Barragem rompe em Goiás
30 de janeiro de 2008
A barragem da Usina Hidrelétrica de Espora, localizada entre os municípios de Aporé e Itarumã, localizada no interior de Goiás, rompeu na madrugada de hoje, despejando milhares de metros cúbicos de lama no Rio Correntes.
A ruptura ocorreu devido ao elevado volume de chuva, causado pelas fortes chuvas ocorridas na região nos últimos dias. Segundo o Corpo de Bombeiros de Jataí, a ruptura causou enormes danos as lavouras e chácaras localizadas as margens do Rio Corrente. Segundo agricultores locais, o Rio Correntes subiu cerca de 30 metros, inundando as casas em alguns segundos. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas que pescavam nas proximidades estão desaparecidas.
A maior preocupação das autoridades locais é a respeito do volume da água que está descendo da barragem e pode danificar pontes que fazem as ligações entre os municípios da região, que poderiam ficar isolados. Duas comportas da barragem já foram abertas para diminuir a quantidade da água.
A PRE estuda possibilidade de bloqueio na GO-178 devido ao perigo de desmoronamento da rodovia, causada pela enxurrada.
Fontes
- Bombeiros inspecionam rompimento de barragem— Agecom, 30 de janeiro de 2008
- Barragem transborda no interior de Goiás— DM Online, 30 de janeiro de 2008
- Barragem: PRE estuda possibilidade de bloqueio na GO-178— DM Online, 30 de janeiro de 2008
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|