Morre aos 93 anos, o ator britânico Christopher Lee

Fonte: Wikinotícias
Christopher Lee at the Berlin International Film Festival in 2013.
Imagem: Avda.
Christopher Lee em 2009.

11 de junho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Christopher Lee, o célebre ator, cantor e escritor britânico, conhecido por sua interpretação de Drácula ou mais recentemente, Conde Dooku (em Star Wars) e Saruman (em O Senhor dos Anéis), morreu na manhã de domingo do dia 7 de junho, em Londres (Reino Unido), aos 93 anos de idade.

A notícia de sua morte só se tornou pública por vários meios de comunicações britânicos hoje (quinta-feira, 11 de junho), por sua esposa de 54 anos, Birgit Krøncke Lee, que decidiu primeiro a informar amigos e família. O ator foi hospitalizado a três semanas no Chelsea and Westminster Hospital por problemas respiratórios e insuficiência cardíaca (coração). Um porta-voz do Royal Borough of Kensington and Chelsea confirmou a morte de Lee ao divulgar a certidão de óbito.

Christopher Lee ganhou destaque na década de 1950 estrelando em filmes de terror da Hammer Horror como os monstros de filmes clássicos do Drácula e do Frankenstein. Depois dos filmes de terror, apareceu no papel de vilão nos filmes da década de 1970, que enfrentava o agente secreto 007 no The Man with the Golden Gun (em Brasil, 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro; em Portugal, 007: O Homem da Pistola Dourada) e o Conde Dooku (no Brasil, o nome "Conde Dooku" foi mudado para "Conde Dookan", para evitar trocadilho ofensivo, devido a pronúncia semelhante à parte íntima humana) na série de filmes Star Wars, como O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Em anos recentes, foi visto como Saruman, o Branco, na série de filmes, O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Era um dos atores mais prolíficos de sua geração, com mais de 225 filmes para o seu crédito.

Em 2008, Christopher Lee foi nomeado cavaleiro por serviços prestados ao drama e caridade e em 2001 recebeu um Bafta Fellowship. Em 2010, Lee lançou um álbum de heavy metal intitulada Charlemagne: By the Sword and the Cross seguido por um outro álbum de metal em 2013, Charlemagne: The Omens of Death e várias coleções de covers de Heavy Metal, incluindo A Christmas Heavy Metal, A Christmas Too Heavy Metal e Metal Knight.

Christopher Lee deixou esposa Birgit Lee e a única filha Christina Lee. Com anúncio da morte de Lee hoje, inúmeros internautas fizeram homenagens nas redes sociais.

Fontes