Wikinotícias:Missão

Fonte: Wikinotícias
(Redirecionado de Wikinews)


Imagine um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos, esse é objetivo do Movimento Wikimedia, consequentemente de todos seus projetos, os quais a Wikinews faz parte. Para desempenhar esse papel, esse projeto gera, através de uma rede colaborativa de voluntários, notícias do mundo todo de forma livre, transparante, independente.


Missão da Wikinotícias

A ideia por trás do projeto não é menos ambiciosa. Procuramos criar uma fonte livre de notícias, onde cada ser humano está convidado a contribuir com reportagens sobre qualquer tipo de evento, grande ou pequeno e a partir de uma experiência pessoal, ou relatada em algum outro lugar.

A Wikinotícias está fundamentado na ideia que é possível criarmos algo novo, ao invés de destruir algo antigo. Está fundamentado na crença de que podemos, juntos, construir um grande e único recurso que enriquecerá a paisagem da mídia.

Projeto para a fase inicial

Em sua fase inicial a Wikinews lusófona trabalha com pequenas quantidades de notícias não originais, agregado de resumos de notícias oriundas de fontes externas.

Eventuais cenários futuros

A Wikinews em busca do seu objetivo caminha para se tornar uma fonte de notícias e reportagens inéditas, criadas por voluntários que acompanharam o fato, ou investigaram o fato, tendo o diferencial de que seus valores e a não necessidade de venda de seu material torna-a uma fonte independente de influências de mercado. Além disso, como é projeto Wikimedia, é transparente, busca a qualidade e todo seu material é criado sob-licença livre.

Wikinews socialmente

O projeto promove a ideia do cidadão jornalista, qualquer pessoa tem a capacidade de contribuir com conhecimentos, e também de discernir as fontes e verificar as mesmas, assim, todos deveriam contribuir com informações e aprender a verificar mais de uma fonte de informação para confirmar ou negar a mesma.

A Wikinotícias busca ser tanto uma fonte de informações, quanto de entretenimento. A vinda de colaboradores é bem vinda na Wikinews, todos são encorajados a explorar os diferentes informações atuais ou interessantes. O projeto busca através dos voluntários novos formatos de apresentação do conteúdo e novas portas, permitindo que todas pessoas ao redor do mundo beneficiem-se com o conteúdo da Wikinews.


Quer participar? Coloque um título aqui e comece uma nova notícia, se quiser fazer uma conta, clique aqui