Teatro Goiânia é tema de livro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Nuvola apps important.svg
Atenção: Esta notícia está sofrendo por uma disputa de conteúdo, e somente será editável novamente até que esse problema se resolva.

30 de janeiro de 2008

Goiânia, Goiás

O Teatro Goiânia, uma das unidades da Agência Goiana de Cultura (Agepel), é tema de livro a ser lançado hoje. A obra Teatro Goiânia: História e Estórias, de Gilson  Borges, será lançado, às 20 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O livro conta a história de um dos mais importantes espaços da cultura de Goiânia, inaugurado na década de 1940. Foi no então Cine-Teatro Goiânia que se realizou o Batismo Cultural de Goiânia, a entrega da chave da cidade ao primeiro prefeito, Venerando de Freitas, e uma movimentada programação cultural, que reuniu governadores, intelectuais e ministros.

A noite de autógrafos do livro será acompanhada pela exposição de fotos intitulada Teatro Goiânia: 65 Anos de História em Imagens, composta por fotos de Paratéca, Sílvio Berto, Rosary Esteves e Gilson P. Borges, que ilustram o livro. Haverá ainda a exibição do filme Divino Tormento, dirigido por W. S. Van Dyke, o primeiro filme a ser exibido no Cine-Teatro Goiânia.

Gilson Borges revela que a idéia de escrever o livro surgiu em 2003, quando, como professor do curso de Turismo do Cefet de Goiás, acompanhou de perto a dificuldade dos alunos em encontrar informações suficientes e precisas sobre prédios históricos e monumentos de Goiânia. Apaixonado por teatro, o autor resolveu resgatar um pouco da história do Teatro Goiânia, através de um trabalho de pesquisa.


Fontes