Morre aos 93 anos, o ator britânico Christopher Lee

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Christopher Lee at the Berlin International Film Festival in 2013.
Imagem: Avda.
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário
Christopher Lee em 2009.

11 de junho de 2015

Christopher Lee, o célebre ator, cantor e escritor britânico, conhecido por sua interpretação de Drácula ou mais recentemente, Conde Dooku (em Star Wars) e Saruman (em O Senhor dos Anéis), morreu na manhã de domingo do dia 7 de junho, em Londres (Reino Unido), aos 93 anos de idade.

A notícia de sua morte só se tornou pública por vários meios de comunicações britânicos hoje (quinta-feira, 11 de junho), por sua esposa de 54 anos, Birgit Krøncke Lee, que decidiu primeiro a informar amigos e família. O ator foi hospitalizado a três semanas no Chelsea and Westminster Hospital por problemas respiratórios e insuficiência cardíaca (coração). Um porta-voz do Royal Borough of Kensington and Chelsea confirmou a morte de Lee ao divulgar a certidão de óbito.

Christopher Lee ganhou destaque na década de 1950 estrelando em filmes de terror da Hammer Horror como os monstros de filmes clássicos do Drácula e do Frankenstein. Depois dos filmes de terror, apareceu no papel de vilão nos filmes da década de 1970, que enfrentava o agente secreto 007 no The Man with the Golden Gun (em Brasil, 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro; em Portugal, 007: O Homem da Pistola Dourada) e o Conde Dooku (no Brasil, o nome "Conde Dooku" foi mudado para "Conde Dookan", para evitar trocadilho ofensivo, devido a pronúncia semelhante à parte íntima humana) na série de filmes Star Wars, como O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Em anos recentes, foi visto como Saruman, o Branco, na série de filmes, O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Era um dos atores mais prolíficos de sua geração, com mais de 225 filmes para o seu crédito.

Em 2008, Christopher Lee foi nomeado cavaleiro por serviços prestados ao drama e caridade e em 2001 recebeu um Bafta Fellowship. Em 2010, Lee lançou um álbum de heavy metal intitulada Charlemagne: By the Sword and the Cross seguido por um outro álbum de metal em 2013, Charlemagne: The Omens of Death e várias coleções de covers de Heavy Metal, incluindo A Christmas Heavy Metal, A Christmas Too Heavy Metal e Metal Knight.

Christopher Lee deixou esposa Birgit Lee e a única filha Christina Lee. Com anúncio da morte de Lee hoje, inúmeros internautas fizeram homenagens nas redes sociais.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati