a crise envolve praticamente todos os países da América do Sul, não só a Colômbia e o Equador. Uma hora é o Equador que "xinga" a Colômbia, outra hora é a vez da Venezuela, em outra o Brasil mete a colher, etc. Entretanto o nome: "crise colômbia-equador" funciona bem como uma subcategoria de notícias em que estão envolvidos Equador e Colômbia. Poderíamos imaginar também uma outra categoria: "crise colômbia-venezuela". Estou aberto a sugestões, críticas, palpites, etc. E aí, o que vocês acham?--Carlosar @ 00h27min de 6 de Março de 2008 (UTC)
Se me permite, acho interessante sua idéia. Na verdade, a crise da América do Sul 2008 seria mais apropriado, pois dá sentido temporal à notícia. E a crise Colômbia-Equador poderia ser uma subcategoria desta. Alex Pereirafalaê 00h34min de 6 de Março de 2008 (UTC)
como pode dar sentido temporal...??? qualquer crise, de qualquer área, pode ser inserida nesta categoria. a precisão está de fraca a fraquíssima... alexandre Abmac 17h37min de 6 de Março de 2008 (UTC)
qualquer crise serve...

olha o problema é central. 1) a categoria:crise da américa do sul é genérica demais. qualquer crise entra aqui... 2) é certo que a crise é de toda américa do sul, notadamente da colômbia, do equador e da venezuela. mas como se trata da farcs, originária maior da crise, devemos focar nos três países que estão diretamente envolvido na crise. 3) devemos gerar categorias focadas a problemas bem definidos. uma questão de categorização de situações-problemas... alexandre, Abmac 17h37min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Eu criei categoria américa do sul porque não lembrei num nome melhor. Não sou contra criar essas categorias para países específicos. De qualquer modo, depois a gente pode juntar tudo numa categoria mais geral, se quiser. Agora, como vocês querem fazer? --Carlosar @ 00h21min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Agência Lusa[editar]

A Agência Lusa, assim como a Agência Brasil, liberam a reprodução de seus textos. Veja no final da página da Agência Lusa. Portanto, não há VDA, uma vez que não há DA. Alex Pereirafalaê 23h51min de 10 de Março de 2008 (UTC)

Pelo que eu sei o conteúdo da Agência Brasil não viola as diretrizes do projeto. Em relação à Agência Lusa, preciso ainda investigar. Quem puder opinar e oferecer mais informações será bem-vindo.--Carlosar @ 03h09min de 11 de Março de 2008 (UTC)